AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Racionalismo e Empirismo- causam grande revolução do conhecimento científico. - O uso da razão como único instrumento de explicação do mundo.
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO Doutrina Positivista surge num clima de mudanças ideológicas, culturais ( progresso e evolução da humanidade ). Augusto Comte ( )
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO Filosofia Positivista – elo entre aplicações políticas e intelectuais e as bases de uma nova religião. Propõe a adoção do método científico com base na organização política da sociedade industrial moderna.
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Curso de Filosofia Positiva: A Lei dos Três Estágios: a) Teólogico b) Metafísico c) Positivo
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. O Positivismo representa uma ruptura com o idealismo filosófico, recupera o empirismo, aproximando o campo prático e técnico
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO O Positivismo e a Educação Planejava escrever um tratado sobre Educação Universal. Sendo as ciências um determinante na teoria pedagógica.
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO Educação: deve impor a autoridade a partir de uma concepção hierárquica: educador-educando.
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Educação: deve ser universal Educação familiar: é a educação moral, domina os impulsos egoístas.
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO Filósofos educadores responsáveis pela educação sistemática. È necessário a valorização estética e da arte.
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Os professores devem ser polivalentes, utilizar pouco o livro didático, valorizar a educação científica, a prática de exercícios físicos; o estudo de literatura e de línguas.
Positivismo na Educação Brasileira: as elites brasileiras consideravam o positivismo como chave para a modernidade. Os positivistas brasileiras foram contrários à criação da primeira Universidade brasileira !
Argumentavam que a ciência não poderia ser oficializada, não ter vínculo com o Estado. Somente na República, com Benjamim Constant, busca-se afirmar o prestígio do cientificismo nas propostas pedagógicas.