ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO
Advertisements

Apresentação O.
PDRAI-FNS TOCANTINS ANDAMENTO DOS TRABALHOS, ADEQUAÇÃO DE CONTEÚDOS E REVISÃO DE CRONOGRAMA Janeiro de 2016.
POLÍTICA PÚBLICA DE SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL Instituto de Economia – UFRJ Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ Autor: Yuri Ferreira Coloneze.
Licenciamento Ambiental de Torres: Documentação Básica Versão Novembro/10.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
PESQUISA SALARIAL A Pesquisa Salarial tem como objetivo coletar informações sobre padrões salariais e práticas de remuneração adotadas (antecipações, reajustes.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA – INCRA DIRETORIA DE ORDENAMENTO DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA.
A contratação integrada Rafael Jardim Cavalcante.
. ENCONTRO DE MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO Referências para a elaboração de PLHIS 9 e 10 de Novembro de 2009 Ministério das Cidades.
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
Estudos preliminares e projeto PROFESSOR: GEORGE NUNES SOARES.
REGISTRO DE PREÇOS E REGISTRO CADASTRAIS. REGISTRO DE PREÇOS Determina o Estatuto Federal das Licitações – Lei nº 8.666/93 – que as compras, sempre que.
Engenharia de Software Definição: Estabelecimento e uso de sólidos princípios de engenharia para que se possa obter economicamente um software que seja.
SEL 0440 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS Aula 1
ESTUDO PRELIMINAR E ANTEPROJETO
PROJETO ARQUITETÔNICO 1
RE -CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA..
47o CONGRESSO NACIONAL DA ASSEMAE
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Previsão de vendas.
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS. Circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos.
EFICIÊNCIA NA GESTÃO DO SANEAMENTO EM PEQUENOS MUNICÍPIOS: ENFOQUE NA MICROMEDIÇÃO Silvana da Silva Engenheira Civil, Mestre em Engenharia Civil, Professora.
Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos
PSP – Projetos de Sistemas Elétricos Prediais
SEL 0311 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS 1 Aula 1
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Dados do empreendimento:
SERVIÇOS PRELIMINARES
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Aprendizagem do Século XXI
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 3 Prof
Plano de Projeto Comercial
Elaboração de Projetos
Levantamentos e Pesquisas
Projeto Estruturado de Redes
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
1ª Reunião do Subgrupo de eSocial
Aspectos Legais a serem observados
PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA VISTA – RR
para o dimensionamento de custos socioambientais
AULA 02- Metodologia de projeto;
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
Atividades Municípios
AULA 01 - Conceitos Gerais sobre Projeto Arquitetônico.
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
Martha Rossielle, Arquiteta e Urbanista. DETERMINAÇÃO E REPRESENTAÇÃO PRÉVIAS (DESENHOS E TEXTOS) DA CONFIGURAÇÃO ARQUITETÔNICA DE EDIFICAÇÃO, CONCEBIDA.
1. - Normas técnicas de representação gráfica de levantamentos planialtimétricos; 2. - Elaboração de projetos técnicos de agrimensura com programas de.
P ROPOSTA PARA E STUDO DE D IMENSIONAMENTO L OGÍSTICO Foco na Reestruturação de Layout Logístico.
AS ambiente seguro ALUNOS: DRYELLI G. GARCIA HIGOR RICARDO RONIVALDO VINICIUS.
Plano de Avaliação do ProJovem
A Problemática da disposição final dos resíduos sólidos.
1º Fórum FIOCRUZ para Planejamento das Contratações e Renovações de Contratos de 2020 Implantação IN 01/ de agosto de 2018.
Fabiana Meurer Arquiteta e Urbanista
Desenho Técnico Moderno, 4ª Ed.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Etapas de um processo de Planeamento Territorial
FACULDADE ESUDA ARQUITETURA E URBANISMO PVI - ARQUITETURA HOSPITALAR CENTRO ONCOLÓGICO FACULDADE ESUDA ARQUITETURA E URBANISMO PVI - ARQUITETURA HOSPITALAR.
DIVISÃO DE SANEAMENTO AMBIENTAL
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Proposta de Negócio Mês/Ano
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
Avaliação e Especificação de Soluções
AULA 5: Plano Diretor do Aeroporto
Professora: (Ma.) Lívia Maria Gonçalves Porto 12/02/2019 METODOLOGIA DE PROJETO E LEGISLAÇÃO.
PLANEJAMENTO DE UMA OBRA 1A. RELATÓRIO PRELIMINAR Visita ao local em que será realizada a obra Localização do canteiro de obras – Desenho. Acessos ao canteiro.
Soluções individuais para o sistema de esgotamento sanitário de um loteamento rural na cidade de Sertaneja-PR RAFAEL MONTANHINI SOARES DE OLIVEIRA ISABELA.
GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS. Engenheiro Civil Paulo Roberto Vilela Dias, MSc  Mestre em Engenharia Civil  Professor do Mestrado em Engenharia Civil.
Palestrante: RUBENS PEREIRA E SILVA JUNIOR
Transcrição da apresentação:

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA

1- CONTATO/CLIENTE Entrevista: -definição de aspectos gerais do projeto; -identificação das necessidades e anseios imediatos do cliente (programa estimado); -adequação da obra a disponibilidade de recursos do cliente (prazo para viabilização/custo); -definição do partido – Edificação Residencial Unifamiliar Térrea.

2- ESTUDO DE VIABILIDADE Levantamento das possibilidades legais, segundo a L.U.B. – Legislação Urbanística Básica do Município (pode ser requerido à Prefeitura).

-Lei de zoneamento, parcelamento, uso e ocupação do solo. a)identificação da zona; b)uso e ocupação das zonas (afastamento frontal, A.T.M.E., A.L.M.L. e gabarito); c)verificação dos afastamentos (lateral principal, lateral secundária e fundos).

3- LEVANTAMENTO DE DADOS Destina-se a coleta do conjunto de informações de referência que representem as condições pré-existentes, objetivando a elaboração do projeto, sendo estes: a) Legais (documental); b) Físicos; c) Infra-estruturais.

a) Legais: -Registro de vistorias no local da futura edificação e de arquivos cadastrais – municipais, estaduais e federais; onde deverão constar as dimensões, área, disposição e localização do terreno onde se implantará a edificação.

- Verificação de impacto ambiental em áreas sujeitas a intervenção (situação especial). - Verificação de impacto em áreas sujeitas a avaliação de zonas de preservação histórica (ZPH - situação especial).

b) Físicos: -Características da área, dimensões reais, topografia, natureza do solo (sondagem), orientação solar e sentido dos ventos predominantes.

c) Infra-estruturais: -Fornecimento de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto, rede elétrica (em alta ou baixa tensão), esgotamento de águas pluviais, iluminação, coleta de lixo, gás e pavimentação.

4- Programa de Necessidades Destina-se a determinação das exigências de caráter prescritivo ou de desempenho a serem satisfeitas pela edificação a ser concebida. Contemplo dimensionamento dos ambientes, podendo sofrer alterações futuras no decorrer do desenvolvimento do projeto.

ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA

1- Estudo Preliminar Destina-se a concepção e representação do conjunto de informações técnicas necessárias à compreensão da configuração inicial e aproximada da edificação, podendo incluir soluções alternativas.

2- Anteprojeto de Arquitetura Destina-se a concepção e representação do conjunto de informações técnicas provisórias de detalhamento da edificação, necessárias a complementação das atividades técnicas do projeto suficientes à elaboração de estimativas aproximadas de custo e prazo.

3- Projeto Legal Destina-se a representação do conjunto de informações técnicas provisórias de detalhamento da edificação, necessárias à análise e aprovação pelas autoridades competentes.

4- Projeto Básico Destina-se a concepção e a representação do conjunto de informações técnicas da edificação (plantas de arquitetura e projetos complementares).

5- Projeto Executivo Destina-se a concepção e a representação final do conjunto de informações técnicas da edificação, completas, definitivas, e suficientes à licitação (contratação) e a execução dos serviços da obra correspondente a: plantas de arquitetura, projetos complementares, caderno de especificações, cronograma e orçamento.