IMPLÍCITA INFORMAÇÃO IMPLÍCITA EXERCÍCIOS. IM – INTERNO IMPLÍCITO = INFORMAÇÕES INTERNAS (NÃO APARENTES) PRECISAMOS IR ALÉM DO QUE OS OLHOS ESTÃO VENDO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pressuposição e Implicatura
Advertisements

Texto, contexto & interlocução
IMPLÍCITOS.
Cap.6. Intencionalidade discursiva
Códigos e linguagens.
Flávia Patrício Lucas. O PROCESSO DE INFERENCIAÇÃO E A ANÁLISE DO CORPUS “ Quanto à concepção de leitura, consideramos esta uma prática social que remete.
PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
Estratégias de Leitura. Qual a diferença entre ler e compreender?
a pedido de minha Esposa, me encontrei com outra Mulher...
FORMAÇÃO DE HÁBITOS: A importância do estudo diário.
REDAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL. I-DEVEMOS SABER QUE 1-O QUE É UMA DISSERTAÇÃO ? Dissertar é argumentar, é defender um ponto de vista a partir do tema proposto.
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
Unidade Plena de Bacabeira. Resumo versus Resenha RESUMO : Extrai-se os fatos mais importantes de um texto ou documento. RESENHA: Resume-se e avalia-se.
Operadores lógicos Em ocasiões que consideramos mais de uma expressão, podemos usar os operadores lógicos para unir essas expressões. Determinados casos,
Criatividade e Inteligência Competitiva
Capítulo 19 Quando irá para o Céu, o “Bom Ladrão”
Meios de Comunicação em massa.
S.LUCAS 23:43 FOI PARA O CÉU O "BOM" LADRÃO?.
Grupo: Vinicius, Pedro N. , Pedro H. e Eduardo
Ser chique.
PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
Clube Educacional Gestar
A terapia do espinho na carne
PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
Os registros de representação semiótica e aprendizagem matemática
Objetivo da disciplina
A compaixão e o dinheiro que disse: Mais bem-aventurado é dar que
A terapia do espinho na carne
Atividades sobre Monoibridismo (1ª lei de Mendel)
Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
A A sim Exemplo-chave do Advérbio de Afirmação: 3ª Exposição
VAMOS VENDER? O que nós precisamos para sermos bons vendedores?
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
GÊNERO ENTREVISTA.
Implícitos e Pressupostos
Congruência semântica
YOU NEEDED ME.
Quando uma velha senhora morreu na seção para o tratamento de doenças da velhice em uma pequena clínica perto de Dundee, na Escócia, todos estavam convencidos.
Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
1. (Para)Textos 9. º Ano Coordenação e Subordinação.
Moisés, chamado por Deus
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
PERFIL E COMPETÊNC IA DO RECEPCIONI STA Perfil e competencia do recepcionista.
COERÊNCIA, TEXTO E LINGUÍSTICA DO TEXTO DISCIPLINA: ANÁLISE E EXPRESSÃO TEXTUAL DOCENTE: EDILANE ABREU DUARTE¹ DISCENTES: ANNA CAROLLINE PAIXÃO, EMICLEITON.
Lição 07 Jesus, o nosso paradigma
Apreensão e compreensão de sentidos
PIADA A aula de hoje será uma piada!. Recado aos mau humorados... Vídeo da irmã...
Os registros de representação semiótica e aprendizagem matemática
YOU NEEDED ME.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO FOLHETO.
Linguagem e Comunicação
Amizade é Amor   A amizade é uma das formas mais bonitas de amor. Sim, porque o amor se divide em várias formas.  Há amigos que a gente encontra pela primeira.
Ainda fazeis isto: cobris o altar do SENHOR de lágrimas, de choro e de gemidos, de sorte que ele já não olha para a oferta, nem a aceita com prazer.
Argumentação e estratégias argumentativas Turmas 3m1,3m2,3m3 (Gloriosas!) Prof.: Maria Anna Gerk.
Frequencia do Eu te amo.
A desejada das gentes Os textos de Machado de Assis são complexo com muita interpretação e suposição. Além de uma arranjo diferenciado: troca de narradores,
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
YOU NEEDED ME.
SEGREDOS PARA A UNIDADE FAMILIAR
SENSO COMUM X SENSO CRÍTICO Aula interdisciplinar entre Sociologia e Produção Textual, com foco em analisar a influência do Senso Comum em nosso dia a.
[Digite o título da fala persuasiva aqui]
Professora: Gehilde Reis Paula de Moura
Professora Cláudia Viana 18/10/2019. Técnicas de Leitura e análise COMPREENSÃO: Compreender o que se ler é um fator imprescindível e determinante no.
Transcrição da apresentação:

IMPLÍCITA INFORMAÇÃO IMPLÍCITA EXERCÍCIOS

IM – INTERNO IMPLÍCITO = INFORMAÇÕES INTERNAS (NÃO APARENTES) PRECISAMOS IR ALÉM DO QUE OS OLHOS ESTÃO VENDO EX – EXTERNO EXPLÍCITO = INFORMAÇÕES MOSTRADAS. (APARENTES) ESTÁ CLARO NO TEXTO, NA IMAGEM

Pressupostos Os pressupostos são informações implícitas adicionais facilmente compreendidas devido a MARCAS LINGUÍSTICAS que são palavras ou expressões presentes na frase que permitem ao leitor compreender essa informação implícita. O enunciado depende dessa pressuposição para que faça sentido. Assim, o pressuposto é verdadeiro e irrefutável ( NÃO PODE SER NEGADO). Exemplo - Decidi deixar de comer carne. Pressuposto: A pessoa comia carne antes. Marcador linguístico indicador da pressuposição: deixar de

Subentendidos Os subentendidos são insinuações, informações escondidas, dependentes da interpretação do leitor. Não possuem marca linguística, sendo deduzidos através do contexto comunicacional e do conhecimento que os destinatários têm do mundo. Podem ser ou não verdadeiros e podem ser facilmente negados, visto serem unicamente da responsabilidade de quem interpreta a frase. Exemplo - Você vai a pé para casa tão tarde assim? Subentendidos: Eu posso lhe dar uma carona ou é perigoso andar a pé na rua a estas horas.

Escreva as respostas na folha de registro ou no caderno. A atividade pode ser feita em duplas, mas os dois devem registrar as respostas em seus respectivos cadernos ou folhas de registro. BOA ATIVIDADE!

1. Qual é a informação IMPLÍCITA : a) A ideia implícita é que Hagar (homem) está com dores nos pés por isso não pode andar. b) A ideia implícita é que Hagar não deixará a situação ficar dessa forma. c) A ideia implícita é que a mulher está dizendo que seu marido é a mulher da relação. d) A ideia implícita na fala “adivinha” é que Helga (a mulher) se considera uma mulher.

2. Qual é a informação implícita mais coerente com o contexto da história? a)Sua esposa é infiel. b)Helga é mais importante do que seu marido porque é mais alta do que ele. c)Helga é mais importante do que seu marido porque seu chifre é maior do que o dele. d)Hagar não é importante.

3. Qual é a informação que não obtemos da tira: a)A televisão não faz com que exercitemos nosso cérebro, seus programas não exigem inteligência; os livros, ao contrário, fazem bem ao cérebro. b)O cérebro do garoto gosta de programas de piadas e prefere ler romances. c) Programas de televisão tornam as pessoas menos inteligentes ao passo que os livros as tornam mais inteligentes. d) Livros são bons para o cérebro, programas de televisão não são.

4. Qual é a mensagem crítica que a charge transmite: a)O amor que o pai tem pelo filho faz com que ele gaste excessivamente no Natal b)O egoísmo do garoto que não pensa no verdadeiro sentido do Natal, só nele mesmo. c)Os preços de uma bicicleta e de um vídeo game são absurdos d)No Natal se comemora o aniversário do menino por isso ele respondeu dessa forma

5.Qual é a opinião implícita do rato com relação ao livro? a)Interessante, visto que ele não retornou para dar a reposta b)Emocionante, pois o símbolo indica que ele está chorando c)Bom, pois a barata está sorrindo no segundo quadrinho d)É cansativo e entediante, visto que ele pegou no sono

6) VERDADEIRO OU FALSO? O implícito... A. faz um pedido, diz uma opinião de modo mais sutil. Verdadeiro Falso B. pode retirar do autor a responsabilidade pela interpretação do enunciado. Verdadeiro Falso C. explicita abertamente a orientação argumentativa do autor. Verdadeiro Falso

7. Responda: I.Qual é a informação que Helga quis transmitir a Hagar? II.Como ele a entendeu? III.A interpretação de Hagar é aceitável do ponto de vista da mulher? Por quê? IV.Como a mulher poderia fazer essa pergunta sem que ele a interpretasse dessa forma?

8. Explique qual é a crítica que é feita implicitamente.

9) DIFERENÇA ENTRE O PRESSUPOSTO E O SUBENTENDIDO NAS FRASES: A) “O aluno ganhou o seu terceiro Iphone”. O que a palavra “terceiro” pressupõe? B) O aluno ganhou notebook iphone de novo!” O que está subentendido nesta fala dita em tom de indignação?

10) Identifique as informações pressupostas nas frases abaixo: a) “Capital da Líbia volta a ser bombardeada” b) “Estado do Rio registra primeiro caso de dengue tipo 4” c) “Para Ronaldinho Gaúcho, proposta do Flamengo foi a melhor” d) “Abel Braga volta a treinar o Fluminense” e) “Vasco busca título inédito da Copa do Brasil”

11) Identifique as informações subentendidas nas frases abaixo: a) “Você gostaria de ir ao cinema comigo qualquer dia?” (rapaz abordando uma moça numa festa) b) “E você é simpático” (mulher respondendo a um elogio feito por um admirador) c) “A bolsa da senhora está pesada?” (um rapaz) d) “Você tem horas?” (um homem apressado)