Marketing Político O Desafio do Voto. Eleições 2016 Novos cenários, novas soluções.

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Transcrição da apresentação:

Marketing Político O Desafio do Voto

Eleições 2016 Novos cenários, novas soluções

Redução do período de campanha Fim do financiamento empresarial Intolerância do eleitor Cenários

Dificuldades para a oposição Vantagens para a situação Tempo de campanha

Menos recursos disponíveis Mais criatividade e eficiência Financiamento eleitoral

Corrupção em primeiro lugar Avanço da Operação Lava Jato Intolerância do eleitor

Saturação das fórmulas tradicionais

O apelo da televisão Saturação das fórmulas tradicionais

O apelo da televisão A importância do rádio Saturação das fórmulas tradicionais

O apelo da televisão A importância do rádio A credibilidade do impresso Saturação das fórmulas tradicionais

Ferramentas da internet

O avanço das redes sociais Ferramentas da internet

O avanço das redes sociais Uma via de mão dupla Ferramentas da internet

O avanço das redes sociais Uma via de mão dupla A linguagem coloquial Ferramentas da internet

O avanço das redes sociais Uma via de mão dupla A linguagem coloquial Conteúdos e formatos responsivos Ferramentas da internet

Nova legislação, novos cenários, novas exigências Reordenamento qualitativo das mídias tradicionais

? O que fazer?

A hora da pré-campanha

Planejamento, foco e monitoramento A hora da pré-campanha

Planejamento, foco e monitoramento Reuniões, entrevistas, palestras e debates A hora da pré-campanha

Planejamento, foco e monitoramento Reuniões, entrevistas, palestras e debates Posicionamento, propostas e linhas de discurso A hora da pré-campanha

O que é essencial Pré-campanha

Reuniões com foco e objetivos claros Pré-campanha

Características e possibilidades do marketing digital Pré-campanha

Campanha digital

Dicas importantes Campanha digital

Convergência pelo Facebook Campanha digital Dicas importantes

Bandeiras e propostas coerentes Campanha digital Dicas importantes

Mensagens ensaiadas e curtas Campanha digital Dicas importantes

Ampliação de cadastro e redes Campanha digital Dicas importantes

Anúncio de candidatura e pedido de voto Campanha digital Dicas importantes

Registros de eventos e mobilização Campanha digital Dicas importantes

Posicionamentos e ideias de interesse amplo Campanha digital Dicas importantes

Coerência do discurso nas redes Campanha digital Dicas importantes

Compartilhamentos e debates desnecessários Campanha digital Dicas importantes

Excesso de postagens e relevância Campanha digital Dicas importantes

Segurança quanto às informações Campanha digital Dicas importantes

Em respeito à inteligência e à curiosidade do eleitor Campanha digital Dicas importantes

A campanha oficial

45 dias corridos para a campanha eleitoral 35 dias para a propaganda gratuita no rádio e na TV Divisão dos tempos de programas e inserções A campanha oficial

Limitações legais Placas, peças de rua, veículos A campanha oficial

Apelo emocional sem conteúdo Promessas eleitorais irrealizáveis Discursos populistas Manipulação da realidade A campanha oficial

Apelo emocional sem conteúdo Promessas eleitorais irrealizáveis Discursos populistas Manipulação da realidade A campanha oficial X

O paradoxo da TV Audiência em queda contínua Sofisticação e custos crescentes A campanha oficial

Novas alternativas para a TV Compromisso com a realidade Importância do apelo emocional A campanha oficial

O uso correto do rádio Um discurso subliminar Peças eficazes e repetição A campanha oficial

O papel dos impressos Documento para ser guardado Sobriedade, clareza, criatividade A campanha oficial

Treinamento de equipes Propaganda face a face Recrutamento e preparação A campanha oficial

A inovação no marketing político A campanha oficial

O valor da informação A campanha oficial

Muito obrigado