Ambientes Virtuais de Aprendizagem 1. Definição 2. Conhecer.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA
Advertisements

Alandjansen Figueira Rodrigues O LMS são programas feitos para e-learning. O Moodle é um LMS, bem completo e funcional.
IME – Instituto de Matemática e Estatística USP – Universidade Estadual de São Paulo MAC499 – Trabalho de Formatura Supervisionado 2000 Orientadora: Prof.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Athail Rangel Pulino Filho Departamento de Engenharia Civil
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Portais de Ensino Plataforma Moodle.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Ambientes Virtuais de Aprendizagem O que é? ”Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.”
Novas tecnologias para a Educação: software social e ambientes virtuais de aprendizagem na USP Ewout ter Haar CEPA – Instituto de Física – USP
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, primavera de 2012.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Trello Trello é um aplicativo gratuito baseado na web projeto de gestão originalmente feita por Fog Creek Software em 2011, que girou para fora para ser.
A Evolução da Utilização do Moodle no Ensino Presencial e no Ensino a Distância na UFBA Eduardo Henrique Lima Feira de Santana - Nov/2010 UNIVERSIDADE.
ESCOLA DE INCLUSÃO SOCIODIGITAL Palestrante: Carlos Henrique Machado Pinto.
Novas tecnologias para a Educação: software social e ambientes.
Aprendizagem em grupo funciona (fato, não disputado) → Investigar.
tradição oral → rolo de pergaminho → c ó dice → livro impresso.
EAD/Ensp/Fiocruz É por meio do VIASK que o aluno da EAD:
AULA 2 - TUTORIAL Hospedagem GRÁTIS Curso MOODLE para Professores Andréia Moura Casagrande – 2015 Servidor local Ambiente de Trabalho.
Apresentação do Projecto Ciência na Escola Hugo Domingos Administrador do projecto.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
Ambiente Virtual de Avaliações Utilizando Certificados Digitais Fernando Gevard – Acadêmico Paulo Fernando da Silva - Orientador.
Objetos de Aprendizagem André Santanchè Junho / 2005 Wiki Lista
Resumo dos resultados de uma meta-análise de 99 estudos, feito.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
1 SISTEMA DE APOIO GERENCIAL COM FOCO NA PRÁTICA DE TREINAMENTO ORGANIZACIONAL BASEADO NO MODELO CMMI Werinton Ferrari Orientador: Wilson Pedro Carli.
Olá turma! Preparados para darem mais um passo rumo ao sucesso? Eis que começamos a unidade 3. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Evolução.
O Moodle do Stoa: a Web moderna na USP Ewout ter Haar CEPA – FEP – Instituto de Física – USP
Lucas F. Arantes. Sobre o Moodle Após trabalhar com WebCT na universidade de Curtin University – Australia 1999 iniciou o desenvolvimento do protótipo.
UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM SCORM COM A REDE SOCIAL ORKUT Leonardo Rafael Morastoni Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
Bibliotecas da Universidade Aberta
Perfis do Moodle São entidades associadas a funcões e suas permissões dentro do site e seu sistema. Para definí-los melhor abordarei sobre suas permissões.
Ser um designer instrucional na era da tecnologia móvel: desafios para o professor do século XXI I SEMANA DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL DO IFPI - CAMPUS TERESINA.
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Domínios, Redes, Arquitetura da Web, Linguágens de Marcação
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Tema proposto para Escola Superior de Guerra (ESG):
Salas de situação no contexto da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS)
Bemvindos! Apoiar-nos somente na matéria é uma forma garantida de falar para a parede, já que grande parte dos alunos estará a prestar atenção a outra.
Departamento de Tecnologia da Informação
Introdução a Educação a Distância
Domínios, Redes, Arquitetura da Web, Linguágens de Marcação
Ambiente Virtual de Aprendizagem
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC’s) NAS AULAS DE FILOSOFIA
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 02
Orientanda: Ana Paula Joslin de Oliveira
Projecto E-learningUP|
Orientador: Francisco Adell Péricas
MBA em Marketing e Comunicação
Evolução do ensino a distância
Soluções para universidades corporativas
inovação e design na educação
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
EAD Educandário Senhor do Bonfim
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
Software para Gestão Empresarial
Solução IBEP Idiomas de aprendizagem de Inglês
Tecnologias digitais no ensino
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
Software para Gestão Empresarial
Serviços Técnicos de Vídeo
Serviços de Vídeo Nelson Dias Patrocinadores Platina
Transcrição da apresentação:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem 1. Definição 2. Conhecer fuçando 3. Apresentação sobre AVAs

Ambientes Virtuais de Aprendizagem ”Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.” ( Desenhado para ”Eduação a Distância”, mas agora também (sobretudo) usado em apoio à Educação tradicional

LMS (Learning Management System): ”[...] um conjunto de funcionalidades projetadas para armazenar, distribuir e gerenciar conteúdos de aprendizado, de forma progressiva e interativa, podendo também registrar e relatar atividades do aprendiz bem como seu desempenho.” ( ) Ambientes Virtuais de Aprendizagem

”VLE (Virtual Learning Environment) refers to a system in which learners and tutors participate in online interactions of various kinds, including online learning.” ( Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Componentes de um ambiente de aprendizagem online O AVA é somente um dos componentes de uma sistema de aprendizagem virtual Anderson 2008, Cap. 5

Atividade Conhecer o Moodle 1. Entrar em 2. Entrar nos cursos de demonstração (em inglês e espanhol) 3. Se dividir em grupos de 2-4 pessoas 4. Entrar em um dos cursos teste para os grupos do FAP Mudar nome do curso e permissões para indicar que é ”seu” (Caixa administração / configurações) 6. Começar editar o curso: 6.1 Acrescentar um fórum geral de discussão 6.2 Acrescentar recursos (arquivo ppt ou pdf, link, texto simples) 6.3 Acrescentar atividades (tarefa para entregar)

Ambientes Virtuais de Aprendizagem: História Pré-história: correspondência, televisão, vídeo-conferência 70-80: aprendizagem mediado por computador Anos 90: sistemas baseado na Web WebCT (95), Blackboard (97), Moodle (2001), Sakai (2004) (

AVA do ponto de vista de Tecnologia Instituição Docente Criador do Curso Aluno Cui Bono? (a quem serve?)

Comparar AVAs: funcionaliades básicas 4 Ferramentas de comunicação: fórum, chat, mensagens internas (substituem ou integram com ?) Feramentas de colaboração: wiki, whiteboard (quadro branco compartilhado) Formação de grupos: contatos, grupos de trabalho, etc. Ferramentas de avaliação (testes, provas, etc.)

Comparar AVAs: criação de material didática 4 Ferramentas de autoria Ferramentas de Design Instrucional (organização e sequenciamento do material) Importação / Exportação de pacotes de conteúdo: SCORM, IMS)SCORMIMS Templates (personalização da aparência) Acessibilidade (variadade de leitores: tecnologia assistiva, plataformas móveis, etc.)

Comparar AVAs: Administração Como os alunos entram (se logam) no sistema Como ”papeis” / permissões são tratados? Como é a manutenção do sistema? Como matricular alunos? Existe hospedagem por terceiros (sem administração / manutenção do sistema)?

Comparar AVAs: Tecnologia Sistema Operacional do servidor: Linux / Windows Linguagem (plataforma) do aplicativo: PHP, Java,.NET Base de Dados: Mysql, Postgres, Oracle Usa padrões da Web? Acessibilidade?

Instituição: desenhar e implementar a infra Levar em conta Restrições de recursos Sistemas legados e integração com ambiente de TI em volta Políticas Institucionais Opiniões diversas acerca da pedagogia – tecnologia Resistências dos alunos e docentes

Instituição: desenhar e implementar a infra Deixar explícito Objetivos didáticos Decidir Turmas virtuais = turmas reais? Ou fluxo contínuo? Aberto ↔ Fechado Centralizado ↔ Distribuido

Componentes de um sistema de aprendizagem online O AVA é (somente) um dos componentes de uma sistema de aprendizagem virtual ”there are increasing perceptions that LMSs in themselves may be less significant in the system” (Anderson Cap. 5)

Ambiente Pessoal de Aprendizagem

Exemplo de um Curso Online Distribuido

Ewout ter Haar Instituto de Física – USP