Profª Drª Nara Lima RUPTURAS NO APRENDER / DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR PROFA: CIDA AGUIAR ACADÊMICAS: ANA KAROLINA BOTELHO ARIANE MARTINS FERREIRA.
Advertisements

DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Prestar ATENÇÃO em Estar MOTIVADO vontade /interesse Aplicar conceito na prática CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA APRENDER Compreender RESULTADOS da APDZ PROCESSOS.
Gestão do Tempo PRIORIDADES EQUALIZANDO AS PRESSÕES DA VIDA Pr. Alex Mello.
“O lúdico na educação infantil”
Acolher a Luz Vivência do Advento e Natal em Família
A Canção dos Homens “Quando uma mulher, de certa tribo da África,
Identidades Juvenis na Igreja Católica
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
PRELETORA Maria do Carmo Carvalho
Leitura.
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
Práticas pedagógicas escolares presentes nos tempos que correm
Docência do Ensino Superior
Favorecendo a auto-estima
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
Elio Carlos Ricardo FE - USP
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
UNIDADE 1 A plataforma Moodle e suas ferramentas
Φιλοσοφία.
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
Pontos importantes para a discussão
Um beijo na mão História adaptada a partir do livro "The kissing hand" por M. Jesus Sousa (Juca)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
DEPOIS DE ALGUM TEMPO. Depois de algum tempo, você aprende a diferenciar a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. Desconheço o autor do.
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
Deficiência Visual e Seus Saberes Práticos
8 Competências Essenciais do Professor Inovador
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
Fórum - Unidade I - Sua experiência
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
Professora mariana Dahrouge
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
Como se aprende História?
REGRAS PARA SER HUMANO Quando você nasceu não veio com manual do proprietário. As dicas seguintes fazem a vida funcionar melhor.
Lucília Salgado.
Coaching “A situação em que um profissional experiente em dado trabalho orienta outro, ensinando-o, motivando-o, fazendo-o praticar o trabalho (ou partes.
Aprendizagem Professora Gabriela R. Zinn.
Otimismo, sempre!. Otimismo, sempre! Numa dinâmica de grupo para se trabalhar numa empresa multinacional, foi feita a seguinte pergunta para três.
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
Otimismo, sempre!. Otimismo, sempre! Numa dinâmica de grupo para se trabalhar numa empresa multinacional, foi feita a seguinte pergunta para três.
Vivemos na chamada Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento. Essa sociedade tecnológica, complexa, diversa requer uma nova visão de educação.
ESPELHO DA VIDA.
Dicas de como orientar seus estudos
A Canção dos Homens “Quando uma mulher, de certa tribo da África,
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Formação de professores e aprendizagem científica
Módulo 6: Utilização dos Papéis Gigantes para Crianças e Adolescentes
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
<espaço para figura> Opcional.
“É uma obra grandiosa transformar um ser aparentemente insignificante e desamparado numa bênção para o mundo e uma honra para Deus. Os pais não.
O aumento da escolaridade dos adultos e
Como fazer um bom power point Alex.
REGRAS PARA SER HUMANO Quando você nasceu não veio com manual do proprietário. As dicas seguintes fazem a vida funcionar melhor.
ESCOLA E FAMÍLIA DE MÃOS DADAS
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
Metodologia do Ensino de Física I
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Transcrição da apresentação:

Profª Drª Nara Lima RUPTURAS NO APRENDER / DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Dificuldades de aprendizagem

Para Sara Pain a aprendizagem depende: da articulação de fatores internos e externos ao sujeito

do organismo do desejo das estruturas cognitivas da dinâmica do comportamento

O que pode atrapalhar uma criança na escola?

Uma criança pode achar que ir para a escola não é importante, porque seus pais não conseguem lhe mostrar essa importância

Uma criança pode pensar que assim como seus pais não precisaram estudar para se dar bem na vida ela também não precisará.

Uma criança pode não aprender porque não sabe lidar com as leis e as regras da vida.

Uma criança pode não aprender porque seus pais, na tentativa de acertar, erraram por não estabelecer regras e limites. Desta forma, não possibilitaram que a criança aprendesse a ser disciplinada, condição essencial ao trabalho intelectual.

Uma criança pode ter raiva da escola por acreditar que ela só vai para lá para deixar sua mãe sozinha com seu irmãozinho(a).

Uma criança pode ter um problema de saúde que atrapalha sua aprendizagem escolar.

Uma criança pode ir mal na escola por ser muito desorganizada. Esquece de fazer as tarefas, perde o material escolar, se atrasa na hora de ir para a escola e sua vida vira uma bagunça.

Uma criança pode ser muito inteligente e aprender muitas coisas, mas seu cérebro falha na hora de realizar aprendizagens específicas, como por exemplo, leitura e escrita.

Uma criança pode não aprender porque está numa escola onde a forma de ensinar, não está de acordo com sua forma de aprender.

Uma criança pode não compreender a importância do que está sendo ensinado na escola, porque o professor não lhe mostra como utilizar aquele conhecimento na vida.

Uma criança pode não aprender porque o seu professor não sabe ensinar.

Uma criança pode não aprender porque o seu professor não gosta da sua profissão, e por isso pode não ser um bom profissional.

Uma criança pode não aprender porque o seu professor, confuso que está com os modismos na educação, esquece qual é o seu papel e, principalmente, como desempenhá-lo.

Uma criança pode não aprender porque seu professor, por não ter compreendido a sua própria infância e adolescência, não pode compreender e reconhecer as necessidades do seu aluno.

Uma criança pode não aprender porque precisa de uma ajuda especial e seu professor e sua família não sabem disso.