Audiência Pública “A Educação ao Longo da Vida na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos e a CONFINTEA BRASIL+6” Profa. Catarina de Almeida Santos-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
Advertisements

Brasília 24 de agosto de Fonte: IBGE, Censo Demográfico. Elaboração: SESEP/MDS. % da População em Pobreza Extrema: Brasil
Onda Jovem Fonte: IBGE 2000 Cenário 34 milhões 15 a 24 anos A juventude brasileira.
AUTOR DO TCC: CAMILLA VIANA DE SOUZA [1] ORIENTADOR DO TCC: SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE[2] [1] Licenciada em Artes pela Universidade Federal do Espírito.
O BRASIL E SUAS PERSPECTIVAS NA PRÓXIMA DÉCADA.  As grandes mudanças vão ocorrer dentro de um processo lento mais gradativo.  Será, é claro, um Brasil.
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Objetivos do Milênio: Erradicar a extrema pobreza e a fome.
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
Desenvolvimento Econômico Professor(a): Mayne Ramos Almeida.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
Medicamento:Agente terapêutico ou mercadoria? Objetivo da apresentação: AS DIMENSÕES DO MEDICAMENTO NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Marilia Coelho Cunha.
Lucas Hilário A. Dourado de Souza. Como se estruturar e garantir eficiência operacional no cenário de crescimento e competitividade. Renovando os canaviais.
População. POPULAÇÃO - Dados Quantitativos Brasil País muito populoso ou povoado? Populoso Povoado.
Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Taxa de mortalidade infantil é a quantidade de crianças falecidas no primeiro ano de vida dentro.
PNE- PEDET. AS REFORMAS EDUCACIONAIS E OS PLANOS DE EDUCAÇÃO RELAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( PNE) X COM O PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TERESINA.
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Década de 1940 a Fatos políticos e ou sociais Organização do sistema público de educação.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
Universidades e preparação de mão de obra para o futuro
Os efeitos da PEC do teto de gastos sobre os estados
Avanços nas últimas décadas
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
60° Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM
Objetivos: Promover o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos; Definir as principais diretrizes da educação.
Plano Tecnológico.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
Número de idosos no Brasil vai quadruplicar até 2060, diz IBGE.
Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia Agrária
Profa. Ms. Daniela Schlogel Aula 05 - Macroeconomia
A INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.
Conceitos Demográficos
Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia Agrária
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.. O ESTADO E A SOCIEDADE.
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
Prof. Jarbas de Paula Machado
O Programa Brasil Alfabetizado
Marcelo Ximenes A. Bizerril
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
O conceito básico da Agenda 21
- Ford - Elektro - Projeto Meliponicultura na Região Insular de Belém; Além do incremento de renda, após 3 anos, a UFRA publicou.
Plano Nacional de Educação
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Políticas Educacionais – Eleições 2018
Audiência Pública.
Prof. Jacir Bombonato Machado - julho/2018
Universidade Federal de Pelotas
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
Contextualização Moçambique classifica-se como um dos países mais pobres do mundo em termos de PIB por capital; A receita governamental é de aproximadamente.
Modelo Econômico.
Workshop sobre a organização da vida financeira com a Turma de TGF.
ATUALIDADES: População Brasileira
Modelo Econômico.
Plano Nacional de Educação Maria Margarida Machado – FE
DESAFIOS FUTUROS: COMO CONCILIAR USO DA TERRA COM CONSERVAÇÃO NO CERRADO.
AULA 20.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
EMPREENDEDORES EM AÇÃO
Instituições, crianças pequenas e questões relevantes
INJUSTAS OU NECESSÁRIAS?
A Importância do Planejamento e Programação Físico Financeiro da Secretaria de Saúde de Santo Estevão Bahia – Instrumentos Marcia Almeida Nogueira e Orlandina.
Plano Nacional de Educação. História  Manifesto em março de realidade educacional “sem unidade de plano e sem espírito de continuidade”, enfim. att.Fernanda
Prof. Ms. José Elias de Almeida Fundamentos, Concepções e Princípios da EJA.
Marco Legal Sistema Inclusivo Escola Especial Classe Especial.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
ECONOMIA.
Transcrição da apresentação:

Audiência Pública “A Educação ao Longo da Vida na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos e a CONFINTEA BRASIL+6” Profa. Catarina de Almeida Santos- FE/UnB Representante da Campanha Nacional pelo Direito a Educação

Concepção Educação de Adultos como: todo processo de aprendizagem, formal ou informal, em que pessoas consideradas adultas pela sociedade desenvolvem suas capacidades, enriquecem seu conhecimento e aperfeiçoam suas qualificações técnicas e profissionais, ou as redirecionam, para atender suas necessidades e as de sua sociedade.

Educação ao longo da vida A aprendizagem ao longo da vida “do berço ao túmulo” é uma filosofia, um marco conceitual e um princípio organizador de todas as formas de educação, baseada em valores inclusivos, emancipatórios, humanistas e democráticos, sendo abrangente e parte integrante da visão de uma sociedade do conhecimento” Foi lançado “o desafio aos governos e à sociedade civil, para que trabalhem juntos visando garantir o direito à educação e à aprendizagem e além, garantir um futuro viável para todos.” Marco de Belém

Público potencial da EJA segundo a LEI EF: todos os brasileiros e brasileiras de 15 anos ou mais de idade que não têm instrução e que não completaram o Ensino Fundamental. EM: todos os maiores de 17 anos que não completaram o Ensino Médio, embora tenham completado o Fundamental. Os dados do Censo 2010 informam que esses públicos correspondiam a 65 milhões para o EF e 22 milhões para o EM.

Financiamento “Aprendizagem e educação de adultos representam um investimento valioso que resulta em benefícios sociais por criar sociedades mais democráticas, pacíficas, inclusivas, produtivas, saudáveis e sustentáveis. É necessário um investimento financeiro significativo para garantir a oferta de aprendizagem e educação de adultos de qualidade”. Marco de Belém

Plano Nacional de Educação De modo direto, três metas do PNE tratam da EJA. São as metas 8 (equalização dos anos de estudo da população entre 15 e 29 anos), 9 (universalização da alfabetização e redução do analfabetismo funcional) e 10 (articulação da EJA com a educação profissional). Financiamento: CAQi e CAQ e 20.10

Cenário Dados do mapa da violência de 2014 apontam quem em 2012, morreram por assassinatos:  154 pessoas por dia, sendo ao todo, mortes, 7% a mais do que em 2011 e 13,4% a mais que em  O crescimento da população total do País foi de 11,1%, no mesmo período;  foram jovens, com idade entre 15 e 29 anos. O número representa 53,4% do total de homicídios no país;  Das pessoas assassinadas, negros mortos

População carcerária  Entre os anos 1999 e 2014 houve um crescimento de 213,1%, na população carcerária. Mantido este ritmo, em 2030, o Brasil terá alcançado uma população prisional de 1,9 milhão de presos adultos.  Hoje temos unidades prisionais e, para dar conta deste contingente, o país precisaria construir, em quinze anos, outras unidades.  De acordo com o Infopen, 67,1% dos presos são negros e oito em cada 10 presos estudaram, no máximo, até o ensino fundamental.

“Estima-se hoje que, para cada ano que a média de educação da população adulta aumenta, há um acréscimo correspondente de 3,7% no crescimento de longo prazo da economia e um acréscimo de 6% na renda per capita. Não obstante, a aprendizagem e educação de adultos são mais que um item de gasto social ou despesa financeira. São investimentos em esperança para o futuro.” Marco de Ação de Belém

Obrigada a todos pela atenção.