Descarte de Medicamentos Responsabilidade compartilhada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Advertisements

Ministério do Meio Ambiente
Descarte de Medicamentos
PAINEL V - A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS SHEILA PITOMBEIRA MPCE.
LOGISTICA REVERSA VIA ACORDO SETORIAL E LOGISTICA REVERSA POR DECRETO DO EXECUTIVO.
Aula 14 A disciplina jurídica dos resíduos sólidos Lei 12305/2010.
26/05/2015.  Geração de RSU ,4 milhões toneladas/ano 76,4 milhões toneladas/ano.
CONSELHO REGIONAL DE JABOTICABAL. PALAVRA DO CONSELHEIRO PRESIDENTE DA APAE DE JABOTICABAL ANTONIO ALCEU BELLODI.
Ministério das Cidades / SNSA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS 15ª Reunião do Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.
Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
II Seminário de Saúde do Trabalhador do SINDPREVS/SC Florianópolis/SC, junho de 2013 A saúde do servidor público: legislação, avanços e desafios.
POLÍTICA PÚBLICA DE SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL Instituto de Economia – UFRJ Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ Autor: Yuri Ferreira Coloneze.
Criação de Fóruns Municipais de Educação. HISTÓRICO  Fórum Nacional de Educação: A cria ç ão de um F ó rum Nacional de Educa ç ão é uma reivindica ç.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Planos e Prazos Saneamento e Resíduos Sólidos Oficina Técnica sobre o PLP nº14/2015.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
Construindo o Legado da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos a partir da Copa 2014 MMA/SRHU/DAU Câmara Técnica de Meio Ambiente e Sustentabilidade - Núcleo.
CONASEMS Portaria No 2.139, de 27 de julho de 2010 Instituiu Grupo de Trabalho com a finalidade de elaborar diretrizes e estratégias para organização,
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
QUEM SOMOS  Através do Projeto Coworking Ambiental, criamos o projeto Negócio Consciente, formado por uma equipe de profissionais autônomos composta.
RESSALTA-SE, TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA FIXAÇÃO DE METAS DE SUSTENTABILIDADE (PESSOAIS E EMPRESARIAIS) PARA A PRÁTICA DO CONSUMO CONSCIENTE.
Política Nacional de Resíduos Sólidos Responsabilidades do Poder Público Municipal.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária RDC ANVISA Nº 33/2003 GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DIRETRIZES GERAIS DIRETRIZES GERAIS.
SISTEMA DE CONTRATACIONES PÚBLICAS DE SERVICIOS DE INGENIERÍA
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
LEGISLAÇÃO – garantia qualidade matérias primas e produto acabado
Panorama dos Resíduos Sólidos Urbanos - RSU no Brasil
Prática da LDB nas instituições de ensino
Panorama das Inspeções Sanitárias de Produtos para Saúde no
Prof. Paulo Modesto Filho
LEGISLAÇÃO E VIGILÂNCIA SANITÁRIA Professora:Rosicler Cusinato
Poluição no Ar e Poluição do Solo
O SIGAD e a classificação e avaliação de documentos de arquivo
21 de outubro I Workshop do Grupo de Trabalho do Pacto pela Reforma do Estado 17 de novembro II Workshop do Grupo de Trabalho do Pacto pela.
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
O Regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, Resolução Normativa nº 19 de 18 de setembro de 2015, encontra-se disponível no sítio da Conferência.
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS PNRS - LEI 12305/2010
Programa municipal de coleta Seletiva
PROEN - IFPA Elinilze Guedes Teodoro
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Prof. Arruda Bastos (85) Gestão em Saúde Prof. Arruda Bastos (85)
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA INVESTIGAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS.
Resíduos Sólidos e Perigosos
Energias alternativas: Regulação do Biogás e Biometano
Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
09/20/09 PAINEL: AGENDA PNPIC SUSTENTABILIDADE, IMPLEMENTAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE AGENDA PNPIC Coordenação Nacional de Práticas.
Siconv Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse.
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
Causam ÓBITOS, INVALIDEZ, FERIMENTOS e INTOXICAÇÕES Causam ÓBITOS, INVALIDEZ, FERIMENTOS e INTOXICAÇÕES Contaminam AGUA, SOLO e AR Contaminam AGUA, SOLO.
Princípios de Eficiência na Gestão do RPPS - Pró-Gestão
SESSÃO REGIONAL DO AMBIENTE
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
Gestão de Riscos “Gestão de Riscos RDC 36 de 2013”
BRK Ambiental GESTÃO DE INTEGRIDADE, CONTROLES INTERNOS E RISCOS NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL.
BANCO DE PREÇOS EM SAÚDE – BPS 12ª Reunião CT/BPS
Resultados da mobilização regional: 892 Propostas Estratégicas
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
Atividade: Elaboração de um plano para implementação de Boas Práticas
Atendente de Farmácia Facilitadora: Jurema Prado.
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPI
LEGISLAÇÃO – garantia qualidade matérias primas e produto acabado
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Conceitos básicos em resíduos sólidos
ORIENTAÇÕES SOBRE REQUISITOS MÍNIMOS PARA O LICENCIAMENTO SANITÁRIO
Boas práticas contra discriminação no trabalho
Impacto Dos Fármacos Nos Recursos Hídricos
é lei Agora Política Nacional de Resíduos Sólidos empresas e população
Transcrição da apresentação:

Descarte de Medicamentos Responsabilidade compartilhada

ONDE SÃO DESCARTADOS OS MEDICAMENTOS VENCIDOS OU AS SOBRAS DE MEDICAMENTOS?

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Riscos à saúde de crianças ou pessoas carentes que possam reutilizá-los. Reuso indevido de sobras de medicamentos - reações adversas graves, intoxicações, entre outros problemas. Sistema Nacional de Informações Tóxico- Farmacológicas - Sinitox: medicamentos ocupam primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações desde 1996 (2009 – / 27%) Agressão ao meio ambiente - contaminação da água, do solo e de animais. Descarte de Medicamentos Riscos do descarte inadequado de medicamentos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Lei nº 5991/ Dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos. Lei nº 6360/ Dispõe sobre a vigilância sanitária a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmacêuticos... Portaria nº 3.916/ Política Nacional de Medicamentos. Resolução CNS nº 338/ Política Nacional de Assistência Farmacêutica. Descarte de Medicamentos Contexto legal - Medicamentos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Descarte de Medicamentos  Resolução CONAMA nº. 358, de 29 de abril de 2005 Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e dá outras providências.  Lei nº , de 05 de janeiro de 2007 Estabelece as Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico.  Lei nº , de 2 de agosto de 2010 Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.  Decreto nº 7.404, de 23 de dezembro de 2010 Regulamenta a Lei nº /2010. Contexto legal – Resíduos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Descarte de Medicamentos  Portaria 344/98 e a Instrução Normativa n°. 6/ Regulamento Técnico de substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial.  Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº. 306/ Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.  Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº. 56/ Boas Práticas Sanitárias no Gerenciamento de Resíduos Sólidos nas áreas de Portos, Aeroportos, Passagens de Fronteiras e Recintos Alfandegados.  Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº. 81/2008 – Regulamento Técnico de Bens e Produtos Importados.  Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº. 88/ Proíbe em inaladores a presença do gás CFC, um propulsor que danifica a camada protetora de ozônio.  Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº.44/2009 – Dispões sobre Boas Práticas em Farmácias e Drogarias. Contexto legal - Resíduos Descarte de Medicamentos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária  PLC N° 595/ Altera o Artigo 6 ª à Lei 5.991/1973, para dispor sobre o recolhimento e o descarte consciente de medicamentos  PLS N° 148/ Altera a Lei n º /2010, para disciplinar o descarte de medicamentos de uso humano ou de uso veterin á rio.  PL N° 396/2011 -Dispõe sobre o fracionamento de medicamentos.  PLS N° 229/ Altera a Lei n º /2010, que institui a Pol í tica Nacional de Res í duos S ó lidos, para dispor sobre o gerenciamento dos res í duos de servi ç os de sa ú de pelos Munic í pios.  PLS N° 8044/ Institui a Pol í tica Nacional de Medicamentos.  PL N° 5.087/ Obriga as industrias farmacêuticas e as empresas de distribui ç ão de medicamentos, a dar destina ç ão adequada a medicamentos com prazos de validade vencidos e d á outras providências.  PLS N° 259/ Altera a Lei n º 6.360, de 23 de setembro de 1976, para dispor sobre a impressão do n ú mero do lote e das datas de fabrica ç ão e de validade de medicamentos.  PL N° 718/ Altera o Decreto-Lei n º 467/1969, para dispor sobre a devolu ç ão de embalagens vazias de produtos de uso veterin á rio.  PL N° 7.029/ Acresce dispositivos ao art. 22 da Lei n º 6.360/1976, para dispor sobre registro e fracionamento de medicamentos para dispensa ç ão, e d á outras providências.  PL N° 1.564/ PLC61/ Altera a Lei n º 9.787/1999, dispondo sobre a prescri ç ão de medicamentos pela  PL N°3.125/ Altera dispositivos da Lei n º 7.802/1989, que dispõe sobre a pesquisa, a experimenta ç ão, a produ ç ão, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercializa ç ão, a propaganda comercial, a utiliza ç ão, a importa ç ão, a exporta ç ão, o destino final dos res í duos e embalagens, o registro, a classifica ç ão, o controle, a inspe ç ão de agrot ó xicos e afins, e d á outras providências. Descarte de Medicamentos Contexto legal – Projetos de Lei

Agência Nacional de Vigilância Sanitária  Objetivo: Destinação final ambientalmente adequada, com a finalidade de preservar a saúde pública e proteger e melhorar a qualidade do meio ambiente.  Art. 9º - Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração redução reutilização reciclagem tratamento dos resíduos sólidos disposição final ambientalmente adequada Descarte de Medicamentos Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei 12305/10

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Descarte de Medicamentos: prioridade estratégica na Agenda Regulatória de Implantação do Grupo Técnico – GT Descarte de Medicamentos da Anvisa. Fortalecimento da discussão no âmbito da Anvisa e do Ministério da Saúde Integração com o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos Criação do Grupo de Trabalho Temático de Medicamentos – GTT de Medicamentos, no âmbito da PNRS Organização do Painel de Descarte de Medicamentos – 15/4/2011 Descarte de Medicamentos Ações da ANVISA - SNVS

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aprovação pelo GTA / Comitê Orientador em 16/3/2011. Composição do GTT: - Poder Público: - União (MMA, MS, Min.Cidades) e Estados e Municípios (Conass e Conasems) - Setor empresarial: Indústrias, Distribuidoras, Estabelecimentos Farmacêuticos - Instituições de Ensino - Entidades Profissionais  Elaboração da proposta para implementação da logística reversa na cadeia do medicamento, para apresentar para o Grupo Técnico Assessor - GTA e Comitê Interministerial da PNRS. CONSTRUÇÃO DE ACORDOS SETORIAS Descarte de Medicamentos Grupo de Trabalho Temático - GTT de Medicamentos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Realização de painéis e seminários regionais / estaduais. Inserir o tema descarte de medicamentos nas Conferências de Saúde. Fortalecimento das ações do Grupo de Trabalho Temático de Medicamentos – GTT de Medicamentos, no âmbito da PNRS.  Participação da discussão de regulamentação sobre o tema no Congresso Nacional e nas instâncias estaduais e municipais Descarte de Medicamentos Propostas de ações - SNVS