PUC-SP MEIOS DE PAGAMENTO E POLÍTICA MONETÁRIA Finanças II – Profª Verônica Lívia de Oliveira Testa Mayara Lico Spada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MATEMATICA FINANCEIRA
Advertisements

Macroeconomia Aula 2.
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
Fundamentos de Economia
DEFINIÇÃO E OBJETIVOS DA POLITICA MONETÁRIA
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
POLÍTICA MONETÁRIA promover o desenvolvimento econômico
POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA ECONÔMICA
Instrumentos de Política Macroeconômica
SISTEMA MONETÁRIO.
MOEDA.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
MOEDA.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Fundamentos de Economia
Introdução à Macroeconomia
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (noções gerais)
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS E POLÍTICA MONETÁRIA
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
Sistema Financeiro Nacional
APRESENTA.
Mercado Financeiro: noções
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade I
Mecanismos das Instituições Financeiras
POLÍTICAS ECONÔMICAS Cézar Augusto Pereira dos Santos 1.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Análise Conjuntural I /2º
Macroeconomia Política Monetária Aula 2 Rafael de la Vega GESTÃO
O lado monetário da economia
POLÍTICA MONETÁRIA.
Disciplina: Mercado Financeiro
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 1.Indique e descreva as três funções da moeda Meio de Troca: É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem.
Sistema Monetário. O Significado da Moeda Dinheiro é um ativo da economia utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos.
Mercado Financeiro 1/13 Aula 2 Políticas Econômicas Parte I ABREU FILHO, José Carlos Franco de, et alli Finanças corporativas. 9ª. edição revista. Rio.
Macroeconomia: abordagem de variáveis básicas Curso de nivelamento em Economia Profa. Me. Andréia Tonani.
ECONOMIA E MERCADO. UNIDADE III SISTEMA FINANCEIRO NO BRASIL. MAIO / 2016 Prof. Nailde Medeiros.
MERCADO FINANCEIRO – ASSAF NETO, Alexandre Tópicos Especiais em Economia III – Marcados de Capitais – Prof. Ido Michels.
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro. O lado monetário da economia Os agregados monetários no Brasil : M0 = moeda em poder do público (papel-moeda.
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
Economia Monetária II 15ª aula
PROF. ELISSON DE ANDRADE
Economia Monetária II 5ª aula
Economia Monetária II 5ª aula
MACROECONOMIA Site:
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
ECONOMIA MONETÁRIA Economia monetária e financeira – Fernando Cardim de Carvalho et al. Economia monetária: a macroeconomia no contexto monetário – Ernani.
O lado monetário da economia
Prof. Wesley Vieira Borges Economia e Negócios
Mercado de capitais Profa. Renata Morgado
Por que permanece elevada?
Professor Luiz Antonio de Carvalho
DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Ana Carolina Bianca Nildo Priscila
Política Monetária - Conceito: Entende-se a atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia: quantidade ofertada de moeda, nível.
AUTORIDADES MONETÁRIAS   Conselho Monetário Nacional (CMN) ·       Órgão normativo ·       Responsável pela fixação das diretrizes das política monetária.
Economia Monetária II 18ª aula
ECONOMIA MONETÁRIA Sistemas Monetários Alternativos Historicamente, vários bens foram usados como moeda: gado, ouro, prata, papéis impressos pelo.
ECONOMIA MONETÁRIA Introdução O que é macroeconomia? Em macroeconomia estudamos os principais agregados macroeconômicos, isto é, observamos o comportamento.
Modelo IS-LM IS – equilíbrios possíveis no mercado de bens
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
MERCADOS E INSTRUMENTOS FINANCEIROS MERCADO MONETÁRIO Maputo, Março de
Capítulo 13 A Função Oferta de Moeda
Macroeconomia Seções 4.3 e 4.4 – Funções e papéis do Bacen e dos bancos comerciais Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva.
Desafios da Contabilização das Moedas Virtuais
LES0675 – Economia Monetária
POLÍTICA MONETÁRIA.
Transcrição da apresentação:

PUC-SP MEIOS DE PAGAMENTO E POLÍTICA MONETÁRIA Finanças II – Profª Verônica Lívia de Oliveira Testa Mayara Lico Spada

DEFINIÇÕES MEIOS DE PAGAMENTO Conjunto dos meios utilizados p/ realização de pagamentos. São representados pela moeda legal emitida, sendo que, moeda é tudo aquilo que serve como meio de troca ou uma unidade de valor em termos da qual o preço de qualquer coisa é estabelecido. POLÍTICA MONETÁRIA Controle da oferta da moeda e das taxas de juros, garantindo liquidez ideal de cada momento econômico. Objetivo: promover o desenvol- vimento econômico, garantir pleno emprego e sua estabilidade, garantir a estabilidade de preço, o controle da inflação etc.

HISTÓRICO E EVOLUÇÃO MEIOS DE PAGAMENTO A circulação da moeda no passado era garantida por seu lastro em ouro. A moeda só era emitida se tivesse seu equiva- lente em ouro como reserva. Com o crescimento de atividades econômicas e expansão dos mercados financeiros isso tornou-se inviável e foi criada a moeda sem lastro (moeda fiduciária). POLÍTICA MONETÁRIA 1994: lançado o Plano Real. Adoção de diversas medidas econômicas e legislativas, possibilitando a transição de uma economia inflacionária p/ a normalidade. Criação do Real (julho/94), cuja principal conquista, a estabili- dade do nível de preços, perdura até hoje.

ENTIDADES PARTICIPANTES CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL – CMN Entidade superior do sistema financeiro que é responsável pela fixação das diretrizes das políticas monetária, creditícia e cambial. Por este envolvimento nas políticas econômicas nacio- nais, o CMN transformou-se num conselho de política econômica. BANCO CENTRAL DO BRASIL – BC ou Bacen Entidade que atua como órgão executivo central do sistema financeiro. Cabe-lhe a respon- sabilidade de cumprir e fazer cumprir as disposições que regulam o funcionamento do sistema e as normas do CMN. Missão: estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do sistema financeiro.

FUNCIONAMENTO MEIOS DE PAGAMENTO A moeda desempenha 3 importantes funções: 1)Instrumento de troca: promove o intercâmbio de bens e serviços por outros; permite a negociação de partes ou frações dos bens e serviços (divisibilidade), e; imprime maior agilidade às transações de mercado. 2)Medida de valor (ou unidade de conta): serve de parâmetro para se apurar o valor monetário da transação dos bens e serviços, permitindo inclusive comparações. 3)Reserva de valor: permite aos agentes econômicos manter seus patrimônios para uso posterior. Essa função atribui à moeda liquidez absoluta, possibilitando sua conversibilidade em qualquer outro ativo (financeiro ou real).

FUNCIONAMENTO POLÍTICA MONETÁRIA Os instrumentos clássicos utilizados são: Depósito compulsório: regula o multiplicador bancário, restringindo ou alimentando a expansão dos meios de pagamento. Redesconto ou empréstimo de liquidez: socorro que o BC fornece aos bancos no caso de necessidades momentâneas de caixa. Mercado aberto (open market): regula a oferta monetária e o custo primário do dinheiro na economia. Controle e seleção de crédito: impõe restrições ao funcionamento das forças de mercado, estabelecendo controles diretos sobre o volume e o preço do crédito.

CONCLUSÃO A expansão dos meios de pagamentos pelos bancos constitui um importante aperfeiçoamento das funções da moeda. Bancos criam moeda escritural ao conceder empréstimos por crédito em conta corrente, uma vez que eles aumentam os saldos de depósitos à vista. Autoridades monetárias podem aumentar ou diminuir os meios de pagamentos ou a quantidade de papel-moeda existente na economia. Épocas inflacionárias: público retém menor quantidade de moeda nas mãos, preferindo deixar seu dinheiro aplicado nos bancos. Períodos de inflação baixa: aumenta a preferência pela liquidez em relação aos meios de pagamentos e o multiplicador monetário se reduz.