O que é Inteligência Artificial O que é IA A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma Introdução às Redes Neurais
Advertisements

Redes Neurais Prof. Alex F. V. Machado.
REDES NEURAIS E SUAS APLICAÇÕES ALUNO: Paulo Celso da Silva e Souza Junior.
Inteligência artificial (IA)
Tecnologias da Informação e Comunicação. Conteúdos Conceitos básicos Informática, Tecnologias da Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação Dados,
Processamento de Informações: Bases Conceituais Fabiana Wanderley Moreira ¤ O COMPUTADOR MODELO COMPUTACIONAL.
Protótipo de Software de Reconhecimento de Voz Para Navegação em Jogos, Utilizando Rede Neural Artificial Orientando: Derlei Brancher Orientador: Prof.
Aplicação da lógica: Prolog na Inteligência Artificial Fernando Bombardelli da Silva \ William Bombardelli da Silva Turma: 2J Data: 03/06/2009.
Construção da Aprendizagem. Sala de Recursos 2016.
IA889 – Sistemas de Cognição Artificial INTRODUÇÃO Ricardo R. Gudwin DCA-FEEC-UNICAMP.
Introdução aos Sistemas de Informação. A TI era tratada e operacionalizada em uma visão muito estreita (CPD – Centro de processamento de dados); A.
Amintas engenharia.
Algoritmos e Programação utilizando Visualg
ESCOLA PADRE REUS MATEMÁTICA
INTRODUÇÃO Ligações inter- redes.
IFAC1 Hardware e software.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Simulação de Monte Carlo
Teoria da Computação Prof. Msc. Ricardo Loiola
Arquitetura e organização de computadores
Sistemas de Informação EM MARKETING
Sistemas de Controle III N8SC3
Administração de Gerência de servidores
Vinícius Guilherme Hoffmann Aula 0 - Introdução
3.1 Classes e Objetos Em um programa orientado a objetos normalmente existem vários objetos de um mesmo tipo. Por exemplo, um programa de controle de.
AVALIAÇÃO DE POTENCIAL
Hardware É a parte física de um sistema de computação, ou seja, todos os elementos materiais que o constituí (circuitos eletrônicos, dispositivos mecânicos,
Prof. Wellington Franco
Programação Lógica: PROLOG
Inteligência Artificial
Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof
Visão Cognitiva e Informação
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
2 - Teorias das Inteligências Múltiplas
Kroton Educacional Universidade uniderp (Unidade Matriz)
1 Introdução aos COMPUTADORES Profª Alda Vagarinho.
Constructos Básicos Me. João Camilo de Souza Jr..
Prof. Poliana Cássia Soares
Telemóveis Inteligentes Computador Transístores
NOÇÕES DE HARDWARE.
Inteligência Artificial (IA)
David Mendes – UFRN José Marengo –INPE Sidney Rodrigues - WWF
Tecnologia da Informação Visão Geral sobre Informática
Conceitos Básicos de Automação Prof. Jeferson L. Curzel 2011/02.
Programação Estruturada Aula 1 Prof. Jorge Barreto Julho 2018.
1 Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos 3.9. Gráfico de Fluxo de Sinais Linearização de Modelos Prof. André Marcato Livro Texto: Engenharia.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Implementando soluções de IA utilizando os serviços cognitvos no Azure
Redes Neurais Artificiais (RNA)
Melissa Figueira Fagundes
Trabalho de Conclusão de Curso I
INF 1771 – Inteligência Artificial
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos. 3. 9
INF 1771 – Inteligência Artificial
Arquitetura de Computadores
Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia
DSI – Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes
Perceptrons e Backpropagation
Computação Gráfica & Processamento de Imagens
1) NEURÔNIO ARTIFICIAL - PERCEPTRON
INF 1771 – Inteligência Artificial
Paradigma de Orientação a Objetos
Conceito de Hardware e Software. Hardware Hardware – São os dispositivos físicos de um Computador (placas mãe, memorias auxiliar e principal, periféricos.
Aprendizado de Máquina
AULA 2 – Ciberespaço, política e poder
Ordenação por Comparação
CLP – Controladores Lógicos Programáveis Iniciou-se em 1968, pela General Motors. Foi uma alternativa para substituir as lógicas á relé.
ELENY C.H. MEIBORG BDes, ROSAMELIA P. RIBEIRO PhD
Minuto Ciência Ciências do ambiente. Inteligência Artificial É um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade.
Transcrição da apresentação:

O que é Inteligência Artificial O que é IA A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente. Quando surgiu O trabalho sobre IA começou logo após a Segunda Guerra Mundial,e o próprio nome foi cunhado em 1956 Do que a IA é feita O uso de algoritmos genéticos também foi essencial para o desenvolvimento da inteligência artificial como a conhecemos atualmente.

Consistência do teste O teste consistia em submeter um operador, fechado em uma sala, a descobrir se quem respondia suas perguntas, introduzidas através do teclado, era um outro homem ou uma máquina. Sua intenção era de descobrir se podíamos atribuir à máquina a noção de inteligência.

TESTE DE TURING Processamento de linguagem natural Representação de conhecimento Raciocínio automatizado Aprendizado de maquina Para passar no teste o computador precisaria ter as seguintes capacidades:

REDES NEURAIS O QUE SÃO REDES NURAIS Redes neurais artificiais são técnicas computacionais que apresentam um modelo matemático inspirado na estrutura neural de organismo inteligentes que adquirem conhecimento através da experiências.

Histórico das Redes Neurais Artificiais As primeiras informações mencionadas sobre a neuro computação datam de 1943, em artigos de McCulloch e Pitts, em que sugeriam a construção de uma máquina baseada ou inspirada no cérebro humano.

O NASCIMENTO DA INTELIGENCIA ARTIFICIAL Redes Neurais Naturais

Neurocomputação Os modelos neurais, procuram aproximar o processamento dos computadores ao cérebro. As redes neurais possuem um grau de interconexão similar a estrutura dos cérebro e um computador convencional moderno, a informação é transferida em tempos específicos dentro de um relacionamento com um sinal para sincronização.

Parâmetro Cérebro Computador Material Orgânico Metal e plástico Velocidade Milisegundos Nanosegundos Tipo de Processamento Paralelo Sequencial Armazenamento Adaptativo Estático Controle de Processos Distribuído Centralizado Número de elementos processados 10 e 11 à 10 e e 5 à 10 e 6 Ligações entre elementos processados <10 A tabela abaixo, traça um comparativo entre o cérebro humano e o computador:

O mesmo paralelo pode ser traçado comparando o computador com as redes neurais. Para tanto, a comparação não se dará com um computador específico encontrado no mercado, mas sim com o paradigma predominante nos computadores atuais. Computadores Neurocomputadores Executa programas Aprende Executa operações lógicas Executa operações não lógicas, transformações, comparações Depende do modelo ou do programador Descobre as relações ou regras dos dados e exemplos Testa uma hipótese por vez Testa todas as possibilidades em paralelo

Camada de Entrada: onde os padrões são apresentados à rede; Camadas Intermediárias ou Ocultas: onde é feita a maior parte do processamento, através das conexões ponderadas; podem ser consideradas como extratoras de características; Camada de Saída: onde o resultado final é concluído e apresentado.

12 Classificação de Redes Neurais Artificiais O desenvolvimento de modelos neurais motivado por neurônios biológicos; Modelos de estruturas e conexões sinápticas; O aprendizado das regras (um método de ajuste de pesos ou forças de conexões intermodais

Processos de Aprendizado A propriedade mais importante das redes neurais é a habilidade de aprender de seu ambiente e com isso melhorar seu desempenho. Isso é feito através de um processo iterativo de ajustes aplicado a seus pesos, o treinamento. O aprendizado ocorre quando a rede neural atinge uma solução generalizada para uma classe de problemas.

O candidato 2 é o computador. Note como ele não responde diretamente às perguntas, mas desvia delas. É uma tática para que possa responder mesmo sem compreender o que o juíz pergunta. Neste trecho de apenas 1 minuto, a máquina foi especialmente feliz. Na maioria dos diálogos ela se sai bem pior...

APLICACOES CIA PETROLIFERAS INDUSTRIAS DE CELULOSE MEDICINA INDUSTRIAS AUTOMOBILISTICAS JOGOS