Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa. Envelhecimento dos Sistemas Fisiológicos Principais Composição corporal / Nutrição / Antropometria Metabolismo hidroeletrolítico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sitema esquelético ColégioINEDI Prof. Luiz Antônio Tomaz.
Advertisements

SUGESTÃO O REI, O BOBO E O SÁBIO.
SISTEMA TEGUMENTAR Curso:- Cuidador de Idoso
Sitema esquelético.
Profª Karen Borges de Andrade Costa
FUNDAMENTOS DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
ASPECTOS FISIOLÓGICOS DO ENVELHECER
Treinamento Funcional CORE
Terminologia macroscópica
ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE
Sistema tugumentar (PELE)
Sistema Tegumentar.
TimeWise Repair Danos provocados pelos raios solares Pele muito seca Manchas escuras pronunciadas Rugas profundas e flácidas no pescoço Flacidez debaixo.
A linguagem oral, a postura ereta, a habilidade com as mãos e a inteligência são algumas das características dos seres humanos!
Envelhecimento do Sistema Nervoso Beatriz Alves Sheila Bezerra Dayane Freitas Iohana Queiroz Joyce Mikaelly Período: Luana Dinally 5°B Tatiana Cavalcante.
Discromia e Acromia Carolina Canova Daiani Marangoni Érika Orrutia Izabela Cristina Keli Bueno Noelia de Paula Renata da Paz Vilma Lidia.
PROTEÇÃO DO CORPO 8º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL.
SISTEMA ESQUELÉTICO Prof° Leandro Penitente. DIVISÃO DO CORPO HUMANO.
Envelhecimento do Sistema Musculo Esquelético. Introdução  O envelhecimento, processo natural pelo qual todos os seres humanos passam, é caracterizado.
ESCOLA EDUCANDÁRIO GOIÁS PROFESSORA: EMMANUELLA RODRIGUES 8º ANO - BIOLOGIA.
Aparelho reprodutor feminino: anatomia, histologia e citologia
Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa. O processo de envelhecimento acompanha-se de diminuição funcional dos diversos sistemas sensoriais do organismo DECLÍNIO.
Fisiologia do Envelhecimento Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa.
Profa. Adriana Nogueira. O ácido hialurônico é uma substância presente no organismo, responsável por manter a elasticidade e preencher os espaços.
Constipação. Introdução O fenômeno do envelhecimento gera mudanças no sistema digestório que incluem a diminuição da motilidade dos órgãos digestórios,
E o que são as c cc cartilagens? Vamos então fazer uma pequena viagem pelos ossos do nosso corpo… tecido mais maleável que o tecido ósseo. …não havia ossos.
O Corpo humano é uma das maravilhas
Noções de Anatomia Lucilia Coimbra.
Avaliação da Pele Prof Suzana C. N. Lino.
APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE EXERCÍCIO GROBS, Bruna Frizon1,2; POSSAMAI, Leonardo Trevisol1,2; JACQUES,
Colégio Maria Imaculada
+ A Pele INTRODUÇÃO.
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos.
Colégio Maria Imaculada
Sistemática e classificação embriológica dos animais
SISTEMA ÓSSEO Profa. Thâmara Alves.
LESÕES ELEMENTARES EM DERMATOLOGIA
ANÁLISE SÓCIO DEMOGRÁFICA
EFEITOS FISIOLÓGICOS DA IMERSÃO
Professor: Guilherme Vieira
Recomendações Nutricionais
5 SENTIDOS Página 345.
Sistema Nervoso Marcus Ferrassoli.
Desequilíbrio Hidroeletrolítico
PROFESSORA Ana Cecilia
Sistema Nervoso.
R$ 59,90 COLLAGEN O colágeno é uma proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele, que é produzida naturalmente pelo corpo, mas que também pode.
HISTOLOGIA ANIMAL Estudo dos tecidos; Quatro grupos: Epitelial;
NUTRIÇÃO DO ADULTO E DO IDOSO
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E BIOSSEGURANÇA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Padrão dermatoscópico das alopecias cicatriciais causadas por lúpus eritematoso discoide.
GENÉTICA B IOLOGIA DO ENVELHECIMENTO -T ELÔMEROS Jaciele Alves, Márcio Valente, Milena Costa, Pedro Nunes e Sandra Gomes – Biomedicina 2º e 3º Período.
AS.4 How a human body is built – The skin
Recomendações Nutricionais
Recomendações Nutricionais
ENVELHECIMENTO E A SOCIEDADE
NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os.
Ossos.
Recomendações Nutricionais
Cosmetologia Prof. Vanderval S. de Oliveira Pele: Estrutura da Pele.
Estudo do tecidos. Tecidos = conjunto de células.
SISTEMA TEGUMENTAR PELE E ANEXOS DA PELE Profª. Dra. Adriana Soeiro J. Ayres.
Sistema Tegumentar Lena Beatriz Enfermeira/Docente.
Sistema Sensorial.
Ler/Dort Nas dorsalgias Consultoria: Amaro Lopes Araujo Ailton Santos de oliveira Cassiano Roberto Edenadir Valério Raiana Silva.
O que é Colágeno? Clínica de Beleza e Saúde.
Anatomia da pele Clínica de Beleza e Saúde.
Transcrição da apresentação:

Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa

Envelhecimento dos Sistemas Fisiológicos Principais Composição corporal / Nutrição / Antropometria Metabolismo hidroeletrolítico Imunossenescência Termorregulação Órgãos dos sentidos (visão e audição) Estruturas envolvidas na voz, fala, motricidade oral e cavidade oral Pele e anexos Sistema endócrino Sistema cardiosvascular Sistema respiratório Sistema gênito-urinário Sistema gastrointestinal Sistema nervoso

“Nem todo mundo me trata como velho. Acho graça disso. Por quê? Porque um velho nunca se sente velho. Compreendo, a partir dos outros, o que a velhice implica para aquele que a olha de fora.

Mas eu não sinto a minha velhice, logo, a minha velhice não é algo que me ensine alguma coisa. O que me ensina alguma coisa é a atitude dos outros em relação a mim [...].

ENVELHECIMENTO NORMAL ESTATURA A estatura ereta pode diminuir de 3 a 5 cm no final da idade adulta. –Razões? No decorrer do dia? A diminuição é mais evidente em mulheres. Acima dos 70 anos a estatura diminuí em média 2cm/ano

Estatura Discos intervertebrais Enfraquecimento muscular Degeneração das vértebras Osteoartrite das articulações vertebrais Pode aumentar dor na parte inferior da coluna, levar a problemas respiratórios.

Alterações na postura do idoso MODIFICAÇÕES : COLUNA VERTEBRAL CAIXA TORÁXICA

Envelhecimento Cutâneo ENVELHECIMENTO DA PELE

ENVELHECIMENTO NORMAL PELE E PÊLOS PERDA DE ELASTINA E COLÁGENO– RUGAS PERDA DA CAPACIDADE DE SUSTENTAÇÃO – BOLSAS ORBITAIS E SULCOS LABIAIS DIMINUIÇÃO DAS GLÂNDULAS- PELE SECA E ASPERA E POROS DILATADOS

- Achatamento das papilas dérmicas -Reduzida proliferação basal dos queratinócitos - Perda de aproximadamente 20 % da espessura da derme.

O colágeno fica mais estável com a idade. O que causa um aumento na rigidez e na perda de elasticidade do tecido conjuntivo.

O decréscimo da atividade enzimática celular dos fibroblastos torna mais lenta a cicatrização no idoso. Scanning electron micrograph of skin epithelial cells

Coloured electron micrograph (SEM) of epidermal skin cells after sunburn. O foto-envelhecimento consiste nas mudanças na aparência e nas funções da pele como resultado direto da exposição à radiação ultravioleta do sol ao longo da vida.

O foto-envelhecimento é caracterizado por rugas, amarelamento, aspereza, atrofia, pintas pigmentadas, máculas amarronzadas e vasodilatação.

ENVELHECIMENTO NORMAL PELE E PÊLOS ALTERAÇÃO NOS MELANÓCITOS E ALÇAS CAPILARES – MANCHAS SENIS UNHAS FRÁGEIS

A epiderme torna-se seca, flácida e muito fina como decréscimo do tamanho do queratinócito. Os melanócitos declinam numa taxa de 10 % por década.

ENVELHECIMENTO NORMAL PELE E PÊLOS PERDA DE PELOS ( 50 A 100 P/DIA ) PERDA DA PIGMENTAÇÃO COM ALTERAÇÃO NA COR

O cabelo torna-se branco e aproximadamente 50% das pessoas com idade em torno dos 50 anos.

A perda de cabelo na região frontal e temporal nos homens inicia-se entre o fim da adolescência e o fim da terceira década. A menopausa nas mulheres pode causar perda de cabelo.

Autor: Prof. Edgar Nunes Moraes