Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Eixo: Desenvolvimento Territorial: Atuação Integrada e Convergente Pacto Novo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vocação Reconhecida e histórica produção agrícola na região metropolitana (ex.: laranja). Histórico de extração mineral e produção de cerâmica. Atrativos.
Advertisements

DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Microbacias 2 Adicional ATER Educação Ambiental Capacitação Florianópolis, março de 2009.
PROPRIEDADE INTELECTUAL 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Sessão IV: Instrumentos, Gestão e Regulação Centro de Convenções do Complexo.
Pontos de Atendimento BB Amazônia Vice-Presidência de Varejo e Distribuição Diretoria de Distribuição e de Canais Varejo Brasília - 01/07/08.
A CIDADE QUE QUEREMOS RUMO AO PACTO JUNTOS POR CAMPO GRANDE.
Associação Portuguesa para o Empreendedorismo
Reunião Conselho COEP – 01/07/2011 Presidência da República Secretaria-Geral.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
Metas DIAS DE FEIRA +300 EVENTOS DE CAPACITAÇÃO +20 MIL VAGAS OFERTADAS 17 MIL VISITANTES DURANTE TODO O EVENTO +100 TEMAS DIFERENTES.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Experiência do Assentamento Rural “Novo Pingos”, em Assú/RN Apresentador: Fernando de Sá Leitão.
#TODACRIANÇA 2030 OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEIS E OS DIREITOS DA CRIANÇA UNICEF Brasil Setembro 2016.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
Aprovação do Direcionamento Estratégico desta Associação; Projetos para 2010; Esclarecimentos sobre a nova sede do Circuito; Encaminhamentos gerais.
Princípios Economia Solidária
78ª 3ª Eleita melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil e Ranking
Roteiro Integrado: Rota das Emoções
Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo
CIDADES INTELIGENTES E IOT
Universidades e preparação de mão de obra para o futuro
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Centro Educacional Unificado
COMPETITIVIDADE SISTÊMICA E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS
Campinas – SP, 19 de Junho de 2017.
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
O Sistema OCB SESCOOP como ferramenta de desenvolvimento do Sistema Unimed no Estado do Rio de Janeiro Encontro Unimed RJ 17 a 20 de agosto de 2017.
Participação como estratégia de governança democrática
Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro
IGUALDADE É DESENVOLVIMENTO
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
Administração Financeira Internacional
“Consolidação de parcerias para inclusão produtiva segura e viável”
Plano Tecnológico.
Caroline Maria Danubia Alves Hudson Santos Henrique Cabral
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
A formação acadêmica e as exigências do século XXI Fábio Reis: diretor de inovação e redes do semesp 10º CBESP 2017.
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Profa. Mestre Marta Ajej
Diálogo - Educação Ambiental, Comunicação, Mobilização e Informação em Recursos Hídricos Fórum da Juventude em Comitê de Bacia Hidrográfica- Sistema Lagunar.
INÍCIO DO MOVIMENTO EMPRESÁRIO SUPERMERCADISTA PARTICIPANTE DA COMUNIDADE FORÇA DE TRABALHO NO PROJETO DA LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.
O conceito básico da Agenda 21
Gestão das Organizações
1. Plano de Desenvolvimento Institucional
MARCO DOMINGUES – Economia Social do Apoio Social ao Desenvolvimento Local MANAUS.AMAZONAS.BRAZIL 2017.
INICIATIVA DE START-UPS EM CIÊNCIAS DA VIDA
Missão do CCNH.
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
Territórios da Cidadania
Financiamento para projetos de eficiência energética: o papel das agências de fomento.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
INICIATIVAS DO SEBRAE NA CADEIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA DO PARANÁ Áreas de atuação
em Educação em Direitos Humanos
Resultados da mobilização regional: 747 Propostas Estratégicas
Setembro 2004.
DA LOGICA DO COMBATE Á CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO CONHECIMENTO: da fragmentação da realidade e da miopia técnica às tecnologias e saberes contextualizados.
CREDIBAHIA Seminário Microcrédito na Bahia: Ações e Perspectivas.
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
cooperação urbana internacional
PROJETO EMPREENDEDORAS DA MODA
Proposta de Constituição de um Fundo Interamericano de Fomento ao Trabalho Decente Referência a experiência européia de constituição de um Fundo Social.
Ideia SUS Fiocruz em Cooperação com CONASS, CONASEMS e COSEMS RJ
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
Agenda de política pública para o ensino superior no brasil: pós-Graduação/pesquisa e inovação acadêmica Fábio Reis, Diretor de Inovação Acadêmica e Redes.
Transcrição da apresentação:

Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Eixo: Desenvolvimento Territorial: Atuação Integrada e Convergente Pacto Novo Cariri- Desenvolvimento para uma nova vida Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado do Cariri Paraibano.

Problema: Região do Cariri Paraibano- Pobreza extrema com exclusão social Baixíssima densidade empresarial Forma inadequada de conviver com semiarido – desertificação IDH- um dos piores do Brasil Desempregos Êxodo rural Região seca Não conhecia sobre suas potencialidades- sem alternativas Sem capital social Sem governança Políticas públicas escassas Sem infra estrutura Sem Universidades Capital Intelectual se formava fora do território e fora ficava Sem identidade

Como este eixo foi trabalhado e contribuiu para o êxito da iniciativa? Um acordo de cidadania celebrado entra a sociedade civil, a iniciativa privada e governo- nas três esferas. Estruturação de uma governança, com a gestão compartilhada de ações e atividades para desenvolvimento sustentável do território. Mobilização da sociedade, governança e atores locais dos 31 municípios do território através de um conjunto de ações no processo participativo, Considerando: Inclusão social ( Gêneros, os jovens ) e Produtiva; Levando o propósito maior, estabelecer forma de convivência com o semiarido com a motivação na biodiversidade do território, ciclos da seca, o conhecimento da região e suas potencialidades econômicas,vocações e a existências de organizações favoráveis. Processo participativo de desenvolvimento local com 7 projetos fundamentados – organização e gestão espacial,formação e desenvolvimento das bases associativas, trabalho com as famílias rurais e urbanas, estimulo ao empreendedorismo- Novo horizonte – um novo Cariri. Demanda ordenada e encabeçada pelo sebrae – ProCariri- Desenvolvimento integrado e sustentável do Cariri Paraibano. - Construção da visão de futuro- Novo Cariri.

Quais foram os parceiros envolvidos e qual foi o papel de cada um? Governo do Estado- com vários depatrtamentos- Cooperar, Emater, CINEP, DER UEPB e etc Governo Federal- Universidades e outros Sistema S- Senai, Senac, Senar Instituições financeiras Governo Municipal Associações e empreendedores locais Responsabilidade transitória no que cabe no papel de cada uma dessas instituições.

Sebrae Agronegócios Micro empresas Difusão tecnológica- gestão Associativismo e empreendedorismo Turismo- artesanato e cultura Educação e protagonismo juvenil Meio ambiente Capacitação das comunidades- gestão pública

Como a prática pode ser incorporada e contribuir para a atuação do SEBRAE? Considerando a missão e a visão de futuro do Sebrae essa prática da gestão compartilhada focando no conhecimento, potencialidades, vocações e oportunidades para o desenvolvimento integrado sustentável do território é essencial para o cumprimento da sua missão e alcance da sua visão. A pratica pode ser incorporada através de projetos estratégicos para o fortalecimento das MPEs, focando a economia do territorio no seu todo, a interdependência das cadeias produtivas. Um projeto que pense no conjunto da economia do lugar- Territorialidade- Ex: Na Europa, quando falamos da economia do lugar não precisamos fragmentar, o que se ver é: ‘ A economia de Valência. É nesse proposito que o Sebrae precisa trabalhar, fortalecer a economia de forma integrada. Ex: A Economia do Cariri Paraibano.

Quais os ensinamentos que o Sistema pode tirar da experiência? Gestão Compartilhada- Pacto de cooperação pública e privada Interdependência das cadeias produtivas para o desenvolvimento. Dinheiro não tem idéias, pessoas, lideranças inspiradoras que tenham propostas. Para fortalecer as MPEs é necessários o fortalecimento do território no seu contexto social O foco nos Pequenos Negócios, infra-estrutural, governança – capital social, educação precisa está integrado para o alcance de resultados transformadores.

Obrigado! Maria Madalena Gerente da Agencia de Desenvolvimento Regional Monterio-PB