Responsabilidades. Empresa Conforme o Art. 157 da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas Cabe às empresas: Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Responsabilidades.
Advertisements

Segurança e Medicina do Trabalho
Revisão.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
Legislação As normas de proteção à segurança e saúde do trabalhador estão previstas em várias convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT)
MISSÃO Construir um relacionamento ético, responsável, honesto e duradouro com nossos clientes no fornecimento de serviços.
O que é uma NR? NR – Norma Regulamentadora: Estabelece os requisitos técnicos e legais sobre os aspectos mínimos de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO).
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO – LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO.
TÍTULO QUALQUER GESTÃO DE RELAÇÕES TRABALHISTAS EZI.
Quantas NRs estão em vigor atualmente? Atualmente existem 33 Normas Regulamentadoras em vigor e uma Portaria.
21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho Jornada Dr. Sérgio Xavier da Costa Porto Alegre, outubro de 2014.
CURSO PARA CIPA Gerência de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.
A Importância do uso do EPI NR 6 - Equipamento de Proteção Individual 1. Aplicação Considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
NR 36 – Segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados.
NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
MINISTÉRIO DO TRABALHO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO
A EMPRESA SOLUÇÕES BASEADA EM Criada em 17 de março de 2011.
Condutas Técnicas em Saúde Auditiva do Trabalhador
Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho
Introdução à biossegurança Thayssa Karoline Enfermeira especialista em Urgência e emergência.
Saúde e Segurança do Trabalho – SST / Prof. Paulo S. Bayer
ELETRICISTA.
NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL PCMSO
Normas regulamentadoras.
OBJETIVO SESMT Os SESMT têm a finalidade de promover a saúde e promover a integridade do trabalhador no local de trabalho. O dimensionamento dos SESMT.
Normas regulamentadoras
Higiene como fator de Segurança
Subsistema de Higiene e Segurança no Trabalho Marras, Jean Pierre
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
Gerenciamento de Riscos Ambientais
PCA – Programa de Conservação Auditiva Fonoaudióloga: Rosemeire Souza.
Manutenção e Segurança
“ Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas.
ELETRICIDADE – NOSSA AMIGA INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE
PROGRAMA DE ACOLHIDA É a maneira mais gostosa de dizer que você neste momento faz parte do time QUATRO A.
SEGURANÇA DO TRABALHO Objetivo: Promover a saúde e proteger a integridade física do trabalhador no seu local de trabalho. SESMT: Serviço especializado.
SEMINÁRIO O MUNDO DO TRABALHO Curso Assistente de Pessoal JUSTIÇA E DIREITO NO TRABALHO GRANDES QUESTÕES NO TRABALHO SAÚDE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA.
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA
Instruções de Trabalho NR 1
C omissão I nterna de P revenção de A cidentes. CIPA Formada pelos próprios trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes.
Denis Spir Bonamin Eng. Ambiental e Segurança de Trabalho.
Saúde e Segurança no Trabalho
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
Apresentação Mario Freitas Equipe técnica: Eng. Segurança do Trabalho
Saúde e Segurança no Trabalho
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
NR- 4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho -SESMT Prof. Jorge Guerra Fialho – - Julho/2013.
Prevenção de Acidentes - CIPA
Prof. Enf. Éder Batistela
Leis Brasileiras sobre Segurança do Trabalho
Sérgio Cintra – Prof. SENAI SP Enfermeiro Técnico Segurança do Trabalho Aluno Pós graduação Enf. do Trabalho.
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
HISTÓRICO DA SEGURANÇA DO TRABALHO NO MUNDO =XFXG7NEA7VQ Maria Antonieta SSO 3º módulo.
DDSMS Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Nº Obra:Fase/Equipe:Data: Local (endereço/trecho da obra):Duração (min.): 1 - IDENTIFICAÇÃO DA.
CIPA – C OMISSÃO I NTERNA DE P REVENÇÃO DE A CIDENTES.
TRANSPORTADORA BRASIL CENTRAL   COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES – CIPA PLANO DE TRABALHO DA CIPA, 2017/2018. Taiubi R. G. F. Costa Presidente.
SESMT Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança
Integração de novos colaboradores Segurança do Trabalho.
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
EPIs para os profissionais da saúde (ACS) Lena Beatriz Enfermeira/Docente
Boas práticas contra discriminação no trabalho
Serviço Especializado em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT.
C omissão I nterna de P revenção de A cidentes. CIPA Formada pelos próprios trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO QUEM SEMEIA SEGURANÇA COLHE QUALIDADE DE VIDA.
11/10/ O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho,
Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho
FUNDAMENTOS e LEGISLAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Responsabilidades

Empresa Conforme o Art. 157 da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas Cabe às empresas: Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho; Instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho e doenças ocupacionais; Adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelos órgãos competentes; Facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.

Empregados Conforme o Art. 158 da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas Cabe aos empregados: Observar as normas de segurança e medicina do trabalho, bem como as instruções dadas pelo empregador; Colaborar com a empresa na aplicação das leis sobre segurança e medicina do trabalho; Usar corretamente o EPI quando necessário.

SESMT Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho está regulamentado conforme dispositivo da Lei 6.514/77 – Portaria 3.214/78, especificado na Norma Regulamentadora NR 4. A NR- 4 estabelece a obrigatoriedade da existência do SESMT em todas as empresas privadas, públicas, órgãos públicos da administração direta e indireta dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

PPRA O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é um documento de revisão anual, que visa identificar, avaliar, registrar, controlar e mitigar os riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, promovendo a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

PCMSO É fundamental que o PCMSO seja elaborado e planejado anualmente com base em um preciso reconhecimento e avaliação dos riscos presentes em cada ambiente de trabalho, em conformidade com os riscos levantados e avaliados no PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, no PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, bem como em outros documentos de saúde e segurança, e inclusive no mapa de riscos desenvolvido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

CIPA A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A CIPA é composta por representantes do empregador - (designados) e dos empregados (eleitos).

CIPA O organograma pode ser representado conforme segue: PRESIDENTE (Membro Indicado) PRESIDENTE (Membro Indicado) VICE – PRESIDENTE (Representante Membros Eleitos) VICE – PRESIDENTE (Representante Membros Eleitos) Secretaria REPRESENTANTE EMPREGADOS (Membros Eleitos) REPRESENTANTE EMPREGADOS (Membros Eleitos) REPRESENTANTE EMPRESA (Membros Indicados) REPRESENTANTE EMPRESA (Membros Indicados)