1 Introdução à Psicopatologia Elie Cheniaux. 2 Introdução Desinteresse atual pela psicopatologia: medicamentos agem indistintamente nos delírios, sejam.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PATOLOGIA
Advertisements

Raciocínio clínico em terapia ocupacional
CONCEITOS E OBJETIVOS DA EPIDEMIOLOGIA
Aspectos Gerais da Psicopatologia
A PSIQUIATRIA PARA O MÉDICO DO TRABALHO PAOLA MYLLA T. ALVES.
Copyright © 2016 Author Lívia S.S.Valentin André Lucatelli 1 ; Lívia S. S. Valentin 2 1.Psicólogo; Doutorando.
IA718 - Tópicos em Sistemas Inteligentes INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS COGNITIVAS Ricardo R. Gudwin DCA-FEEC-UNICAMP João Queiroz
Prof. Ms. José Edmar Lima Filho Metodologia da pesquisa.
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS APLICADOS ÀS IFES
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS APLICADOS ÀS IFES
Disciplina de Infectologia da UFCSPA Serviço de DIP da Santa Casa
Curso anual: Psicopatologia, diagnóstico e psicoterapia de adultos
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Prof. Octavio Domont de Serpa Jr.
Atenção Elie Cheniaux.
A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos
Seleção e organização de conteúdos
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Epidemiologia Analítica
Psicologia: ciência e profissão.
EPIDEMIOLOGIA.
Pesquisa em Psicologia
Objetividade É um acordo entre juízes especialistas relativo ao que é observado, ou o que deve ser ou o que foi feito em pesquisa Quanto maior a objetividade.
Orientação Alopsíquica
PESQUISA QUANTITATIVA Survey
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Evolução Definição e da
Fundamentos do Psicodiagnóstico
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
ESPAÇO DO PATROCINADOR
Métodos Quantitativos Avançados
Metodologia Científica
DEFINIÇÃO Pathos: doença. Logos: estudo. Estudo das alterações estruturais e funcionais nas células, tecidos e órgãos visando explicar os mecanismos.
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
CONSCIÊNCIA DO EU Elie Cheniaux.
Psicopatologia e Classificações em Psiquiatria
Professor Fabio Moreira Curso de Biblioteconomia
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
levantamento epidemiológico
Realidade e Senso Comum
O QUE É CONTROLE DE QUALIDADE ?
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
Os Principais Campos e Tipos de Psicopatologia
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
Professores: Octavio Domont de Serpa Jr.(coordenador)‏
Prof. Octavio Domont de Serpa Jr.
Tema Título Mestrando: Orientador: Co-orientador:.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Estudos da Literatura: qual tipo e modalidade adotar?
Método experimental.
A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NA IDENTIFICAÇÃO DE TRANSTORNOS
CIÊNCIA E RELIGIÃO Prof. Alessandro Reina.
PROJETOS E RELATÓRIOS PASSO A PASSO: ESTRUTURA E ETAPAS
TRIAGEM PSICOLÓGICA.
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
INTEGRAÇÃO DOS DADOS COLETADOS E O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO
FENOMENOLOGIA.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
A PSICOLOGIA NA EMPRESA
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
Enfoque sistêmico na agricultura Fundamentos Metodológicos
Metodologia de Pesquisa
PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO
Alef Mafioletti Natan do Rosário
Metodologia Científica e Tecnológica
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução.
A evolução do Conhecimento
Professores: Octavio Domont de Serpa Jr.(coordenador)‏
PROJETO DE PESQUISA.
Prof. Octavio Domont de Serpa Jr.
Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Psicopatologia Elie Cheniaux

2 Introdução Desinteresse atual pela psicopatologia: medicamentos agem indistintamente nos delírios, sejam primários ou secundários. Desinteresse atual pela psicopatologia: medicamentos agem indistintamente nos delírios, sejam primários ou secundários. Critérios diagnósticos (DSM-IV & CID-10): faltam definições precisas dos sintomas e explicações sobre como reconhecê-los. Critérios diagnósticos (DSM-IV & CID-10): faltam definições precisas dos sintomas e explicações sobre como reconhecê-los. Descaso pela semiologia não é exclusivo da psiquiatria, parece afetar toda a medicina. Descaso pela semiologia não é exclusivo da psiquiatria, parece afetar toda a medicina. Diagnóstico psiquiátrico: eminentemente clínico. Diagnóstico psiquiátrico: eminentemente clínico. Psicopatologia: essencial para a criação e aplicação de escalas de sintomas e para o emprego adequado de critérios diagnósticos. Psicopatologia: essencial para a criação e aplicação de escalas de sintomas e para o emprego adequado de critérios diagnósticos.

3 Introdução Faltam universalidade e uniformidade aos conceitos e à terminologia em psicopatologia e à forma de redação da anamnese psiquiátrica: necessidade de estudo em vários livros; divergências nas sessões clínicas. Faltam universalidade e uniformidade aos conceitos e à terminologia em psicopatologia e à forma de redação da anamnese psiquiátrica: necessidade de estudo em vários livros; divergências nas sessões clínicas.

4 Definição de Psicopatologia Esquirol (1837); Griesinger (1845). Esquirol (1837); Griesinger (1845). Psicopatologia: disciplina científica que estuda a doença mental: suas causas, as alterações estruturais e funcionais relacionadas, os métodos de investigação, e suas formas de manifestação (sinais e sintomas). Psicopatologia: disciplina científica que estuda a doença mental: suas causas, as alterações estruturais e funcionais relacionadas, os métodos de investigação, e suas formas de manifestação (sinais e sintomas). Formas de manifestação: comportamento, cognição e experiências subjetivas anormais. Formas de manifestação: comportamento, cognição e experiências subjetivas anormais. “O objeto da psicopatologia é o fenômeno psíquico, mas só os patológicos”... (Jaspers) “O objeto da psicopatologia é o fenômeno psíquico, mas só os patológicos”... (Jaspers)

5 Definição de Psicopatologia Conceitos de normalidade: falhos # Subjetivo (sofrimento, sentir-se enfermo) - contradito pela mania # Estatístico ou quantitativo (freqüência, média) - cárie é muito comum, mas não é normal # Qualitativo (ou de adequação; padrão ideal de funcionamento ou morfológico) - relacionada a critérios socioculturais arbitrários. Conceitos de normalidade: falhos # Subjetivo (sofrimento, sentir-se enfermo) - contradito pela mania # Estatístico ou quantitativo (freqüência, média) - cárie é muito comum, mas não é normal # Qualitativo (ou de adequação; padrão ideal de funcionamento ou morfológico) - relacionada a critérios socioculturais arbitrários. Psicopatologia: uma ciência autônoma, não meramente um ramo da psicologia; os fenômenos mentais patológicos são muitas vezes qualitativamente diferentes dos normais. Psicopatologia: uma ciência autônoma, não meramente um ramo da psicologia; os fenômenos mentais patológicos são muitas vezes qualitativamente diferentes dos normais.

6 Definição de Psicopatologia Psiquiatria: é a psicopatologia (ciência) aplicada à prática médica, mas utiliza conhecimentos de outras origens. É uma especialidade médica. Psiquiatria: é a psicopatologia (ciência) aplicada à prática médica, mas utiliza conhecimentos de outras origens. É uma especialidade médica. Psicopatologia: múltiplas abordagens e referenciais teóricos. Psicopatologia: múltiplas abordagens e referenciais teóricos. Psicopatologias: explicativas / descritivas Psicopatologias: explicativas / descritivas

7 Definição de Psicopatologia Psicopatologias explicativas: baseadas em conceitos teóricos - psicodinâmica, existencial, biológica, social. Psicopatologias explicativas: baseadas em conceitos teóricos - psicodinâmica, existencial, biológica, social. Psicopatologia descritiva: consiste na descrição e da categorização precisas de experiências anormais, como informadas pelo paciente e observadas em seu comportamento. Possui um caráter semiológico e propedêutico. Psicopatologia descritiva: consiste na descrição e da categorização precisas de experiências anormais, como informadas pelo paciente e observadas em seu comportamento. Possui um caráter semiológico e propedêutico.

8 O Método Fenomenológico Foi Karl Jaspers ( ), filósofo alemão, quem usou pela primeira vez o método fenomenológico, de Husserl, na investigação psiquiátrica (1913). Foi Karl Jaspers ( ), filósofo alemão, quem usou pela primeira vez o método fenomenológico, de Husserl, na investigação psiquiátrica (1913). # A psicopatologia está relacionada a uma descrição compreensiva (empatia). # O foco da psicopatologia fenomenológica são as vivências subjetivas dos pacientes. # Mais rica que a mera observação objetiva do comportamento # A psicopatologia fenomenológica não busca explicações teóricas para eventos psicológicos: redução fenomenológica.

9 Semiologia Psiquiátrica Semiótica ou semiologia médica: o estudo da investigação e identificação dos sintomas das enfermidades. Semiótica ou semiologia médica: o estudo da investigação e identificação dos sintomas das enfermidades. Signos da psicopatologia (e da medicina): sinais e sintomas. Signos da psicopatologia (e da medicina): sinais e sintomas. Sintomas: subjetivos, queixas do paciente. Sintomas: subjetivos, queixas do paciente. Sinais: objetivos, detectáveis por outra pessoa, às vezes pelo próprio paciente; verificáveis pela observação direta. Sinais: objetivos, detectáveis por outra pessoa, às vezes pelo próprio paciente; verificáveis pela observação direta.

10 Semiologia Psiquiátrica Semiotécnica: procedimentos específicos e sistematizados de observação e coleta dos sinais e sintomas, assim como a interpretação destes. Semiotécnica: procedimentos específicos e sistematizados de observação e coleta dos sinais e sintomas, assim como a interpretação destes.

11 Características Gerais do Exame Psíquico Sinonímias: exame mental, do estado mental, psicopatológico, psiquiátrico Sinonímias: exame mental, do estado mental, psicopatológico, psiquiátrico Realizado ao mesmo tempo que a anamnese Realizado ao mesmo tempo que a anamnese Análogo ao exame físico Análogo ao exame físico é objetivo: as vivências subjetivas se expressam no comportamento, na mímica e na fala; simulação e dissimulação é objetivo: as vivências subjetivas se expressam no comportamento, na mímica e na fala; simulação e dissimulação é atual: instabilidade da sintomatologia, duração da entrevista é atual: instabilidade da sintomatologia, duração da entrevista

12 As Funções Mentais A subdivisão é artificial, porém didática A subdivisão é artificial, porém didática As funções psíquicas são avaliadas simultaneamente As funções psíquicas são avaliadas simultaneamente Podem ser necessários perguntas específicas ou testes para a avaliação de determinadas funções Podem ser necessários perguntas específicas ou testes para a avaliação de determinadas funções Podem ocorrer alterações tanto quantitativas como qualitativas Podem ocorrer alterações tanto quantitativas como qualitativas

13 Itens da Súmula Psicopatológica (1) aparência (1) aparência (2) atitude (2) atitude (3) consciência (3) consciência (4) atenção (4) atenção (5) sensopercepção (5) sensopercepção (6) memória (6) memória (7) fala e linguagem (7) fala e linguagem (8) pensamento (8) pensamento (9) inteligência (9) inteligência (10) imaginação (10) imaginação (11) conação (11) conação (12) psicomotricidade (12) psicomotricidade (13) pragmatismo (13) pragmatismo (14) humor e afetividade (14) humor e afetividade (15) orientação (15) orientação (16) consciência do eu (16) consciência do eu (17) prospecção (17) prospecção (18) consciência de morbidade (18) consciência de morbidade