Gestão de Custos Parceria Socicana e UNESP - Jaboticabal.

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Transcrição da apresentação:

Gestão de Custos Parceria Socicana e UNESP - Jaboticabal

Agenda 1. Importância da Gestão de Custos 2.Pessoa Física X Pessoa Jurídica 3.Importância do Controle de Documentos 4.Gráfico 5.Custos Fixos 6.Custos Variáveis 7.Importância da análise de Informações

1.Importância da Gestão de Custos A partir de uma eficiente gestão de custos, é possível: Identificar a necessidade da propriedade rural em gerar receitas suficientes para honrar seus compromissos. Estudar possibilidade de investimento ou aplicação de recurso. Identificar qual o melhor momento para comprar e o melhor momento para pagar.

1.Importância da Gestão de Custos Analisar e projetar cenários futuros, percebendo a tendência do mercado consumidor e assim trabalhar estratégias para manter-se competitiva. Determinar o percentual de pró-labore que devem ser estipulados dentro da possiblidade real da propriedade rural.

1.Importância da Gestão de Custos Importante ferramenta para tomada de decisões. Possível identificar onde e como a verba está sendo aplicada. Possível otimizar processos cortando gastos indevidos em determinada área e redirecionando a verba para setores ou operações deficitárias.

Controle de Documentos e Informação

2.Pessoa Física X Pessoa Jurídica Separe as finanças pessoais com as da propriedade rural. Dicas para organizar as finanças pessoais e da propriedade rural: Não leve despesas domésticas para a propriedade rural Tenha conta correntes separadas Defina suas retiradas (pró-labore) Conheça os produtos da propriedade rural e pessoais do seu banco

3.Importância do Controle de Documentos A organização dos documentos é o mesmo que a organização da própria empresa, afinal eles são o centro das informações mais importantes do negócio. A partir do controle dos documentos, conseguimos: Reduzir o tempo de alguns processos e espaços físicos Eliminação das dificuldades para localização e manutenção dos serviços

3.Importância do Controle de Documentos Redução de despesas com multas fiscais, trabalhistas ou judiciais por não cumprir os prazos de apresentação da documentação exigida Ter um maior conhecimento da empresa Ambiente de trabalho organizado e limpo

3.Quais Documentos são Importantes para a Propriedade Rural? Apólice Seguro Contratos (financiamento, compra e venda, arrendamento/comodato/parceria...) Legislação: CNPJ, ITR, CCIR, Cadesp, CAR... Matrícula da propriedade rural cadastrada no INCRA Notas fiscais (Contabilidade, Insumos, Mecânico/Peças...) Extrato Bancário Mensal

3.Como Fazer o Controle de Documentos e Informação Eliminar documentos desnecessários Organizar os documentos físicos e de informação Analisar as Informações

3.Elimine os Documentos Desnecessários

3.Como Identificar os Documentos Importantes? Datas Documentos em cópia Informativos de propaganda Triagem Documentos vencidos Cópias de documentos e certificados replicados Descarte Segregação por tipo Padronize a ordem dos documentos Organização dos Documentos em arquivos digitais Organização

3.Como Organizar?

Faça a divisão dos arquivos por categorias; Padronize a ordem dos documentos; a)Data b)Alfabética Defina um local seguro para guardar o documento Digitalização dos documentos Organização dos documentos em arquivos digitais Realizar backups (cd-room; pen drive; HD externo; Nuvem)

4.Gráfico LUCRO Quantidade (ha) R$ Prejuízo Receita Custo Fixo Custo Variável Ponto de Equilíbrio

5.Custos Fixos Características dos custos fixos: Não sofrem alterações influenciadas pelo volume de produção Variações de preço são determinadas por fontes externas (contratuais, inflação, câmbio, etc).Exemplos: Energia, água, esgoto Salários e encargos Tributos fixos Despesas com contabilidade e bancárias Depreciação Seguro Pró-labore Despesa financeira

6.Custos Variáveis Característica dos custos variáveis: É uma função do volume de produção ou da área cultivada Exemplos: Insumos (sementes, fertilizante, combustível) Comissões de venda e tributos sobre receita Mão de obra temporária Manutenção de máquinas e equipamentos

7.Importância da análise de Informações A partir de uma análise de informação eficaz, conseguimos: Maior confiabilidade nos processos de tomada de decisão Maior Produtividade Redução dos riscos Maior alcance de resultados desejados

7.Análise de Informação Para realizarmos uma análise de informação eficaz é necessário: Ter uma boa gestão de custo Separar as finanças pessoas com as da propriedade rural Realizar controle de documento Separar os custos fixos dos custos variáveis Analisar de forma crítica as Informações obtidas da propriedade rural

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