HUMANIZAÇÃO, CUIDADOS PALIATIVOS E DOR ONCOLOGICA Organizadores: Abrale e Viva e Deixe Viver.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Tomada de Decisão sob a perspectiva dos estagiários de Secretariado Executivo numa autarquia federal Vanderlucio Silva de Lima
Advertisements

Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA - COMITÊ TEMÁTICO INTERDISCIPLINAR REGISTRO ELETRÔNICO EM SAÚDE - CTI-RES - Gilberto Antônio Reis.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE MELEIRO,
Análise Trimestral parcial dos Serviços de Acolhimento.
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
BALANÇO SOCIAL 2012.
Aluna: Mayumi Arantes Yoshino Orientadora: Denise Bermudez Pereira
Universidade Aberta do SUS – UNA SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família - EaD Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de.
Condições de trabalho e saúde de técnicos e auxiliares
PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.
AVALIAÇÃO DA DOR EM PACIENTES COM FERIDAS ONCOLÓGICA
8º Simpósio do Cuidar em Enfermagem e Saúde 1º Simpósio Internacional do Cuidar em Enfermagem e Saúde 1st International Symposium on Nursing.
Metodologia de Remuneração de taxas e diárias dos prestadores de oftalmologia a partir da qualificação da rede.
SANDRINE GONÇALES PEREIRA
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
Plano de implementação e avaliação da intervenção no Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
8º Simpósio do Cuidar em Enfermagem e Saúde 1º Simpósio Internacional do Cuidar em Enfermagem e Saúde 1st International Symposium on Nursing.
Programa de Saúde Escolar em Jovens Escolares de 12 a 15 anos da Escola Municipal Francisco Barbosa e Na Unidade de Saúde Jardim de Angicos/RN. Cirurgião-Dentista:
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Qualificação da atenção à saúde bucal de gestantes e recém-nascidos
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
Unidade Básica de Saúde Cordeiro de Farias
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
1.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – UNASUS/UFPEL Trabalho de Conclusão de Curso   Qualificação da atenção à saúde das crianças de 0 a 72 meses.
Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Saúde Família Implantação da Puericultura na ESF São Bernardo – Santa Bárbara, MG Aluna: Maria Dulcilene.
HIGIENE DO SONO EM PEDIATRIA O que pensam as mães?
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Neisleydis Hernandez Avila Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
DESCRIÇÃO DO PROGRAMA Tem como diretriz o Programa Nacional de Gestão de Custos – PNGC, criado pelo Ministério da Saúde, que surgiu da necessidade de.
Apresentação individual – Avaliação de Impacto
Valores e atitudes para a vida através do esporte
Prevenir para Salvar Projeto 2015.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
LIGA DO TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
Universidade Federal de Pelotas
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
Maria Zilvaneide de Paula Lima
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA REORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Entrevista Psicológica no Psicodiagnóstico Adaptado do livro Psicodiagnóstico Prof. Marck Torres.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
Orientador: Marcos Britto Correa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Relatório A3 Resumo do Projeto
O Prontuário Eletrônico do Cidadão como ferramenta para qualificar o cuidado e a gestão da AB Rio Claro 18 de Abril de 2018.
II Mostra: Inclusão em foco dia 21 de setembro no Bloco G da UNIDAVI.
Pesquisa Científica
AVALIAÇÃO CLÍNICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM -ACPE TERESINA 2015 ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI - AESPI CURSO DE ENFERMAGEM: 2º SEMESTRE DISCIPLINA:
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Transcrição da apresentação:

HUMANIZAÇÃO, CUIDADOS PALIATIVOS E DOR ONCOLOGICA Organizadores: Abrale e Viva e Deixe Viver

Metodologia: Diário de Bordo Eletrônico com questões quantitativa e qualitativa on-line através de questionário estruturado de autopreenchimento disponível na web e ou nas versões Android e iOS para a base de voluntários de todas as praças que a Viva atua no país. Amostra: Foram obtidas respostas dos contadores de histórias, provenientes de voluntários que atuam nos hospitais pelo Brasil Coleta de dados: A coleta de dados ocorreu entre 01 de Abril à 31 de dezembro de Objetivos do estudo: - Conhecer as relações interpessoais entre contador de histórias, pacientes e suas famílias e equipe de profissionais da saúde ; - Avaliar o impacto da leitura e do brincar a partir da arte de contar histórias; - Investigar possibilidades de melhorias na dor, humor dos pacientes. Histórico 1998 – Caderno (Nuvem) Planejamento Implantação Inovação Introdução: Pesquisa contínua realizada pela Associação Viva e Deixe Viver a partir do trabalho voluntário desenvolvido pelos Contadores de Histórias.

TOTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES IMPACTADOS FONTE: DIÁRIO ELETRÔNICO 2015 Em 58% o paciente impactado pela contação de histórias e brincar fazem parte da primeira infância – 0 à 6 anos de idade. FAIXA ETÁRIA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS PELOS CONTADORES

FONTE: DIÁRIO ELETRÔNICO 2015

TOTAL DE ATUAÇÕES DOS VOLUNTÁRIOS A contação de histórias é utilizada em 47% do tempo dedicado pelo voluntário. O brincar acontece em 63% tendo destaques para 9% jogos, 10% musica e em 5% a participação e envolvimento da família. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS CONTADORES DE HISTÓRIAS FONTE: DIÁRIO ELETRÔNICO 2015

TOTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES IMPACTADOS Na percepção entre o inicio da contação de histórias e o final do encontro, o voluntário fotografou melhoras significativas no estado de humor e dor dos pacientes impactados. FONTE: DIÁRIO ELETRÔNICO 2015 ESTADO DE HUMOR E DOR

TOTAL DE FAMILIARES IMPACTADOS % dos pais participam das atividades com os contadores de histórias, somando os 27% de avós, tios e irmãos reforça que a contação de histórias e o brincar é compartilhado com a família FAMILIARES IMPACTADOS FONTE: DIÁRIO ELETRÔNICO 2015

TOTAL DE FAMILIARES IMPACTADOS FONTE: DIÁRIO ELETRÔNICO 2015 A contação de histórias aproxima as crianças de seus acompanhantes. Em 34% das vezes famílias incentivaram a participação da criança e em 60% escutam, observam e participam da atividade. FONTE: DIÁRIO ELETRÔNICO 2015 QUAL A PARTICIPAÇÃO DOS ACOMPANHANTES COM A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA 67% dos pais participam das atividades com os contadores de histórias, somando os 27% de avós, tios e irmãos reforça que a contação de histórias e o brincar é compartilhado com a família

TOTAL DE PROFISSIONAIS IMPACTADOS PROFISSIONAIS IMPACTADOS FONTE: DIÁRIO ELETRÔNICO % dos profissionais impactados são da área de enfermagem, 11% da medicina, 4% Classe Hospitalar

TOTAL DE PROFISSIONAIS IMPACTADOS Em 40% os profissionais da saúde ouviram e incentivaram o paciente para as atividades propostas pelo contador de histórias FONTE: DIÁRIO ELETRÔNICO 2015 QUAL A PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS COM OS CONTADORES DE HISTÓRIA? 44% dos profissionais impactados são da área de enfermagem, 11% da medicina, 4% Classe Hospitalar

FONTE: DIÁRIO ELETRÔNICO 2015

Profissional e Estudante da Saúde Participação até 19/11/ /11/2016 Participação até 19/11/ /11/2016

Obrigado