O QUE É LITERATURA?. O que é Literatura Assim como a música, a pintura e a dança, a Literatura é considerada uma arte. Através dela temos contato com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
  - é o produto final da relação do corpo – espaço e às qualidades do movimento. Onde são trabalhados tanto a individualidade quanto a coletividade.
Advertisements

SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M. T. La terminología: teoria, metodologia, aplicaciones. Barcelona: Empúria, 1993.
Curitiba  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências.
NEUROAPRENDIZAGEM NA COGNIÇÃO ESCOLAR
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Didática Profa. Therezinha Conde Aula 07: Planejamento de ensino e os conteúdos escolares.
É o “ethos” de um povo. É uma perspectiva de mundo que as pessoas passam a ter em comum quando interagem socialmente (um modo de viver e de se comportar.
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
GESTÃO DE PESSOAS II Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes Grupo 01.
A Arte nos PCNs. No percurso criador específico da arte, os alunos estabelecem relações entre seu conhecimento prévio na área artística e as questões.
CULTURA DE MASSA INDUSTRIA CULTURAL Prof
Representações cartográficas
SABBAG,
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO
Profª Mariana Kaadi Realismo.
alunos Gabriel Sales Guilherme Crivelari João Henrique João Lucas
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
O homem se comunica por meio de técnicas e grafismos
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
CARTILHA PARA ESCLARECIMENTO SOBRE A
- Introdução à Semiótica -
Definição dos Termos.
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
HOUSE ORGAN.
O Realismo e o Naturalismo em Portugal
Dança e teatro para pessoas com deficiência
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
HUMANISMO.
Tecnologias de Informação e Comunicação
Livro do desassossego Sugestão de síntese.
BIOGRAFIA COMENTÁRIO passeiweb Comédias para se Ler na Escola é uma antologia de crônicas de Luís Fernando Veríssimo organizada.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
SABBAG,
FRASES DIVERSAS DE AUTORES FAMOSOS
Psicologia e psicologia do senso comum
O Realismo.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
A COMUNICAÇÃO VERBAL.
Introdução à Estética Professora: Consuelo Holanda
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
EXPRESSIONISMO- Século XX
CLASSICISMO século XVI
O Romantismo.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
Técnico em Logística People Alexandre Ribeiro Rosa
Modernismo - vídeo Sentimento de nacionalidade Busca da identidade.
Psicologia e psicologia do senso comum
O Realismo.
MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
Barroco CARACTERÍSTICAS.
Leitura dos Resultados EXEMPLO
BLOGS Mídias na Educação Maria Rosangela Bez.
LITERATURA – LINGUAGEM
Orientações ao professor
SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M
Prof Jhéssica N. R. de Araújo
CAPITÃES DA AREIA Jorge Amado
Bençãos e expectativas
A vida cristã é vitoriosa
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
A Semana da Arte Moderna
2018 / 4.º Bimestre /PRODUÇÃO DE TEXTO 1.as SÉRIES A,B,C,D
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2019 com o tema:
Estrutura serviço de Estética
Caroline Ferrari As fases do Modernismo.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

O QUE É LITERATURA?

O que é Literatura Assim como a música, a pintura e a dança, a Literatura é considerada uma arte. Através dela temos contato com um conjunto de experiências vividas pelo homem sem que seja preciso vivê-las. A Literatura é um instrumento de comunicação, pois transmite os conhecimentos e a cultura de uma comunidade. O texto literário nos permite identificar as marcas do momento em que foi escrito.

As obras literárias nos ajudam a compreender sobre nós mesmos e sobre as mudanças do comportamento do homem ao longo dos séculos; e, a partir dos exemplos, ajudam-nos a refletir sobre nós mesmos.

O texto literário apresenta: -Ficcionalidade: os textos não fazem, necessariamente, parte da realidade. - Função estética: o artista procura representar a realidade a partir da sua visão. - Plurissignificação: nos textos literários as palavras assumem diferentes significados. - Subjetividade: expressão pessoal de experiências, emoções e sentimentos. As obras literárias são divididas em escolas literárias, pois cada obra apresenta um estilo de época, ou seja, um conjunto de características formais e de seleção de conteúdo evidente na obra de escritores e poetas que viveram em um mesmo momento.

As escolas literárias são: - Trovadorismo - Classicismo - Barroco - Arcadismo - Romantismo - Realismo / Naturalismo - Simbolismo - Modernismo Há um momento de transição entre o Trovadorismo e o Classicismo conhecido como Humanismo, e muitos críticos literários afirmam que ainda exista um estilo de época denominado Pós-Modernismo.

A literatura é associada à criação de um texto elaborado por um autor, que Seleciona criteriosamente os termos utilizados e é capaz de criar imagens Significativas por meio do trabalho com a linguagem. Assim, determinados textos exploram os mais diferentes recursos linguísticos, Distinguindo-os da esfera cotidiana. Ficção – Não Ficção / Literário – Não Literário Literariedade

PARA ENTENDER MELHOR EXERCITANDO

TEXTO 1 Aterro terá escolta para Expulsar badameiros em Jequié Depois de tentar, sem sucesso, retirar um grupo de 40 badameiros do aterro sanitário de Jequié, a 359km de Salvador, a prefeitura do município abriu licitação para contratar serviços de vigilân- cia armada para expulsar o grupo e patrulhar a área a fim de evitar novas ocupações. O chefe de fiscalização dos serviços no aterro, Gilson Cezimbra, confirma a informa- ção. Segundo ele, depois da evacuação dos bandameiros, os homens armados vão fazer rondas no aterro. Texto 2 O Bicho (Manuel Bandeira) Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem.

Os dois textos apresentam tema comum, porém a organização e a linguagem utilizadas são diferentes. Considerando essa informação, responda: a)Qual é o assunto tratado nos textos? b)Qual é a função desempenhada em cada um dos textos apresentados? c)Quais são as diferenças de composição entre eles? Aponte, pelo menos, três. d)Analisando a linguagem, é possível dizer que um deles possui literariedade? Justifique. IMPORTANTE: a linguagem literária se caracteriza pela elaboração estética que procura gerar algum efeito. Por vezes, os autores fazem uso das figuras de linguagem, inversões sintáticas, vocábulos rebuscados; por outras, valem-se da linguagem cotidiana. De qualquer forma, percebe-se a intensão de trabalhar a palavra como matéria-prima da literatura.