1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 1.Língua e Linguagem AULA DIGITAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Advertisements

Linguagem, comunicação e interação
Variedade Lingüística
REVISÃO: LÍNGUA PORTUGUESA
Interpretação textual
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas.
Teorias de Controle Social George Mead. GEORGE MEAD Pai fundador do interacionismo simbólico. Pai fundador do interacionismo simbólico. Mead destina um.
Linguagem, comunicação e interação Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos - CCAE-UFES Departamento de Engenharia Rural - ERU Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
Uma apresentação criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 13. Pronomes AULA DIGITAL.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
Assum Preto Luiz Gonzaga Tudo em vorta é só beleza Sol de Abril e a mata em frô Mas Assum Preto, cego dos óio Num vendo a luz, ai, canta de dor (bis)
Variação Linguística Alunas : Amanda, Carla, Eliane e Noemi 2° ano.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 23. As Orações Coordenadas AULA DIGITAL.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
Variação Linguística A Variação de uma língua é o modo pelo qual ela se diferencia, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto Histórico, Geográfico.
Variação Linguisticas A variação de uma língua é o modo pelo qual ela se diferencia, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico.
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GURUPI COORDENAÇÃO REGIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Curso Cem Horas Tutora: Susley Unidade 3- atividade 02 Plano.
- Introdução à Semiótica -
Elementos da comunicação Língua e Linguagem Gêneros textuais
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
O UNIVERSO DA LINGUAGEM
LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Médio A língua, seus signos e a gramática
Aula 01 Português Professor: Ulisses Coelho
Prof. Arthur Albertin.
Português Instrumental e Redação Técnica EAD – 30 HORAS.
Variação Linguística. :D
Unidade 4 Interação Online e Educação à Distância
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
O Ensino de Língua Portuguesa
Modelo de Carta formal e informal com exemplos. Formal e Informal.
Prof. Ms. Luiz Felippe M. Ramos
Variedades Linguísticas Unidade 1
Língua Gestual Portuguesa
ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA
Linguagem e interação 1a. Série do Ensino Médio.
LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL
Língua e Linguagem Professora: Marlene Pires Martins.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Língua Portuguesa Aula 1 Prof. Fábio Simas.
Prof.: Benedito Salazar Sousa
FILOSOFIA DA LINGUAGEM
Comunicação e expressão
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Comunicação Empresarial
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
Funções da Linguagem.
- Introdução à Semiótica -
Concordância e variação linguística
LÍNGUA, LINGUAGEM E VARIAÇÃO O UNIVERSO DA LINGUAGEM
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
BILINGUISMO O termo aplicado ao indivíduo, pode significar simplesmente a capacidade de expressar-se em duas línguas. BILINGUISMO.
I – inTrodução à linguística:
Aspectos de coesão textual
Colocação Pronominal Profª.: Suzete Beppu.
Professora Eliana Paz 2º ANO Ensino Médio LINGUAGEM O que é linguagem ? O que é linguagem ? Quais os diferentes tipos de linguagem de que o homem dispõe.
Comunicação.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
I – inTrodução à linguística:
Introdução Capítulo 1 Lógica de Programação
A CONCEPÇÃO DE HOBBES (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra.
Introdução: - A evolução da comunicação Elaborado por: Ricardo Magalhães & Pedro Santos & IINE Inês Teixeira.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Sociedade em Rede A sociedade em rede é estruturada a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas; Essas sociedades resultaram no aperfeiçoamento.
Como fazer verdadeiros amigos
Transcrição da apresentação:

1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 1.Língua e Linguagem AULA DIGITAL

Linguagem, Códigos e suas Tecnologiaswww.cpveditora.com.br 2 Língua Portuguesa Capítulo 1 AULA DIGITAL Índice Linguagem Linguagem Verbal Não verbal Mista Língua Discurso Língua e Sociedade Variedades Linguísticas A Gramática e a Noção de Correto

Linguagem, Códigos e suas Tecnologiaswww.cpveditora.com.br 3 Língua Portuguesa Capítulo 1 AULA DIGITAL Aula de Português A linguagem na ponta da língua tão fácil de falar e de entender. A linguagem na superfície estrelada de letras, sabe lá o que ela quer dizer? Professor Carlos Góis, ele é quem sabe, e vai desmatando o amazonas de minha ignorância. Figuras de gramática, equipáticas, atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me. Já esqueci a língua em que comia, em que pedia para ir lá fora, em que levava e dava pontapé, a língua, breve língua entrecortada do namoro com a prima. O português são dois; o outro, mistério. Carlos Drummond de Andrade Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da nação brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro Oswald de Andrade Língua Esta língua é como um elástico que espicharam pelo mundo. No início era tensa, de tão clássica. Com o tempo, se foi amaciando, foi-se tornando romântica, incorporando os termos nativos e amolecendo nas folhas da bananeira as expressões mais sisudas. Um elástico que já não se pode mais trocar, de tão gasto; nem se arrebenta mais, de tão forte. Um elástico assim como é a vida que nunca volta ao ponto de partida. Gilberto Mendonça Teles LEITURA

Linguagem, Códigos e suas Tecnologiaswww.cpveditora.com.br 4 Língua Portuguesa Capítulo 1 AULA DIGITAL As várias linguagens Você está me entendendo? Linguagem Muitas são as formas de que o ser humano dispõe para se comunicar: palavras, gestos, desenhos e até mesmo o silêncio. A comunicação acontece sempre que emitimos uma mensagem e nos fazemos entender por outrem. Na comunicação, utilizamos a linguagem, que é a representação daquilo que pensamos por meio de sinais convencionados que Permitem a interação entre as pessoas. Assim, há diferentes tipos de linguagem, como a música, a arte, a dança etc. · Linguagem verbal — aquela que tem por unidade a palavra escrita ou falada; ·Linguagem não-verbal — tem por unidades o gesto, o movimento, a imagem etc; “PAZ “ ·Linguagem mista — utiliza a imagem e a palavra.

Linguagem, Códigos e suas Tecnologiaswww.cpveditora.com.br 5 Língua Portuguesa Capítulo 1 AULA DIGITAL Língua, Discurso e Variação Língua = é um sistema, uma espécie de código formado por palavras e um conjunto de regras, pertencente a um grupo de indivíduos. Discurso = é a língua na sua execução individual. Variedades linguísticas = diferenças no falar de cada grupo social. Essas variedades podem acontecer devido a condições sociais, culturais, regionais e, até mesmo, históricas.

Linguagem, Códigos e suas Tecnologiaswww.cpveditora.com.br 6 Língua Portuguesa Capítulo 1 AULA DIGITAL A gramática e a noção de correto Gramática normativa Conjunto sistematizado de regras para se escrever e falar de acordo com o padrão culto da língua. “Gramática natural” as estruturas e regras todos os falantes conhecem, eles não precisam, necessariamente, dominar as regras da gramática normativa. Assim, o conceito de certo e errado na língua torna-se uma questão de adequação, isto é, a linguagem correta será aquela apropriada aos elementos presentes no processo de Comunicação.