AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Racionalismo e Empirismo- causam grande revolução do conhecimento científico. - O uso da razão como único instrumento de explicação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIAS EDUCACIONAIS E OS PROBLEMAS DA MARGINALIDADE
Advertisements

Profa. Therezinha Conde
As escalas de Proficiência do PISA Material do Curso: Avaliação educacional em larga escala: O PISA no Brasil Autor: Lenice Medeiros Pesquisador-Tecnologista.
2. Filosofia 1. Ciência 3. Religião ? É c i ê n c i a !.. É f i l o s o f i a ! Não é religião! mas... LUMEN Editora...sem ser uma religião, conduz essencialmente.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
BC0101 AULA 10 OS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA. INTRODUÇÃO I. TESES A SEREM DEFENDIDAS : 1. Há limites éticos para a investigação científica, para a invenção.
Dermeval Saviani. Dermeval Saviani (Santo Antônio de Posse, 25 de dezembro de 1943) é um filósofo e pedagogo brasileiro. Nasceu em Santo Antônio de Posse.
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Pré-socráticos.
KARL MARX - Marxismo.
Recuperação de Filosofia – 3º ano
EPISTEMOLOGIA MODERNA
Apostila de Práticas Investigativas
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
MAX WEBER Manhã 02: ética protestante (incompleto)
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Considerações Conceituais
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O que é Educação Ambiental?
Métodos de pesquisa Iniciar o aluno no trabalho intelectual alicerçado na busca do conhecimento por meio da aplicação da metodologia científica. Capacitar.
Assim na Terra como no Céu!
Introdução a Sociologia
Mudança de Paradigmas Thomas Kuhn ( ) , físico célebre.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
FILOSOFIA DO DIREITO.
Educação ambiental como política pública
«O que queremos nós com o Realismo? [….] queremos fazer a fotografia.»
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
Filosofia da Ciência Licenciatura em Filosofia 2011-II
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I RENASCIMENTO Nova concepção do homem e do mundo
Pedagogia Profa. Lucia Breno
12/11/2018 Práticas Judiciárias.
A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
O Positivismo de Augusto Comte
PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
CIÊNCIA E RELIGIÃO Prof. Alessandro Reina.
Especialização em Direito Civil e Processo Civil
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Filosofia da Educação II
O que é Educação Ambiental?
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QFL4705 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Grandes Desafios da Informática
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL4705
Formação de professores e aprendizagem científica
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
Centro Universitário Internacional Uninter
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
Direitos Humanos.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA
Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2018
Conceitos importantes para o estudo da História
Introdução à sociologia
Filosofia Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo.
A docência na educação superior
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
AS NOVAS FORMAS DE PENSAR
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
1º Período 2º Período 3º Período 4º Período 5º Período 6º Período
Transcrição da apresentação:

AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Racionalismo e Empirismo- causam grande revolução do conhecimento científico. - O uso da razão como único instrumento de explicação do mundo.

AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO Doutrina Positivista surge num clima de mudanças ideológicas, culturais ( progresso e evolução da humanidade ). Augusto Comte ( )

AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO Filosofia Positivista – elo entre aplicações políticas e intelectuais e as bases de uma nova religião. Propõe a adoção do método científico com base na organização política da sociedade industrial moderna.

AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Curso de Filosofia Positiva: A Lei dos Três Estágios: a) Teólogico b) Metafísico c) Positivo

AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. O Positivismo representa uma ruptura com o idealismo filosófico, recupera o empirismo, aproximando o campo prático e técnico

AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO O Positivismo e a Educação Planejava escrever um tratado sobre Educação Universal. Sendo as ciências um determinante na teoria pedagógica.

AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO Educação: deve impor a autoridade a partir de uma concepção hierárquica: educador-educando.

AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Educação: deve ser universal Educação familiar: é a educação moral, domina os impulsos egoístas.

AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO Filósofos educadores responsáveis pela educação sistemática. È necessário a valorização estética e da arte.

AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Os professores devem ser polivalentes, utilizar pouco o livro didático, valorizar a educação científica, a prática de exercícios físicos; o estudo de literatura e de línguas.

Positivismo na Educação Brasileira: as elites brasileiras consideravam o positivismo como chave para a modernidade. Os positivistas brasileiras foram contrários à criação da primeira Universidade brasileira !

Argumentavam que a ciência não poderia ser oficializada, não ter vínculo com o Estado. Somente na República, com Benjamim Constant, busca-se afirmar o prestígio do cientificismo nas propostas pedagógicas.