Advocacy: Case ACT Mônica Andreis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Fatos sobre o tabaco.
Advertisements

TABACO: dados epidemiológicos
Antonio José Leal Costa – IESC/UFRJ Valeska C. Figueiredo – INCA
PESQUISA INCA: Impacto do Custo de Doenças Relacionadas com o Tabagismo Passivo, Brasil COPPE – UFRJ LTDS – Laboratório Tecnológico de Desenvolvimento.
Mortalidade atribuível ao tabagismo passivo na população urbana do Brasil Antonio José Leal Costa – IESC/UFRJ Valeska C. Figueiredo – INCA Tania Cavalcante.
Como criar ambientes livres da fumaça do Tabaco?
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Avaliação das políticas de ambientes livres de fumo Andrew Hyland, PhD Roswell Park Cancer Institute.
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
Planejamento e Gestão Estratégica em Organizações Públicas A experiência do Governo do Estado do Espírito Santo.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
P2PSA Câncer de próstata. 27 milhões DE NOVOS CASOS AUMENTOU 20% Dados OMS para todo o mundo SOBRE O CÂNCER NO MUNDO P2PSA ESTIMATIVA PARA 2016 EXPECTATIVA.
08 de Agosto de 2016 Seguro Agrícola no Brasil Uma visão estratégica de sua importância para a economia brasileira (Estudo Realizado em Julho de 2012)
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
Materiais de Comunicação Departamento de Marketing Sicoob Central Unicoob Sicoob Rosazul 2016.
UNESC - FACULDADES DE CAMPINA GRANDE - FAC CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: ONCOLOGIA DURAÇÃO: 60 horas PROFESSORA: Mª APARECIDA A. DANTAS.
Resultados das Políticas Públicas no Câncer de Colo Uterino Maria Inez Pordeus Gadelha São Paulo – 28 de setembro de 2016.
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
Conjuntos Programas, Ações e Atividades EstadoDireitoCidadaniaSeguimento Social, Cultural, ou Econômico. Políticas.
Manufatura Composição Ações das substâncias
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
O que seria o símbolo? É o logo?
A EPIDEMIA A EPIDEMIA TABAGICA TABAGICA.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Antonio José Leal Costa – IESC/UFRJ Valeska C. Figueiredo – INCA
Informação sobre o Câncer em Homens: Pulmões
Agenda Panorama do Setor História da TIM
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Anderson de Lima Martins
Perfil da morbimortalidade brasileira
História Natural da Doença
A criança e o Fumo CRIANÇA: UM FUMANTE PASSIVO? Desde o período gestacional e durante as demais fases de sua vida, a criança, quando exposta a.
Doenças tabaco-relacionadas
Secretaria de Estado da Saúde Pública
PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST O desenvolvimento de ações de Saúde.
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
FRANCISCO ROBSON DA COSTA ORIENTADORA: ELISIANE BISOGNIN
Especializanda:Ormedy Grimon Ulloa
OQUE A PROPAGANDA NÃO MOSTRA
O HÁBITO DE FUMAR E SUA ASSOCIAÇÃO COM A DEPRESSÃO E HIPERTENSÃO
Doenças não transmissíveis
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
1º AUDIÊNCIA PÚBLICA TRIMESTRAL DE SAÚDE
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Distrito 4730 ROTARY Para Prevenir Para ajudar Para salvar!
A qualificação da atenção ao usuário com diabetes
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Melhoria da atenção.
Como considerar o paciente no centro da decisão?
São Paulo das Missões, RS
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
Princípios de Eficiência na Gestão do RPPS - Pró-Gestão
Perda de produtividade devido a mortes prematuras por câncer nos BRICS
Universidade Federal de Pelotas
Resultados da III Fase.
Romano Carvalho de Farias Orientadora: Ana Paula Soares
Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - Nasf AB -
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
História Natural da Doença
Dinamizada pelo Clube europeu e biblioteca
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
Nelson Fonseca Leite Presidente da Abradee.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Thiago Augusto Maziero
Riscos ocupacionais: Como identificar, classificar e prevenir PROFESSOR JEAN CARLOS INFERDES.
Articulação no território da Vigilância em Saúde e Atenção Básica para ações do Academia da Saúde Luciana Sardinha Coordenação-Geral de Vigilância de.
Epidemiologia do Câncer e Noções de Oncogenética Professora Renata Mendes de Freitas, Ms., PhD. Bolsista PNPD/ CAPES.
Transcrição da apresentação:

Advocacy: Case ACT Mônica Andreis

Advocacy refere-se à realização de ações para a defesa de uma causa de interesse público; envolve promover a elaboração de leis e políticas, mobilizar a população, capacitar agentes transformadores, cobrar e fomentar a atuação do poder público. A sociedade civil organizada e a população podem e devem contribuir para a promoção de políticas públicas efetivas, visando garantir que governantes e legisladores ajam de acordo com o interesse da sociedade, em respeito às leis e à Constituição Federal.

Estimativa da carga do tabagismo no Brasil: mortalidade, morbidade e custos, 2015 Mortalidade atribuível ao tabagismo passivo na população urbana do Brasil, 2008 The Health Consequences of Smoking—50 Years of Progress: A Report of the Surgeon General, 2014 Ventilation and smoking: reducing the exposure to ETS in buildings. Brussels: 2004 Mais de 6 milhões de mortes anuais no mundo estão associadas a doenças tabaco-relacionadas; pelo menos 147 mil mortes por ano, no Brasil Ao menos 07 mortes ao dia estão relacionadas à exposição ao fumo passivo A exposição à fumaça ambiental de tabaco causa graves danos à saúde: Câncer de Pulmão, Doenças cardíacas e AVC estão entre as causas de mortes A separação de fumantes e não-fumantes em locais fechados não elimina os riscos de exposição aos componentes tóxicos da fumaça O problema/evidências

Brasil assinou a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco em 2005 Artigo 8º recomenda Ambientes Livres do Tabaco A Meta

Perspectiva em nível federal e estadual Oposição da indústria do tabaco e aliados Experiência local/internacional e lições aprendidas União de Esforços Rede de pessoas e organizações que apoiam controle do tabagismo Criação de um Comitê Estadual para promoção de ambientes livres de tabaco Lançamento do “Selo Ambiente Livre do Tabaco” Análise de conjuntura

Averiguam apoio popular a alguma medida Evidenciam ensejo da população Investigam grau de compreensão sobre determinado tema Apoio à proposta de uma lei antifumo/2007 – 88% pop. geral e 85% entre fumantes Pesquisas de opinião 2015 Pesquisas para advocacy 2009 Para reduzir custos: avalie fazer pesquisa-carona/ compartilhada

Campanhas “Quem não fuma não é obrigado a fumar” 2008 Comunicação Para reduzir custos: criação e veiculação pro-bono/ campanha em parceria

Audiência com Governador José Serra em 16 de julho de 2008 Projeto de Lei proposto em 28 de agosto de 2008 Evidências A exposição à fumaça ambiental de tabaco causa graves danos à saúde Outros argumentos importantes Lei 9294/96 não oferecia proteção efetiva Experiência internacional bem-sucedida População apóia a medida Dados econômicos Advocacy direto

Advocacy direto/ Mídia advocacy Etapa de Persistência e Criatividade!

Desafios Oposição da indústria do tabaco e seus aliados

Importância do monitoramento

Xanxerê/ SC

Lei Nacional 200 milhões de pessoas beneficiadas direta ou indiretamente Decreto regulamentador foi publicado somente em 2014!

Lei Antifumo São Paulo Melhora da qualidade do ar: redução do monóxido de carbono e nicotina no ar após a lei Andreis, M e cols, Qualidade do ar em bares de SP antes e depois da lei de ambientes fechados livres de fumo, Revista Brasileira de Cancerologia, 2011:57(3): Issa, JS, The effect of Sao Paulo’s smoke-free legislation on carbon monoxide concentration in hospitality venues and their workers, Tobacco Control, 2011;20: Pesquisa VIGITEL 2010 e São Paulo em 2010 tinha 20% de adultos fumantes; em 2014, 14,1% 99,7% dos estabelecimentos estavam cumprindo com a lei em 2014, após cinco anos em vigor - VISA SP Em 2016, estudo desenvolvido pelo Instituto do Coração revelou uma redução de 12% nas mortes por ataque cardíaco com a adoção da lei antifumo no Estado de São Paulo.

Apoio maciço de não-fumantes (95% a 97%) e fumantes (88% a 90%) em três capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre) - pesquisa ITC Brasil 2014 Depois de décadas de crescimento da mortalidade masculina por Câncer de Pulmão, levantamento do Inca mostra redução dessa taxa: de 18,5 por 100 mil em 2005 para 16,3 por 100 mil em É a primeira vez que a taxa apresenta queda. Segundo o vice-diretor geral do Inca, Luiz Felipe Ribeiro Pinto, o resultado decorre das campanhas de redução do tabagismo feitas no país a partir da década de 80, como proibição de propaganda, aumento de impostos e Lei Antifumo Lei Antifumo Nacional

Advocacy : Case ACT Tabagismo é exemplo de sucesso em políticas públicas eficazes, e pode contribuir para a prevenção e controle de outros problemas como a obesidade e alcoolismo, fatores de risco para diversos tipos de Câncer

Movimento Todos Juntos Contra o Câncer Declaração para a melhoria da atenção ao câncer no Brasil 5 pilares (prevenção, diagnóstico, tratamento, cuidados paliativos e gestão) Vamos todos juntos fazer advocacy?

Muito obrigada pela atenção! Mônica Andreis