Questões Atuais da Gestão de Resíduos Industriais (GRI) no PIM 27 de Maio de 2010 Contraparte da Equipe de Estudo da JICA Estudo para o Desenvolvimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sessão 3 Plano Diretor (P/D) da Gestão de Resíduos Industriais (GRI) no PIM (Esboço) 27 de Maio 2010 Contraparte da Equipe de Estudo da JICA Estudo para.
Advertisements

Gestão de resíduos perigosos
CTR Nova Iguaçu.
Processo de Inscrição no Cadastro de Atividades do Município Decreto Municipal 5.730/2015 SECRETARIAS RESPONSÁVEIS PELO PROCESSO: Secretaria Municipal.
Lixo e Reciclagem Ivone Riquele UniGaia-Brasil.org brasil.org.
1 Conceito do Plano Diretor da Gestão de Resíduos Industriais do PIM 27 de Novembro de 2009 Contraparte da Equipe de Estudo da JICA Para o Estudo para.
1 Boas Práticas da Gestão de Resíduos Industriais (GRI) no Brasil e Japão 27 de Maio de 2010 Contraparte da Equipe de Estudo da JICA Estudo para o Desenvolvimento.
Prof.ª Rosana Abbud Círculo de Controle de Qualidade.
Alanyr Balbino Diana Romanha Thaymara Calatroni. As inovações trazidas pela Contabilidade Ambiental estão associadas a pelo menos três temas: A definição.
1 Objetivos e Procedimentos do Seminário 27 de Maio de 2010 Equipe de Estudo da JICA Estudo para o Desenvolvimento de uma Solução Integrada Relativa à.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
Política Nacional de Resíduos Sólidos Responsabilidades do Poder Público Municipal.
O que é Lixo??? Essa é uma pergunta que atualmente pode ter respostas diferentes. A princípio lixo é tudo aquilo que é descartado, que não é mais utilizado.
Implantando um ERP com sucesso Sistemas de Gestão Integrada - ERP Juliana Maria Lopes Alexandre Moya João Roberto Magazoni 27LI – Julho 2005.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
Princípios Economia Solidária
A EMPRESA SOLUÇÕES BASEADA EM Criada em 17 de março de 2011.
Projeto de Coleta de resíduos industriais
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros O que Faz?
Panorama dos Resíduos Sólidos Urbanos - RSU no Brasil
Produção de Energia a partir de Resíduos Sólidos
O MERCADO DE TRABALHO DO ENGENHEIRO AMBIENTAL
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Decisões sobre terceirização
Prof. Paulo Modesto Filho
Centro Educacional Usinas ou estação de reciclagens: Como funciona? São auto-sustentáveis? Gera renda? Grupo: Hilary nº 7 Maria E. Borges nº20 Maria.
Disciplina: Sistemas de Informação
Planta Manaus. Planta Manaus Planta Manaus Agenda: Qualidade hoje e amanha Atendimento de Demanda Melhoria dos Custos Inovação Nova Estrutura Organizacional.
Poluição no Ar e Poluição do Solo
Ferramentas de análise e melhoria de processos
Planejamento do Projeto Exemplo
Contabilidade de Custos
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
Plano de implementação e avaliação da intervenção no Brasil
Sistemas de Informação EM MARKETING
Programa municipal de coleta Seletiva
ENCONTRO DE SEÇÕES TÉCNICAS DE COMUNICAÇÕES
GESTÃO SUSTENTÁVEL NA CADEIA DE SUPRIMENTOS E DESEMPENHO INOVADOR EM PROCESSOS: UM ESTUDO COM EMPRESAS DA INDÚSTRIA DO ALUMINIO DO SUDOESTE DO PARANÁ Diego.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
Resíduos Sólidos e Perigosos
AUDITORIA AMBIENTAL RELATÓRIO DE AUDITORIA INTERNA 2017 Auditoria Nº ER001/17 1.
Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
Curso Superior de Tecnologia em BD
Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi
A Influência da Gestão Ambiental na Segurança do Trabalho
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
RESÍDUOS HOSPITALARES
Descrição da Empresa Aula 19.
Secretaria Nacional de Defesa Civil SISTEMA DE COMANDO EM OPERAÇÕES SCO Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Tecnologia da Informação Visão Geral sobre Informática
NILSON TORRES SOARES JR.
Gestão Participativa Modelo de Gestão Ambiental
Software para Gestão Empresarial
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A Problemática da disposição final dos resíduos sólidos.
Instrumentos de planejamento e qualidade
SESSÃO REGIONAL DO AMBIENTE
TERRITÓRIO DE INTERESSE DA CULTURA E PAISSAGEM
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças.
ORGANIZANDO A FORÇA DE VENDAS
ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO EM CONCRETO NÃO ESTRUTURAL Tiago Aparecido de Oliveira, Ródney Silvério Costa Junior, Rafael Marçal.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Mapeamento e Monitoramento de Impactos Ambientais em
RECICLAGEM E VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
REVISÃO O. S. M. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS PROVA N1:
ESTUDOS PRELIMINARES 1- CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS GERADOS EM BITURUNA – PR   2- BALANÇO DE MASSA E REINTEGRAÇÃO AMBIENTAL.
é lei Agora Política Nacional de Resíduos Sólidos empresas e população
Transcrição da apresentação:

Questões Atuais da Gestão de Resíduos Industriais (GRI) no PIM 27 de Maio de 2010 Contraparte da Equipe de Estudo da JICA Estudo para o Desenvolvimento de uma Solução Integrada Relativa à Gestão de Resíduos Industriais no Pólo Industrial de Manaus Sessão 2

Agenda 1.GRI Atual do PIM  Geração de Resíduos  Fluxos de Resíduos 2.Questões da GRI no PIM  Questões da GRI Interna (Fábrica)  Questões da GRI Externa  Questões da Administração da GRI

1. GRI Atual no PIM: Geração de RI (1)  Resíduos industriais incluídos na área do Estudo: 1.Resíduos Industriais em Geral (RIG) 2.Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) 3.Resíduos de Construção (RC) 4.Resíduos Radioativos (RR)  Os seguintes levantamentos foram realizados para se identificar a gestão de cada resíduo: 1.RIG =>Fabril 2.RSS =>Instituições Médicas 3.RC =>Resíduos de Construção 4.RR =>Resíduos Radioativos

Geração de RI (2): O montante de resíduos industriais gerados pelo PIM em 2009 foi de 628,9 toneladas/dia Resíduos Industriais RINP (tonelada/dia) RIP (tonelada/dia) Total Geral (tonelada/dia) Resíduos Industriais em Geral (RIG) Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) Resíduos de Construção (RC) Resíduos Radioativos (RR) 0.0 Total IW

RIG Gerados (3) por Tipo de Indústria Total Geral tonelada/dia Grandes Fontes Geradoras Tipo de Indústria Geração (tonelada/dia) F04Eletroeletrônicos e indústrias de equipamentos de comunicação F17Máquinas de Transporte F10Papel83.3 F07Metalurgia67.0 F14Plásticos42.4 F06Mecânico40.9 Sub-total % do total dos resíduos industriais são gerados por 6 tipos de indústrias.

RI Gerados (4) por Tipo de Resíduo Composição dos resíduos industriais Tipo de Resíduo Geração (tonelada/dia) Resíduos Industriais Não-Perigosos Metal163.5 Papel119.9 Plásticos ou polímeros & resinas 54.5 Outros133.9 Resíduos Industriais Perigosos Óleo20.0 Lodo (Orgânico/Inorgânico) 20.3 Compostos Orgânicos18.9 Outros60.5 Total Uma quantidade considerável de resíduos industriais em geral não perigosos pode ser reciclada (metal, papel e plástico) Aproximadamente 20% do total geral de resíduos industriais são perigosos.

1. GRI Atual no PIM: Fluxo da GRI (1): Todos os RI

1. GRI Atual no PIM : Fluxo da GRI (2): Todos os RI

1. GRI Atual no PIM : Fluxo da GRI (3): Resíduos de Serviço de Saúde

1. GRI Atual no PIM : Fluxo da GRI (4): Resíduos de construção

2. Questões atuais da GRI: Questões da GRI Interna (Fábrica) (1) 1.Tratamento e destinação interna de resíduos industriais são extremamente baixos Área de EstudoDisposição interna (%) Disposição externa (%) 1. Resíduos Industriais do PIM Resíduos Industriais em Geral Resíduos de Serviço de Saúde Resíduos de Construção Região Metropolitana de Bancoc, Tailândia (2002) Província de Mie, Japão (2000)

2. Questões atuais da GRI: Questões internas da GRI (Fábrica) (2) 2.Falta de estímulo para construir um sistema adequado de gestão interna A maioria das fábrica (78.8%) não formulou um plano de melhoria da GRI. Além disso, muitas fábricas (70.2%) estão sem um plano para promover os 3R. -Resultados do Levantamento Fabril Passos para se criar um sistema adequado de gestão interna: 1.Reduzir a geração de resíduos 2.Fazer reuso ou reciclagem internos 3.Criar tratamento e descarte externos adequados para os RI descartados.

2. Questões atuais da GRI : Questões internas da GRI (Fábrica) (3) 3.Entendimento insuficiente sobre a destinação externa de RI “O primeiro passo para se criar um sistema adequado de gestão de resíduos industriais é entender corretamente o descarte atual dos resíduos industriais.” As razões para tal são: Pouco interesse das fábricas sobre destinação externa Falta de um sistema de manifesto de resíduos estabelecido Envio insuficiente dos inventários de resíduos Gestão insuficiente dos inventários de resíduos

2. Questões atuais da GRI : Questões internas da GRI (Fábrica) (4) 4.Uso de plantas de controle de poluição Qualquer empresa com 40 ou mais funcionários deve instalar planta de tratamento de efluentes –Norma da Cidade de Manaus (Lei 1,192/2007) Isto sugere que há fábricas operando sem seguir a norma municipal e poluindo os igarapés com efluentes. Percentual de instalação de plantas de tratamento de efluentes de processos não-produtivos = 54.3%. Fábricas do PIM Número médio de funcionários: 264 Escala relativamente grande

2. Questões atuais da GRI: Questões da GRI Externa (1) 1.Entendimento insuficiente das reais condições das empresas de serviços de resíduos Classificação das ESRNúmero de ESR Com Licença Ambiental67 *1 Sem Licença Ambiental23 *2 Total90 (Nota)*1: Destas 67 empresas, 35 estavam na lista do IPAAM, e 32 foram adicionadas pelo consultor local *2:Destas 23 empresas foram descobertas pelo consultor local O Número de ESR’s é incerto a

2. Questões atuais da GRI: Questões da GRI Externa (2) Discordância entre as atividades das ESR’s e suas licenças ambientais Resultado após verificação das licenças ambientais das ESR’s Respostas das ESR’s levantadas b 1.Entendimento insuficiente das reais condições das empresas de serviços de resíduos

2. Questões atuais da GRI: Questões da GRI Externa (3) Pelo menos 23 foram identificadas ESR não licenciadas 2. Garantir a Destinação Final Aterro sem licença de operação : = Aterro não-licenciado no PIM…mas 10 ESR estavam fazendo disposição final em 2009 Japão: 43.5% Promover o Co-processamento O co-processamento em uma fábrica de cimento é uma forma ambientalmente desejável de destinação final, mas hoje é uma prática pouco realizada, há somente uma quantia muito limitada quanto ao volume de produção. PIM: 0.84% c 1.Entendimento insuficiente das reais condições das empresas de serviços de resíduos

2. Questões atuais da GRI: Questões da GRI Externa (4) Ambiente de Negócios Pouco explorado para a Disposição de Resíduos Industriais Concorrência acirrada entre as ESR’s Preço de descarte extremamente baixa Limita grandemente a atração de investimentos para a construção e operação de plantas adequadas de tratamento e disposição. O aterro de Manaus não cobra pelo seu serviço Algumas ESR’s não têm licença ambiental Algumas entidades descartam resíduos sem se preocupar com o descarte adequado O governo não tem um quadro claro das atividades das ESR’s, incluindo as licenciadas 2.Garantir a Destinação Final

2. Questões atuais da GRI : Questões sobre a Administração da GRI (1) 1.Estrutura Organizacional  Sistema Legal: O sistema legal requerido para destinar GRI é adequado. O problema é o desenvolvimento de ferramentas e a organização da estrutura necessárias para reforçar a lei.  Estrutura em nível Estadual: Fortalecer a estrutura organizacional do nível Estadual é necessário, pois este é o responsável pela real administração do GRI de acordo com a lei.

2. Questões atuais da GRI : Questões sobre a Administração da GRI (2) 2.Melhoria e Atualização das Ferramentas de Gestão Melhorar o banco de dados das fábricas mantendo o mesmo atualizado. Melhorar o banco de dados dos inventários de resíduos, que mostra o montante e composição dos RI gerados pelas fábricas, bem como as condições de gestão. Melhorar o sistema de manifesto de resíduos para poder rastrear e monitorar onde e como os RI descartados pelas fábricas são dispostos. Desenvolver um banco de dados e cadastro e gestão para as empresas de serviços de resíduos industriais (ESR’s).

Necessidade de melhor cooperação entre: Entidades AdministrativosOutras Entidades Administrativos GovernoGeradores de Resíduos Governo ESR’s Governo GeradoresESR’s 2. Questões atuais da GRI : Questões sobre a Administração da GRI (3) 3.Fortalecimento Legal Controlar as ilegalidades— operadores não-licenciados, lixões e mal tratamento & descarte - e eliminá-las. 4.Cooperação Insuficiente entre as Esferas do Governo, Geradores e Empresas de Serviço de Resíduos

Muito obrigado por sua atenção Alexandre Kadota