Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Tipos de soluções QUÍMICA Edson Mesquita.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
soluções DISPERSO DISPERSÃO DIPERSANTE
Advertisements

SOLUÇÕES.
Dispersões É a união de duas ou mais espécies químicas
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
Radioatividade – Soluções Gases
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES
Soluções aquosas e concentrações.
SOLUÇÕES DILUIÇÕES DE SOLUÇÕES
DILUIÇÃO E MISTURA DE SOLUÇÕES
Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO
Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma.
Aula de Química – Perito Criminal Maio de 2015
SOLUÇÕES Em nosso dia-a-dia, encontramos várias soluções, muitas das quais são essenciais à nossa vida. Por exemplo, o ar que respiramos, (isento de partículas.
Universidade federal do pampa Licenciatura em Ciências da Natureza Dom Pedrito - RS Química Analítica Profª MSc. Viviane de Almeida Lima.
Soluções e Expressão das concentrações
SOLUÇÕES.
Componente Curricular: ANÁLISE QUÍMICA 40H
SOLUÇÕES.
SOLUÇÕES. Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s),
Resumo e expressões sobre soluções Soluções: são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias, onde a substância em maior quantidade é chamada de solvente,
Dispersões Solução é todo sistema monofásico que apresenta dois ou mais componentes. Ou uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. 1.
Concentrações de soluções Qualquer relação estabelecida entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente (ou da solução). Massa: kg, g, mg e etc.
Soluções e Gases  Soluções. Maria José SousaCURSO TÉCNICO SUPERIOR VOCACIONAL EM CUIDADOS VETERINÁRIOS 2 Solução é uma mistura homogénea de duas ou mais.
GUIA DE ESTUDO SOBRE SOLUÇÕES PROF. REGIS EVARISTO 2º ANO -EM.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 21. Dispersões Coloidais ou Coloides e Soluções Verdadeiras.
Nome;ADRIANA DA COSTA n;01 O QUE É SOLUÇÃO SOLUTO SOLVENTE SOLUÇÃO GASOSA SOLUÇÃO SÓLIDA SOLUBILIDADE.
Átomos, moléculas, substâncias simples e compostas, e propriedades específicas da substâncias.
Mistura. Mistura CONCEITO DE MISTURA Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas.
Profª. Mayra Pinheiro E.E.E.M Rio Tocantins - CAIC Disciplina: Química Turma: 2º Ano A Soluções.
Mudanças de Estado Físico Aulas 6ª e 7ª Ponto de Fusão O ponto de fusão é o ponto ao qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Substância.
ESTUDO DAS DISPERSÕES
Na obtenção de prata por eletrólise de solução aquosa de nitrato de prata, o metal se forma no:
Mudança de estado físico e densidade
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
ESTUDO DAS DISPERSÕES: Soluções, colóides e suspensão
Soluções: conceito e classificação
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
CONCENTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES
Propriedades da Matéria
Propriedades da Matéria
MASSAS MEDIDAS.
Massa atômica.
Estudo das Dispersões.
Soluções Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro (10 Angstrons). A solução ainda.
Capítulo 01 © 2005 by Pearson Education Capítulo 1 Introdução: matéria & medida QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição David P. White.
Tópico 3: Preparação de soluções
Soluções – concentração I
Substâncias e Misturas
SOLUÇÕES Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto I Unidade.
QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÕES Prof. Dr. Ricardo Menon
não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma
SOLUÇÕES ARISTIDES CIPRIANO
Substâncias e Misturas
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
Cálculo Estequiométrico
Soluções. SOLUÇÃO É UMA MISTURA HOMOGÊNEA DE DOIS OU MAIS COMPONENTES Solução soluto solvente.
Misturando as coisas....
Concentração de Soluções
Soluções.
Extração Líquido-Líquido
SOLUÇÕES.
Soro fisiológico = solução aquosa
Química 231 Aula 02 – Soluções Prof. Marlon Cordeiro.
PROPIEDADES ESPECIFICAS DOS MATERIAIS Densidade Temp. de Fusão Temp. de Ebulição Solubilidade Mudanças de Estados Físicos.
Concentrações, diluições e misturas de soluções
SUBSTÂNCIAS x MISTURAS
SOLUÇÕES.
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Tipos de soluções QUÍMICA Edson Mesquita

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Soluções Uma solução é uma mistura homogênea de substâncias puras (átomos, moléculas ou íons) na qual não há precipitação. Substância pura: substância com composição característica e definida, com um conjunto definido de propriedades, exemplos: água, ferro (Fe), sal (NaCl), açúcar comestível, oxigênio (O 2 ). Mistura: são duas ou mais substâncias diferentes juntas em um mesmo sistema*. As misturas podem ser classificadas em homogêneas (soluções) e heterogêneas.

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education D 100 nm D > 100 nm

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Tipos de soluções As soluções podem ser classificadas quanto ao seu estado físico: sólido, líquido ou gasoso.

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Concentração Comum (C) É a relação entre a massa do soluto em gramas e o volume da solução em litros. Onde: C = concentração comum (g/L) m1= massa do soluto(g) V = volume da solução (L) Exemplo: Qual a concentração comum em g/L de uma solução de 3L com 60g de NaCl?

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Concentração comum é diferente de densidade, apesar da fórmula ser parecida. Veja a diferença: A densidade é sempre da solução, então: Na concentração comum, calcula-se apenas a m soluto, ou seja, m1.

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Molaridade Solução = é o soluto dissolvido em solvente. Soluto: está presente em menor quantidade. A água como solvente = soluções aquosas. Altera-se a concentração utilizando-se diferentes quantidades de soluto e solvente. Concentração em quantidade de matéria: Mols de soluto por litro de solução. Se soubermos a concentração em quantidade de matéria e o volume de solução, podemos calcular a quantidade de matéria (e a massa) do soluto. Concentrações de soluções

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Concentração em quantidade de matéria Concentrações de soluções

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Concentrações de soluções Exemplo: Calcule a concentração em quantidade de matéria de uma solução preparada a partir da dissolução de 23,4g de Sulfato de sódio (Na 2 SO 4 ) em água suficiente para perfazer 125mL de solução. Dados: MM (Na 2 SO 4 ) = 142g/mol R= 1,32mol/L

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Molalidade É a relação entre a quantidade de matéria de soluto e a massa do solvente, em Kg. Molalidade = quantidade de matéria soluto / massa do solvente Molalidade = n 1 /m 2 (Kg)

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Exemplo: Calcule a molalidade da glicose num soro contendo 4 g de glicose (C 6 H 12 O 6 ) em 100 g de água.

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Título ( T ) É a relação entre a massa do soluto e a massa da solução. Onde: m1 = massa do soluto m2 = Massa da solução = massa do soluto + massa do solvente

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education O título não possui unidade. É adimensional. Ele varia entre 0 e 1. O percentual varia de 0 a 100. Para encontrar o valor percentual através do título: Relação entre concentração comum, densidade e título: Relação entre outras grandezas: Ou simplesmente:

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Em um recipiente temos 20g de H 2 SO 4 dissolvidos em 80g de água, o título da solução será de: a)100 b)80 c)0,20 d)0,80

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Percentual (%) - Percentual massa/massa ou peso/peso: %m/m ; %p/p - Percentual massa/volume: %m/V ; %p/V - Percentual volume/volume: %v/v É a relação entre soluto e solvente de uma solução dada em percentual (%).

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Fração Molar (x) ou ou Onde: x = fração molar da solução x1= fração molar do soluto x2 = fração molar do solvente n1= n°de mol do soluto n2 = n° de mol do solvente n = n° de mol da solução Observação: Fração em mols de soluto Fração em mols do solvente

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Exercícios

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education DILUIÇÃO Consiste em adicionar mais solvente puro a uma determinada solução. A massa de uma solução após ser diluída permance a mesma, não é alterada, porém a sua concentração e o volume se alteram. Enquanto o volume aumenta, a concentração diminui. Veja a fórmula: Onde: M1 = molaridade da solução 1 M2 = molaridade da solução 2 V1 = volume da solução 1 V2 = volume da solução 2 Para esta fórmula, sempre M1 e V1 são mais concentrados e M2 e V2 são mais diluídos.

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education MISTURA DE SOLUÇÕES - De mesmo soluto: na mistura de soluções de mesmo soluto não há reação química entre estas soluções. Neste caso, o valor do volume final é a soma das soluções. Onde: C = concentração comum (g/L) M = molaridade (mol/L) V = volume (L) Exemplo:

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Exemplo: Qual a molaridade de uma solução de NaOH formada pela mistura de 60mL de solução a 5 mol/L com 300mL de solução a 2 mol/L?

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Solubilidade

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Solução insaturada Quando a quantidade de soluto usado não atinge o limite de solubilidade, ou seja, a quantidade adicionada é inferior ao coeficiente de solubilidade. Solução saturada Quando o solvente já dissolveu toda a quantidade possível de soluto (ou disperso), e toda a quantidade agora adicionada não será dissolvida e ficará no fundo do recipiente

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Solução supersaturada Acontece quando o solvente e soluto estão em uma temperatura em que seu coeficiente de solubilidade (solvente) é maior, e depois a solução é resfriada ou aquecida, de modo a reduzir o coeficiente de solubilidade. Quando isso é feito de modo cuidadoso, o soluto permanece dissolvido, mas a solução se torna extremamente instável. Qualquer vibração faz precipitar a quantidade de soluto em excesso dissolvida

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education