Coordenação de Informações Estratégicas Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (CIE/DDAHV/SVS/MS) Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Presentation Title Your company information GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DOM.
Advertisements

Marcelo Contardo Moscoso Naveira Coordenação de Hepatites Virais Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério.
Monitoramento Clínico das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS Marcelo Freitas Coordenação de Assistência e Tratamento Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais.
Situação da Notificação Compulsória do HIV e da Aids Coordenação de Informações Estratégicas Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (CIE/DDAHV/SVS/MS)
Projeto de promoção do acesso aos serviços de prevenção, diagnóstico, e tratamento às IST, HIV/aids e hepatites virais para as populações chave e demais.
PROJETO DE REDE ESTRUTURADA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO – MS Estudante: Laira.
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Universidade Federal de Pelotas
Paulo Ricardo O. da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
EPIDEMIOLOGIA Profa.Ms.Juliana P.Porto.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Trabalho de Conclusão de Curso
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle Ferreira e Silva Orientadora: Luzane Santana da Rocha
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
Orientadora: Mariana Gonzalez Cademartori
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Universidade Federal de Pelotas
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Universidade Federal de Pelotas
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Reunião Ordinária COSEMS/RN
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
PROPÓSITO INSTITUCIONAL
Atenção a saúde do Hipertenso
Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Autor: Patricia Andrea Echarri Penatti Marques
Linhas de cuidados: uma breve introdução. Linhas de cuidados: uma breve introdução.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Coordenador do Projeto:
Orientador: Pablo Viana Stolz
Autores: FRANCO, Jadson; ARAÚJO, Vanessa BEZERRA, Ariana
Acolhimento Pedagógico 2019
Transcrição da apresentação:

Coordenação de Informações Estratégicas Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (CIE/DDAHV/SVS/MS) Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde 29 de março de REUNIÃO DE COORDENADORES ESTADUAIS E MUNICIPAIS (capitais) DE HEPATITES VIRAIS CURSO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS HEPATITES VIRAIS (CVE/HV)

OBJETIVOS  Capacitar os profissionais das áreas de assistência e vigilância para conhecer o perfil clínico e epidemiológico das hepatites virais no seu território, visando realizar controle e vigilância epidemiológica das hepatites virais.  Implementar as notificações compulsórias no Sinan.

ESTRATÉGIA  Curso On line no site do Departamento de DST, aids e hepatites virais

PROPOSTA PEDAGÓGICA  Curso auto instrucional que tem como proposta pedagógica considerar a prática dos profissionais, estimular a reflexão, possibilitar a aquisição de competências, melhorando o desempenho profissional.

CONTEÚDO E METODOLOGIA  Baseado em reflexão de uma “Situação-Problema”, que percorrerá todas as sequências do curso.  A “Situação-Problema” acontece em um município fictício, chamado “Arvoredo”.  Leitura por partes da “Situação-Problema”, estimulando a leitura com perguntas problematizadoras.  Gabaritos, textos e referências bibliográficas para leitura posterior (todos com link).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO  Caput de leis, decretos e portarias que versam sobre a obrigatoriedade da notificação pelos profissionais de saúde.  Fluxograma de Sistema de Informação do MS.  Conceitos básicos de Vigilância Epidemiológica e Investigação de surtos.  Acolhimento ao usuário dos serviços de saúde.  A Comunicação na Relação Profissional de Saúde e Usuário.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (cont.)  A integralidade no cuidado.  Aspectos clínicos e epidemiológicos das Hepatites Virais.  Transmissão vertical das Hepatites Virais.  Critérios para definição de caso de hepatites virais.  PORTARIA Nº 204, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016, que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública.

 Fichas do Sinan vigentes.  Fichas do Sinan atualizadas sem inclusão no Sinan.  Instruções para preenchimento das fichas do Sinan vigentes.  Instruções para preenchimento das fichas do Sinan atualizadas.  Indicadores epidemiológicos e operacionais para o monitoramento das hepatites virais. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (cont.)

AVALIAÇÃO  Será feita por meio de auto avaliação que ocorrerá no decorrer do curso, com os gabaritos, textos-base e complementares.

COLABORADORES Ana Mônica de Melo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais/SVS/MS Ana Luisa Nepomuneco Silva Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais/SVS/MS Elucir Gir Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto/SP Fernanda Bruzadelli P. da Costa Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais/SVS/MS (EPISUS) Fernando Alves Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais/SVS/MS Kátia Biscuola de Campos Secretaria Municipal de Saúde de Cotia/SP Secretaria Municipal de Saúde de Carapicuíba/SP Leonardo Ferreira de Almeida Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais/SVS/MS Márcia Fátima Frigerio Secretaria Municipal de Saúde de Santos/SP Margarida Georgina Bassi Instituto Adolfo Lutz/São José do Rio Preto/SP Maria Bernadete Rocha Moreira Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais/SVS/MS Maristela Fiorini Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre/RS Melina Érica Santos Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais/SVS/MS Mônica Morais Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco/AC Patrícia Resende Secretaria Municipal de Saúde de Itapecuru Mirim/MA Ronaldo de Almeida Coelho Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais/SVS/MS Roseli Rossi Stoicov Área Técnica Saúde da Mulher/ DAPES/SAS/MS Sheila Araujo Teles Universidade Federal de Goiás/GO Simone Monzani Vivaldini Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais/SVS/MS Vera Lúcia Bolzan Secretaria Municipal de Saúde de S.Bernardo do Campo/SP

Disque Notifica