Instrumentação Industrial Prof. Evaldo Renó Faria Cintra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial
Advertisements

Medidas Elétricas.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CALIBRAÇÃOCALIBRAÇÃO.
ERROS E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS
Estimativas de grandezas cap 2. e cap 3 Média Desvio Padrão e Variância Definições importantes Distribuição Normal Teorema do limite central Hipóteses.
Valor Verdadeiro e Precisão
ERROS E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Instrumentos Elétricos de Medição Parte II.
Autor : Lênin Charqueiro. Pelotas,8 de março de
Francisco E. Magalhães & Marcelo M. Campello
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina LAB FÍSICA 1 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS e INCERTEZAS NAS MEDIDAS LAB FÍSICA 1 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS.
Mariur Beghetto Diagnóstico de enfermagem Julgamento clínico Precede a seleção das intervenções Julgamento clínico Precede a.
Automação Industrial Trabalho de Introdução a Engenharia.
MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO Características MÁQUINAS ELÉTRICAS II ROBERLAM GONÇALVES DE MENDONÇA, Dr Prof. Titular do IFG.
 INSTRUMENTAÇÃO é a ciência que aplica e desenvolve técnicas para adequação de instrumentos de medição, transmissão, indicação, registro e controle de.
Amintas engenharia.
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM – Unidade 2 Professor Marcelo Menezes Reis
O que é Estatística? Introdução ao CEQ
Conceitos Básicos Prof.: Nivaldo T. Schiefler Jr. / Edson H. Watanabe
Desenho Técnico para Mecânica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA PROJETO PIBEG Unidade IV Interpolação Polinomial.
Programação Não Linear
Helder Anibal Hermini. Os “termômetros de resistência” funcionam baseados no fato de que a resistência de uma grande gama de materiais varia com a temperatura;
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2017 Inferência Estatística Camilo Daleles Rennó
Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa
TÍTULO Área do trabalho
Medidas de Dispersão para uma amostra
Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa
“ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FANUEL” GUARDA MIRIM DE TELÊMACO BORBA
Experiências aleatórias
Prof. Ms. Janilson Lotério
Decisões Práticas no Desenvolvimento de Escalas
Aula 1 Introdução ao curso Introdução a teoria de erros
Aula 2 Propagação de erros
3ª aula RESOLUÇÃO PELO MÉTODO GRÁFICO UNIDADE 3
Instrumentação Eletrônica
Escalas de medidas aula 2
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
Econometria Propriedades assintóticas dos estimadores MQO
Mecânica Aplicada Vibrações Aula 1.
Atividades 1: Alimentação
MEDIÇÃO EM QUÍMICA. MEDIÇÃO EM QUÍMICA INCERTEZA DE UMA MEDIÇÃO Efetuar uma medição é realizar uma comparação do valor de uma grandeza com outro predefinido,
9. Testes de Hipóteses Paramétricos
Erros de medição.
Efeito da temperatura sobre a morte térmica A partir do gráfico de N = f (t) ou da expressão ln(No/N) = k.t, obtém-se o valor de D para uma determinada.
Potência elétrica.
Desenho Técnico Moderno
Introdução às distribuições normais AULA 5. Propriedades de uma distribuição normal Suas média, mediana e moda são iguais. Tem forma de sino e é simétrica.
Estatística Aplicada Larson Farber 9 Correlação e regressão.
Química Análítica IV - II sem/ Profa Ma Auxiliadora Química Analítica IV 1  semestre 2012 Profa. Maria Auxiliadora Costa Matos ERRO E TRATAMENTO.
Agosto / 2018 Erros e tratamento de dados experimentais 1 Quanti I Profa. Dra Michelle Liberato.
1 Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos 3.9. Gráfico de Fluxo de Sinais Linearização de Modelos Prof. André Marcato Livro Texto: Engenharia.
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
Etapas da realização dos trabalhos de LEQ IV
CURVA NORMAL Valor Médio 68,28 % 95,46 % 99,76 %.
Procedimentos antes e após coleta dos dados
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564)
TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA
Princípios de Controle
Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos. 3. 9
Erro de Medição O erro de medição é definido como o resultado de uma medição menos o valor verdadeiro (convencional) do mensurando (objeto da medição -grandeza.
Algarismos e Medições.
A física é uma ciência experimental
- Considerando Restrições -
Modelagem de Sistemas Dinâmicos Aula 02 – Conceitos e Modelagem de Sistemas Dinâmicos Eng. Melkzedekue Moraes de Alcântara Calabrese Moreira
Políticas Públicas de Saúde Bioestatística - Amostragem
Prof. Elmer Pablo Tito Cari
DETERMINAÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA POR SUBMEDIÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DO ÍNDICE DE DESEMPENHO DA MICROMEDIÇÃO (IDM)
1) Histórico 1977 – Início – necessidade de explicitação de incertezas de medição; 1980 – Recomendação INC-1 (aprovada em 1981); 1986 – retificação pela.
Transcrição da apresentação:

Instrumentação Industrial Prof. Evaldo Renó Faria Cintra

Sistemas de medição Características estáticas de instrumentos de medição: Exatidão Capacidade de um instrumento de fornecer a resposta próxima a um valor verdadeiro.

Sistemas de medição Características estáticas de instrumentos de medição: Classe de exatidão: São classes de instrumentos de medição que satisfazem a certas exigências metrológicas destinados a conservar os erros dentro de limites especificados.

Sistemas de medição Características estáticas de instrumentos de medição: Classe de exatidão Aplicação Menor que 0,3 (não padronizado) Medições em laboratório, medições especiais 0,3 Medidas de energia com fins de faturamento, medições em laboratórios 0,6 e 1,2 Alimentação usual de amperímetros, voltímetros, wattímetros, medidores estatísticos, fasímetros, etc. 3 Aplicações diversas. Não deve ser usado em medição de energia e potência.

Sistemas de medição Características estáticas de instrumentos de medição: Precisão: Descreve o grau de liberdade a erros aleatórios

Sistemas de medição Características estáticas de instrumentos de medição: Repetitividade: Descreve o grau de concordância entre os resultados de medições sucessivas de um mesmo mensurado efetuadas sob as mesmas condições de medição.

Sistemas de medição Características estáticas de instrumentos de medição: Reprodutibilidade: Proximidade acertada entre medições do mesmo valor de uma grandeza obtida em diferentes condições.

Sistemas de medição Características estáticas de instrumentos de medição: Resolução: Variação menor possível que pode ter uma variável física a qual pode causar uma variação na resposta do sistema de medição.

Sistemas de medição Características estáticas de instrumentos de medição: Tolerância: Erro máximo esperado em um determinado valor.

Sistemas de medição Características estáticas de instrumentos de medição: Faixa de indicação (range): Conjunto de valore limitados pelas indicações extremas entre os valores máximos e mínimos.

Sistemas de medição Características estáticas de instrumentos de medição: Tendência de um instrumento de medição: É um erro sistemático da indicação de um instrumento que ocorre em toda sua faixa de indicação.

Sistemas de medição Características estáticas de instrumentos de medição: Linearidade e não linearidade: Linearidade – A leitura do instrumento é linearmente proporcional à grandeza medida.

Sistemas de medição Características estáticas de instrumentos de medição: Não linearidade: O máximo de desvio de qualquer uma das leituras com relação à reta obtida.

Sistemas de medição Características estáticas de instrumentos de medição: Sensibilidade: Resposta de um instrumento de medição dividido pela correspondente variação do estímulo.

Sistemas de medição Características estáticas de instrumentos de medição: Deriva de zero e deriva de sensibilidade :

Sistemas de medição Características estáticas de instrumentos de medição: Deriva de zero e deriva de sensibilidade:

Sistemas de medição Características estáticas de instrumentos de medição: Zona morta: Intervalo máximo no qual um estímulo pode variar em ambos os sentidos, sem produzir variação na resposta de um instrumento de medição.

Sistemas de medição Características dinâmicas de um instrumento de medição são constantes

Sistemas de medição Características dinâmicas de um instrumento de medição Instrumento de ordem zero: ou

Sistemas de medição Características dinâmicas de um instrumento de medição Instrumento de ordem zero:

Sistemas de medição Características dinâmicas de um instrumento de medição Instrumento de primeira ordem:

Figuras retiradas da apostila 5ª Parte da Apostila de Instrumentação APOSTi5.DOC Autor: Marly Rodrigues Mendes Fernandes