( ) MAX WEBER. Bibliografia: Jean Carbonnier, Sociologia Jurídica, Coimbra, Ramón Soriano, Sociología del Derecho, Barcelona, Renato.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ronaldo lemos ied ronaldo lemos
Advertisements

Max Weber ( ) Thiago Gonçalves.
Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
TEMA 4: A CONTRIBUIÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor Caio Monteiro Melo SOCIOLOGIA GERAL.
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Poder e Dominação Sociologia das Organizações CCT/UDESC Prof.ª Kênia Gaedtke.
Atividade 3 - A teoria de Max Weber A Sociologia é uma disciplina interpretativa e não apenas descritiva. Para ele, não basta descrever as atitudes e relações.
( ).   Bibliografia:  Jean Carbonnier, Sociologia do Direito, Coimbra,  Ramón Soriano, Sociología del Derecho, Barcelona,  Raymond.
Faculdade de Educação – Departamento de Estudos Básicos Disciplina: Sociologia da Educação I – A (EDU01005) Professora Neusa Chaves Batista.
Comunismo O comunismo (do latim communis - comum, universal) Doutrina ou movimento social e político que defende a transformação total da sociedade capitalista.
Prof(a) Sandra Maria Teoria Geral da Administração 1 Burocracia ?
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Fundamentação da metafísica dos costumes, de Kant
Teoria da burocracia Por : Max Weber.
VISÃO GERAL DO DIREITO CIVIL
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
VIDEOAULA 4 Max Weber ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Curso de graduação.
Fundamentos das Ciências Sociais
Introdução às Ciências Sociais
Kit de ferramentas de Advocacy
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS JUDICIÁRIAS
Introdução ao Estudo do Direito Administrativo.
METODOLOGIA DA PESQUISA
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
ECONOMIA A 10.º ano Elsa Silva Helena Mendes.
MODELO DE ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICO
Instituições da União Europeia
(Karl Emil Maximilian Weber)
Introdução à Sociologia.
PODER, POLÍTICA E ESTADO
MAX WEBER: A CIÊNCIA DOS INDIVÍDUOS AGINDO SOCIALMENTE
TEMA 1: OS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA
Max WEBER IDEALISMO ALEMÃO ESCOLA SOCIOLÓGICA
MAX WEBER E A EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
(Karl Emil Maximilian Weber)
OS CLASSICOS DA SOCIOLOGIA
A Necessidade de Fundamentação da Moral
Disciplina de Sociologia
Max Weber Karl Marx Émile Durkheim
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Disciplina: IPC Prof.ª Ms: Nátalli Araújo
12/11/2018 PUC-SP GT-4 PEA-MAT A epistemologia do pesquisador: a prova como impasse na pesquisa educacional Nicolas Balacheff 12/11/2018 Chang Kuo Rodrigues.
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
MAX WEBER
Estatalidade jurídica e discricionariedade
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ESTÉTICA 1.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - I
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Dos princípios administrativos
04/12/2018 Práticas Judiciárias.
Max Weber  .
Emile Durkheim ( ) Modelo orgânico de sociedade: Para Durkheim, a sociedade é como um organismo vivo, onde cada instituição funciona como um “órgão”
06/12/2018 Práticas Judiciárias.
Metodologia de Investigação I (João Filipe Matos)
01/01/2019 Práticas Judiciárias.
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
(Karl Emil Maximilian Weber)
Max Weber e a Sociologia Compreensiva ( ) Ação intelectual e não política 1.
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região. Prof. ANDRÉ LUÍS EUGÊNIO DE OLIVEIRA.
Clássicos da sociologia: Max weber
TEORIA DA CONTABILIDADE
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
Poder e política em Nicolau Maquiavel e max weber
Poder, dominação e Política
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Sociologia e/do trabalho: questões gerais
1 A Sociologia de Max Weber 2 Dados biográficos ► Sociólogo alemão, nasceu em21/04/1864 em Erfurt e morreu em 14/06/1920, em Munique, vítima de pneumonia.
Transcrição da apresentação:

( ) MAX WEBER

Bibliografia: Jean Carbonnier, Sociologia Jurídica, Coimbra, Ramón Soriano, Sociología del Derecho, Barcelona, Renato Treves, Sociologia do Direito, S. Paulo, Raymond Aron, As etapas do pensamento sociológico, Alfragide, Helena Machado e Filipe Santos, Direito, Justiça e Média, Porto, Max Weber, Economia e sociedade, Volume II, São Paulo, 2004.

MAX WEBER

Obra: “A ética protestante e o espírito do capitalismo” (1904) “Economia e sociedade: esboço de sociologia compreensiva” (1922)

MAX WEBER 1. O método da Sociologia: 1.1. Compreensão do significado das acções sociais (“acção social” ou “agir social”); explicação causal das acções sociais (“causalidade adequada”); construção dos “tipos ideais”; 1.2. Juízos de valor e princípio da neutralidade axiológica. 2. Sociologia do direito e ciência do direito. 3. Poder e dominação (carismática; tradicional; legal- racional). 4. Burocracia – a “jaula de ferro”. 5. Costume, convenção, direito - passagem do costume para a convenção e passagem da convenção para o direito. 6. Direito e economia: crítica do determinismo económico de Marx

MAX WEBER 7. Racionalidade, materialidade e formalidade. Quatro tipos ideais de direito: 7.1. Direito material e irracional; 7.2. Direito material e racional; 7.3. Direito formal e irracional; 7.4. Direito formal e racional. 8. Agentes do direito.

MAX WEBER «A criação e a aplicação do direito podem ser racionais ou irracionais. São formalmente irracionais quando, para a regulamentação da criação do direito e dos problemas de aplicação do direito, são empregados meios que não podem ser racionalmente controlados – por exemplo, a consulta a oráculos ou a sucedâneos destes. Elas são materialmente irracionais, na medida em que a decisão é determinada por avaliações totalmente concretas de cada caso, sejam estas de natureza ética ou emocional ou política, em vez de depender de normas gerais. Também a criação e a aplicação “racionais” do direito podem ter esta qualidade, em sentido formal ou material.» (“Economia e Sociedade”)

MAX WEBER «O trabalho jurídico actual, pelo menos naquilo em que alcançou o mais alto grau de racionalidade lógico-metódica, isto é, a forma criada pela jurisprudência do direito comum, parte dos seguintes postulados: 1) que toda a decisão jurídica seja a “aplicação” de uma disposição jurídica abstracta a uma constelação de factos concreta; 2) que para toda a constelação de factos concreta deva ser possível encontrar, com os meios da lógica jurídica, uma decisão a partir das vigentes disposições jurídicas abstractas; 3) que, portanto, o direito objectivo vigente deva constituir um sistema “sem lacunas” de disposições jurídicas ou conter tal sistema em estado latente, ou pelo menos ser tratado como tal para os fins da aplicação do direito; 4) que aquilo que, do ponto de vista jurídico, não pode ser “construído” de modo racional também não seja relevante para o direito; 5) que a acção social das pessoas seja sempre interpretada como “aplicação” ou execução”, ou, pelo contrário, como “infracção” de disposições jurídicas (…)» (“Economia e Sociedade”)