PESQUISA DE MERCADO Prof. Nilton Almeida

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Transcrição da apresentação:

PESQUISA DE MERCADO Prof. Nilton Almeida Consultor Ornilo Lundgren Filho Fonte: SEBRAE – Oficina Empresarial

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Tipos de Pesquisa Pesquisa Eleitoral Pesquisa de Mercado Pesquisa de Satisfação Pesquisa de Opinião Consultor Ornilo Lundgren Filho Fonte: SEBRAE – Oficina Empresarial

COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO Consultor Ornilo Lundgren Filho Fonte: SEBRAE – Oficina Empresarial

Definição do público-alvo e objetivos da pesquisa - 1º Passo Objetivo Geral É o que você pretende alcançar com a realização da pesquisa. Exemplo: Identificar a melhor localização para um salão de beleza. Objetivos Específicos É o desdobramento do objetivo geral em objetivos menores. São também chamados de objetivos secundários ou intermediários. Exemplos: • Estimativa do número e concentração da população; • Nível de renda; • Vias de acesso ao local; • Estabelecimentos concorrentes. Consultor Ornilo Lundgren Filho Fonte: SEBRAE – Oficina Empresarial

A Coleta dos Dados - 2º Passo É o levantamento das informações importantes para a realização da pesquisa. Envolve a coleta de dados SECUNDÁRIOS e PRIMÁRIOS. Dados Primários Dados que não estão organizados. Podem ser obtidos com a ajuda de profissionais ou por conta própria, diretamente com concorrentes, fornecedores e clientes. Dados Secundários Dados já disponíveis na empresa ou no mercado. São encontrados na internet, jornais, sindicatos, revistas especializadas, associações, etc. Consultor Ornilo Lundgren Filho Fonte: SEBRAE – Oficina Empresarial

O Método de Pesquisa - 3º Passo Pesquisa Qualitativa Usada para conhecer a percepção dos clientes sem quantificá-los. Identifica as opiniões das pessoas sobre produtos, serviços e empresas, para apontar comportamentos e tendências. Técnicas Sugeridas • Grupos de Discussão • Cliente Oculto • Teste Clínico (experimentação ou degustação) • Observação Consultor Ornilo Lundgren Filho Fonte: SEBRAE – Oficina Empresarial

Pesquisa Quantitativa O Método de Pesquisa Pesquisa Quantitativa Trabalha com indicadores numéricos. É utilizada para medir opiniões, atitudes e preferências, estimar o potencial de vendas, o tamanho e a importância de partes do mercado. Uma pesquisa quantitativa envolve: a elaboração de um questionário (instrumento de pesquisa); a escolha da forma como as informações serão obtidas; checagem, tabulação e análise dos resultados. a definição da amostra; Consultor Ornilo Lundgren Filho Fonte: SEBRAE – Oficina Empresarial

Universo e Amostra - 4º Passo Universo ou população É um grupo de indivíduos ou empresas com uma ou mais características comuns. Amostra É uma parcela da população. É um subconjunto do universo que o representa como um todo. Consultor Ornilo Lundgren Filho Fonte: SEBRAE – Oficina Empresarial

Instrumentos de pesquisa - 5º Passo São os formulários utilizados na aplicação da pesquisa. Os instrumentos de pesquisa mais comuns são: • Questionário (Perguntas) • Roteiro de entrevistas • Formulário de avaliação (ficha de dados) Consultor Ornilo Lundgren Filho Fonte: SEBRAE – Oficina Empresarial

O Questionário – Estrutura sugerida Fonte: Pinheiro et al, 2004. Consultor Ornilo Lundgren Filho Fonte: SEBRAE – Oficina Empresarial

Cuidados na elaboração de questionários • Verifique se as perguntas atendem os objetivos de sua pesquisa; • Não utilize perguntas embaraçosas; • Faça perguntas sobre comportamentos: o que as pessoas são e o que fazem; • Não obrigue os entrevistados a fazer cálculos ou usar a memória; • Faça perguntas curtas e dê preferência às questões fechadas; • Cuide da apresentação e deixe espaços suficientes para as respostas abertas; • Faça um pré-teste do questionário; • Use palavras simples na redação das perguntas e alternativas de respostas; Consultor Ornilo Lundgren Filho Fonte: SEBRAE – Oficina Empresarial

Método de Aplicação da Pesquisa É a forma pela qual se vai aplicar os instrumentos de pesquisa. Formas de aplicação: - Entrevistas pessoais: é a melhor opção para evitar distorções, porém é um método caro e trabalhoso; - Telefone: opção rápida, com grande abrangência e custo/benefício interessante; - Correspondências: é uma opção barata, mas com baixo retorno; - E-mail: tem ampla cobertura mas é restrito a quem tem acesso a internet. - SMS: também de baixo custo, retorno duvidoso. Consultor Ornilo Lundgren Filho Fonte: SEBRAE – Oficina Empresarial

A aplicação da pesquisa - 6º Passo É a pesquisa na prática. Antes de iniciar o trabalhos de campo, os seguintes aspectos precisam ser verificados: • Finalidade da pesquisa • Método da pesquisa • Período da entrevista: data e horários • Quantidade de formulários de pesquisa • Público-alvo • Treinamento de como proceder na entrevista e como preencher o questionário • Aparência do entrevistador Consultor Ornilo Lundgren Filho Fonte: SEBRAE – Oficina Empresarial

A Tabulação dos Dados - 7º Passo Permite que as informações obtidas na pesquisa sejam agrupadas,gerando médias e porcentagens. Os resultados são apresentados em tabelas e gráficos com comentários, destacando-se as informações mais relevantes. Consultor Ornilo Lundgren Filho Fonte: SEBRAE – Oficina Empresarial

Consultor Ornilo Lundgren Filho Fonte: SEBRAE – Oficina Empresarial

O relatório final e a tomada de decisões - 8º e 9º Passos Tome decisões em função do conjunto dos resultados e não apenas de informações isoladas. Visão sistêmica (não olhar apenas a árvore, mas a floresta como um todo) é fundamental. Pense e Reflita De que forma o que aprendemos sobre pesquisa pode nos ajudar para: • abertura de um novo negócio; • mudança (inclusão ou exclusão) na linha de produtos; • utilização de novas ações promocionais. Consultor Ornilo Lundgren Filho Fonte: SEBRAE – Oficina Empresarial

Pesquisa como ferramenta de crescimento contínuo • Pesquisa de satisfação de clientes • Formulário de avaliação de visitas Consultor Ornilo Lundgren Filho Fonte: SEBRAE – Oficina Empresarial