OS PRINCIPAIS PRODUTOS DE EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os principais Produtos
Advertisements

Produção agrícola brasileira
Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-de-
Armazenagem no Brasil Setembro/2013. Mapa da Produção do Brasil - Milho.
IEA - USP 9 de novembro de 2006 Roberto Rodrigues AGROENERGIA: Cana e Alimentos.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
<cabeçalho> <data/hora> <rodapé>
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
A gênese geoeconômica do território brasileiro
Clima e Agricultura.
Antonio de Padua Rodrigues Crescimento da demanda PERSPECTIVAS PARA O SETOR SUCROALCOOLEIRO O que esperar do setor e do governo no futuro ?
Cultura de cana de açúcar Disciplina: Manejo do solo Dione Aguiar 2016.
Região Sudeste. Predomínio de planaltos Depressões Fossa Tectônica – Vale do Paraíba Planície Litorânea Clima tropical (com variações) –m.T.a. –m.E.c.
Zona Rural e Zona Urbana Plantations Exportação Mão de Obra Barata Grandes Fazendas Único Produto.
Produção agrícola brasileira SOJA: Principal produto agrícola de exportação Destaques: regiões Centro-Oeste e Sul Tropicalização desse cultivo pela EMBRAPA.
Aspectos politicos da América Latin Aspectos politicos da América Latinaitiva do capital e, após a existência de um curto período de capitalismo concorrencial,
Avaliação das políticas de seguro rural Pedro Loyola – Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) 14 de julho/16.
UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS CENÁRIO ECONÔMICO 2006 & PERSPECTIVAS 2007 APRESENTAÇÃO MOVERGS Porto Alegre, 30/11/2006.
Espaço rural brasileiro Professor Leandro. Período Colonial  Sistema de distribuição de terra sempre foi desigual;  A terra estava sobre controle absoluto.
O D ESENVOLVIMENTO T ECNOLÓGICO DA I NDÚSTRIA BÉLICA.
Santa Catarina, um estado rico em águas, mas...
PERSPECTIVAS DO MERCADO POLITICA E ECONOMIA NO BRASIL
Prof. Wilson- Geografia
Road Show dos Embaixadores às Regiões
Trabalho de Geografia sobre Ruanda
TEORIAS DE COMÉRCIO EXTERIOR
A Importância do Biogás no Cenário Nacional
Fundamentos em Agronomia
HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL
Associate Professor/Crop Marketing Specialist
Espaço Agrário 2º EM – 2017 Jeferson.

MACROLOGÍSTICA DA EXPORTAÇÃO DE GRÃOS:
Componentes: Gustavo Luiz - n° 10
ESTATÍSTICAS DA Agropecuária
Painel 4: A Crise Global e o Agronegócio Brasileiro.
A agricultura e a Fome.
Região sudeste.
GEOGRAFIA DE MINAS GERAIS
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
Evolução da colheita na agricultura
Região Norte Crescente atividade de mineração (ex: Carajás)
Associate Professor/Crop Marketing Specialist
O que é região? Regionalização
Trabalho mercados agricolas
Quem somos? 8 mil 900 colaboradores
PROJEÇÃO PARA OS PRÓXIMOS 10 ANOS
Indústria.
A LOGÍSTICA DO AGRONEGÓCIO BRASILEIR0 NO SÉCULO XXI
A gênese geoeconômica do território brasileiro
Apresentação do Brasil Montevidéu, 2 a 4 de junho de 2004
Associate Professor/Crop Marketing Specialist
Região Sul Capítulos : 14 e 15
Balança Comercial Brasileira Outubro 2010
2012.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Mau uso do solo.
Economia Imperial (XIX)
REGIÃO SUL 7 ano CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF.ªROSELI BARAÇAL.
2. 2 Curitiba / PR Curitiba / PR 3.
PARTICIPAÇÃO DA SUINOCULTURA NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
VBP – Valor Bruto da Produção Agropecuária
Caracterização dos diferentes grupos de países a nível económico
IDEIAS ESSENCIAIS O consumo de energia é um indicador utilizado com frequência para mostrar o estádio de desenvolvimento de um país ou região. A distribuição.
Palestra : Visão SP – Painel Perspectivas do Trigo :
GEOGRAFIA 7º ANO Profª Márcia SUDESTE.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Transcrição da apresentação:

OS PRINCIPAIS PRODUTOS DE EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA Vitória – n°35 Jhennifer – n°18 Dayane – n°36 Lethícia – n°22

AGRICULTURA BRASILEIRA A agricultura do Brasil é uma das principais bases da economia do país, desde o inicio da colonização até o século XXI, evoluindo das monoculturas para uma produção mais diversificada. Apresenta-se como uma das maiores exportadoras do mundo em diversos tipos de cereais, frutas, grãos, entre outros. Apesar disso a agricultura brasileira também apresenta problemas, entre eles estão: Reforma Agraria, queimadas, êxodo rural e o financiamento da produção. No ano de 2008, segundo o IBGE, o Brasil teve uma produção agrícola recorde, com crescimento de 9,1% em relação ao ano anterior, motivada principalmente pelas condições climáticas favoráveis

PRINCIPAIS PRODUTOS: CANA DE AÇÚCAR Cultivada pelo Brasil desde o século XVI, pelos portugueses, sendo o maior produtos mundial. Sua produção teve maior estimulação a partir de 1975, com a criação do Proálcool. Em números, o setor representa 1,5% do PIB; na exportação de etanol atinge a marca de 5 bilhões de litros, e de açúcar destina ao comércio externo 20 milhões de toneladas. O estado de SP contem mais da metade produção nacional, mas também é encontrada nas regiões norte/nordeste.

Quando o café chegou ao Brasil era considerado um produto ornamental. Teve um peso significativo na economia brasileira no século XIX, ao chegar em campinas. Embora sua participação tenha diminuído, com a diversificação da produção, em 2008 o café representou 2,37% das exportações do Brasil e 0,5% do PIB. Brasil é o maior produtor mundial, sendo MG o maior produtor nacional. PRINCIPAIS PRODUTOS: CAFÉ

O principal produto de exportação do Brasil. Produzida principalmente para atender a demanda para produção de ração de gado. Regiões Centro-Oeste possuem maior produção. No ano de 2003 o país teve uma produção de cinquenta e dois milhões de toneladas, o que correspondeu a 26,8% da produção do mundo. PRINCIPAIS PRODUTOS: SOJA

PRINCIPAIS PRODUTOS: MILHO É o principal produto da agricultura brasileira. Possui um consumo amplo pois é usado também como ração animal. Em 2006 o Brasil foi o 3° maior produtor mundial, sendo responsável por 6,1% do milho produzido no globo. O estado que mais produz é o Paraná, com 25,72% do total. A Europa e os Estados Unidos têm incentivado seu uso para produção de etanol. O uso do milho para produção de biocombustíveis encarece seu uso para alimentação.

PRINCIPAIS PRODUTOS: LARANJA Brasil é um grande produtor e exportador, especialmente para a produção de sucos. SP e MG são os maiores produtores nacionais. No ano de 2004 o Brasil produziu 18 milhões e 300 mil toneladas em laranja, o que equivale a 45% do total em frutas colhido naquele ano, o que torna a laranja o principal cultivo do setor frutícola.

PRINCIPAIS PRODUTOS: TABACO O Brasil é o segundo maior produtor mundial de tabaco, e o maior exportador desde 1993, com o faturamento de cerca de 1 bilhão e 700 milhões de dólares. O Rio Grande do Sul e a Região Sul são responsáveis por 95% da produção nacional, exportando 60-70% do que produz.

PRINCIPAIS PRODUTOS Outros produtos de destaque são: O trigo, apesar de ser insuficiente para abastecer o mercado interno; O algodão, destinado ao mercado têxtil e fortemente controlado pela indústria alimentícia (óleo). O arroz, produto importante para abastecimento interno, muitas vezes insuficiente para abastece-lo. Além desses produtos podemos lembrar do feijão, importante alimento para o mercado interno, a mandioca, a banana, além da maior produção de frutas tropicais.

BIBLIOGRAFIA produtos-da-agricultura-brasileira.html produtos-da-agricultura-brasileira.html produtos-agricolas.html produtos-agricolas.html