A vez do Brasil – Escola de Administração de Empresas da FGV/SP, disciplina “Novos Negócios”, ministrada ao Curso de Especialização – A FVG.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREENDEDORISMO  Existem várias definições para empreendedorismo, entre elas, a clássica de Joseph Schumpeter, de 1949: "O empreendedor é aquele que.
Advertisements

EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Empreendedorismo Maria Luciene (81) /
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
O QUE É EMPREENDEDORISMO ? PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016.
Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Cenário Internacional para o P&D Empresarial Crescimento do.
FORMACAO SINDICAL SOBRE O REFORCO DAS CAPACIDADES EM MATERIA DE ORGANIZACAO Centro Internacional de Formação – Turim - Itália 13 de setembro a 08 de outubro.
Recursos Humanos para os NIT’s: Estrutura e Perfil da Equipe Proposta preliminar para discussão no FOPROP Cargo / Qualificação / Atribuições Analista de.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
Aula 7: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
BIBLIOTECA - UNIDADE DE INFORMAÇÃO A INFORMAÇÃO ENQUANTO AGENTE DE MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO CBD0264 Informação Ciência e Tecnologia Estudo de Caso: Serviços.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA 1 O ESPÍRITO EMPREENDEDOR PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
UNIDADE 1 A ESTRUTURA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Lidiane Farias Costa.
BRASIL P, D&I em Tecnologia da Informação Virgilio Almeida | P&D PARA INOVAÇÃO EM SOFTWARE E SERVIÇOS DE TI | | BRASIL PLATAFORMA GLOBAL | EXPORTAÇÃO |
Gestão de Micro e Pequenas Empresas Ambiente Organizacional Professor: Charles Leite.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Diretor Regional: Gustavo Oliveira
Administração Financeira e Orçamentária
Sergio Eugenio Menino possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado, extensão em Economia Empresarial, Estratégia de Empresas,
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
‘’SIMULADOR DE NEGÓCIOS SBS – SIMFORMER BUSINESS SIMULATION’’
Componente curricular: Empreendedorismo Professor: Tarcísio Carvalho da Cruz Cel. (75)
Especialização em Gestão de Negócios e Empreendedorismo
COMEX EMPREENDEDORISMO
Disciplina: Sistemas de Informação
Administração Estratégica
Especialização em Coaching Profissional
O que é Startup? Significa o ato de começar algo, normalmente relacionado com companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que buscam.
Fone/fax.: (11)
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
“Não é a montanha que conquistamos, mas a nós mesmos”.
Planejamento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Gestão estratégica.
PROFª. MS. MAYARA DELFINO CONTATO:
Jovens Empreendedores
PROFª. MS. MAYARA DELFINO CONTATO:
Estratégia no Nível de Negócios
TECNOPOLO (PORTO ALEGRE – RS)
Introdução ao Empreendedorismo
Ciência & Engenharia da Computação
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
o que é empreendedorismo?
Gestão das Organizações
1. Dimensões do Risco nas empresas
INOVAÇÃO PARA O SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO
EMPREENDEDORISMO.
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Apresentação de Resultados
CAPITAL INTELECTUAL Aline Fabíula Giancarlos João Paulo.
GESTÃO DE EQUIPES DE TRABALHO
Especialização em Coaching Profissional
Empreendedorismo, Perfil e Competências do Empreendedor
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
EMPREENDEDORISMO.
Estrutura Organizacional Câmpus Boa Vista Centro - IFRR
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Joyce Larissa Samara Instrutora: Monica.
Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.
EMPREENDEDORISMO. A Carpa Japonesa A carpa japonesa (koi) tem a capacidade natural de crescer de acordo com o tamanho de seu ambiente. Assim, num pequeno.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO
1. Dimensões do Risco nas empresas
Agenda I. O Programa Centelha II. Como inscrever uma ideia inovadora.
Transcrição da apresentação:

A vez do Brasil – Escola de Administração de Empresas da FGV/SP, disciplina “Novos Negócios”, ministrada ao Curso de Especialização – A FVG estende ao Curso de Graduação com a disciplina “Criação de Novos Negócios – Formação de Empreendedores” – A UFRS instala a disciplina no Curso de Ciência da Computação – Em SC, a UFSC criou a Escola de Novos Empreendedores – ENE, com destaque nacional – O CNPq cria o SOFTEX, programas que apóiam atividades de empreendedorismo em software – O programa SOFTEX implanta 2 projetos: Gênesis (na área de incubação universitária) e Softstart (na área de ensino de empreendedorismo) – Sociedade Softex: finalidade de estimular a exportação do software brasileiro. Outros programas: EMPRETEC, Jovem Empreendedor e Desafio Sebrae/Sebrae; REUNE/Confederação Nacional das Indústrias;Engenheiro Empreendedor/UFSC.

É possível ensinar empreendedorismo?  Primeira idéia: O empreendedor é inato, nasce com um diferencial e é predestinado ao sucesso.  Segunda idéia: O empreendedor pode ser ensinado, capacitado.  Empreendedores de sucesso: Bill Gates, Silvio Santos, Antônio Ermínio de Moraes.  O ensino de empreendedorismo auxiliará na formação de melhores empresários.  Habilidades requeridas em três áreas: técnicas, gerenciais e características pessoais.

Habilidades que influenciam o processo empreendedor: Habilidades técnicas: saber escrever, saber ouvir as pessoas e captar as informações, ser um bom orador, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe e possuir know how técnico em sua área de atuação. Habilidades gerenciais: marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisão, controle das ações da empresa e ser um bom negociador. Características pessoais: ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ser orientado a mudanças, ser persistente e ser um líder visionário.

O processo empreendedor O que leva um empreendedor a criar sua empresa? A decisão decorre de fatores externos, ambientais e sociais, de aptidões pessoais ou de um somatório de todos esses fatores. O desenvolvimento econômico depende de quatro fatores: talento empreendedor, tecnologia, capital e know how. As inovações tecnológicas tem sido o diferencial no desenvolvimento econômico. As inovações tecnológicas possuem quatro pilares: 1) investimento de capital de risco; 2) infra-estrutura de alta tecnologia; 3) idéias criativas; 4) cultura empreendedora focada na paixão pelo negócio.

Fases do processo empreendedor 1.Identificar e avaliar a oportunidade; 2.Desenvolver o plano de negócios; 3.Determinar e captar os recursos necessários; 4.Gerenciar a empresa criada.