Brincadeiras ritmadas Proposta de: Lucilene Silva Monitora: Adriana Moraes, MEMES II Professor Responsável: Marcos Câmara de Castro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
Advertisements

PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
Ritmo Melodia Harmonia
Sound & Structure John Paynter Prof. Marcos Câmara de Castro Adriana Moraes - MEMES I, 2015.
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Os benefícios da música para as crianças Formação creche- Infantil 2016.
Do texto à obra – uma proposta de experimentação musical Marisa T. de Oliveira Fonterrada.
E.E. Idoroti de Souza Alvarez Patricie Veraldi Telma Ap da Silva Cardoso Flavio Franzin Jose Dinaldo Bezerra E.E Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física VISÃO BINOCULAR.
Programa MAIS UM POUCO Formação para Escola Dominical Equipe de Redação da Coleção Bem-te-vi Escola Dominical:
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
SOUND & STRUCTURE JOHN PAYNTER MEMES II, 2014 Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro Monitoria: Adriana Moraes dos Santos.
RÁ Proposta de: Carlos Kater Monitora: Adriana Moraes, MEMES II Professor Responsável: Marcos Câmara de Castro.
CACILDA BORGES BARBOSA (1914 – 2010)
AMIGOS DE MISSÕES.
OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO
Liddy Chiaffarelli Mignone ( )
Base Nacional Comum Curricular
Onde está a gatinha? Proposta de: Luciana Feres Nagumo
Atividades e sugestões de leitura da
Paulo Vinícius Rampinelli
Projeto: “Inglês com música: novas práticas para o aprendizado do idioma”
Reescrita de fábula e produção de autoria
Jogo das Flechas Proposta de: Núcleo Barbatuques® (André Hosoi, João Simão e Maurício Maas) Aluna : Nicoli Mendonça Uzun, MEMES II Nº USP: Professor.
Informações importantes
Jogos rítmicos, motores e sociais
Antigas brincadeiras.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
O PROCESSO DE INSERÇÃO PARA INICIAÇÃO À DOCENCIA-NO PROGRAMA PIBID
Mapa de Diretrizes (etapa anterior)
Improvisação coral coletiva
Carl Orff Tramas e Fios – p
LUIZ CARLOS MARTINS LOYOLA FILHO ROSANE CARDOSO DE ARAÚJO
Universidade Federal do Espírito Santo
Escola Municipal Carmela Caruso Aluotto
Dicas para um bom trabalho em equipe
Escopo do projeto “Expressão Livre”. Escopo do projeto “Expressão Livre”
Brincando com a tabuada
Guiando os próximos passos de sua carreira
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
“PROPOSTA DE ATIVIDADE, ESBOÇO INICIAL”.
PROBEST Atividade de Avaliação Complementar Administração PROBEST
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA
Pesquisa e Pratica Pedagógica II – Educação Infantil (Pré Escola)
Sound & Structure John Paynter Adriana - MEMES II, 2014.
O objetivo é socializar as leituras realizadas e aguçar a curiosidade dos professores e alunos para realizar a leitura do livro que ouviram o colega contar.
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
Rei Capitão Inventar e Recriar.
Sound & Structure John Paynter Adriana - MEMES II, 2014.
Protocolo de observação
SOBRE A CRIAR E RECREAR Com muita dedicação e estudo, a Escola Criar e Recrear desenvolve projetos pedagógicos. Desde os seis meses até 5º ano do Ensino.
A seleção e a proposta de atividades Acadêmica: Thalita de Souza.
Planejamento de início de ano
Projeto: Música e Movimento Polo - São José do Rio Preto Rosana Cardoso Trindade R.A: Bianca Maria Martins R.A.: Daisy Cecília N.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
PLANO DE AULA ANO DE ESCOLARIDADE: 2º ANO TEMA: MEU MUNDO MERECE CUIDADOS COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E ARTES. Angélica dos Santos.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
GRANDE ABRAÇO Coloque uma música de fundo e peça para que os alunos andem aleatoriamente.  Ao desligar ou baixar o som, os alunos devem procurar um.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
BNCC e Educação Infantil
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
ESCOLA:PRINCÍPIOS TEMA:FUTSAL ALUNO:PEDRO LUCAS PROFESSOR:LUCAS Cidade:Barra doGarças 01/02/19.
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
Ações de Extensão Título da ação de extensão Avaliação Parcial
Transcrição da apresentação:

Brincadeiras ritmadas Proposta de: Lucilene Silva Monitora: Adriana Moraes, MEMES II Professor Responsável: Marcos Câmara de Castro

Resumo da Atividade FAIXA ETÁRIA: 5 e 6 anos. DURAÇÃO: Uma ou mais aulas. CARACTERÍSTICAS: Durações. ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO: Área externa ou sala de aula, sem cadeiras. ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS: Variável, conforme a canção. RECURSOS NECESSÁRIOS: Cordas, instrumentos de percussão e o próprio corpo.

Objetivos Muitas brincadeiras ritmadas como as de corda, mão, fórmulas de escolha, parlendas e quadrinhas trazem ritmos fáceis, constituindo-se num rico material para a introdução da leitura rítmica. Brinca-se naturalmente e esse repertório passa a constituir uma base para todo o processo da educação musical.

A criança entra na corda e pula no ritmo da parlenda. Quando se diz a última letra U, a criança sai da corda, dando lugar a outra, que recomeçará a brincadeira.

Pular corda batendo o ritmo da parlenda nas palmas; Andar pela sala fazendo o ritmo da parlenda nos pés; Fazer o ritmo da parlenda em instrumentos de percussão.

Propor que observem a diferença das figuras rítmicas da parlenda e que reproduzam essas figuras com sons diferentes no corpo, no instrumento ou outros objetos. Por exemplo, colcheias tocadas na pele do tambor e semínimas no aro; colcheias na pele e semínimas nas baquetas; colcheias na pele e semínimas nas palmas... Dividir as crianças em dois grupos, sendo que um grupo tocará somente as colcheias e outro somente as semínimas. Propor que criem uma forma de representar as duas figuras, tentando deixar clara a diferença entre elas. É importante que se deixe as crianças encontrarem essa forma de registro sem a interferência do professor, que cada aluno represente do seu jeito a diferença percebida.

Compartilhar os registros, possibilitando que cada criança fale sobre o seu, sobre o que percebeu e representou a partir daí. Chamar a atenção para as semelhanças entre os registros. Tal experiência deverá ir sendo ampliada e as crianças poderão adotar sua forma de registro para transcrever outras brincadeiras. Outras brincadeiras com a mesma base rítmica que poderão ampliar essa prática.

Fórmula de escolha: As crianças com as mãos fechadas em punho ficam em volta de quem escolhe, que vai batendo de mão em mão até o fim da parlenda. O último que ficar, será o pegador.

Brincadeira de Mão: Em dupla, uma criança em frente à outra, fazem-se os seguintes movimentos de acordo com o texto da parlenda: CHOCO: com as duas mãos fechadas em punho, a criança bate nas duas mãos fechadas da criança em frente. LA: palmas das mãos batem nas palmas das mãos da criança em frente. TE: costas das mãos batem nas costas das mãos da criança em frente.

A música na escola Disponível em: