Faculdade de Educação – Departamento de Estudos Básicos Disciplina: Sociologia da Educação I – A (EDU01005) Professora Neusa Chaves Batista.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E o Espírito do Capitalismo
Advertisements

Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
Max Weber e a educação.
Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
Seminario de Sociologia Karl Marx E Max Weber. Karl Marx ● Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual.
TEMA 4: A CONTRIBUIÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor Caio Monteiro Melo SOCIOLOGIA GERAL.
Seminario Nomes: Alini Alves n°02 Douglas Milk n° 08 Tema: Karl Marx e Max Weber Prof° Rosilene Stuani Disciplina: Sociologia.
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
O ILUMINISMO O SÉCULO DAS LUZES. 1.CONCEITO Movimento intelectual de afirmação dos valores burgueses e consolidação do capitalismo no aspecto ideológico.
Émile Durkheim vida e obra Émile Durkheim nasceu em Épinal, cidade francesa em 15 de abril de 1858 e faleceu em 15 de novembro de Foi um sociólogo,
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA.
Trabalho de Sociologia ● ● Karl marx. Biografia Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tréveris, na Alemanha e morreu em 14 de março de.
Max Weber Alunos: Ícaro, Matheus, Mariana e Neuri.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por.
Atividade 3 - A teoria de Max Weber A Sociologia é uma disciplina interpretativa e não apenas descritiva. Para ele, não basta descrever as atitudes e relações.
( ) MAX WEBER. Bibliografia: Jean Carbonnier, Sociologia Jurídica, Coimbra, Ramón Soriano, Sociología del Derecho, Barcelona, Renato.
Teoria da burocracia Por : Max Weber.
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
Educação para transformação social
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
VIDEOAULA 3 Karl Marx ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Curso de graduação.
VIDEOAULA 4 Max Weber ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Curso de graduação.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Fundamentos das Ciências Sociais
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Gestão democrática; Lei da mordaça; Reforma do Ensino Médio
Metodologia do Ensino de Física I
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
AUTORES: Achiles Batista Ferreira Junior Diego Figueiredo Dias Elizabeth Ribeiro Martins Franco de Souza Juliane Marise Barbosa Teixeira Karin Sell Schneider.
(Karl Emil Maximilian Weber)
3º Ano – Prof. Ricardo Lima
Componente curricular: Noções de Direito Professor: Tarcísio Carvalho da Cruz Cel. (75)
Max WEBER IDEALISMO ALEMÃO ESCOLA SOCIOLÓGICA
PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
MAX WEBER E A EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Formação de professores de ciências no Brasil
FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução à Sociologia
Disciplina de Sociologia
Max Weber Karl Marx Émile Durkheim
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
 Quem foi  Nascimento e Morte  Interesses Principais  Obras  História  Influência  Filosofia  Dialética  Crítica de Hegel a Kant  Hegel.
MAX WEBER ( ) Autores: Iara Cidália, André Hoernig, Adriano Tweedie e Diogo Rauter. Professora Neusa Chaves Batista Sociologia da Educação I –
Disciplina: IPC Prof.ª Ms: Nátalli Araújo
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
MAX WEBER
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Max Weber  .
Emile Durkheim ( ) Modelo orgânico de sociedade: Para Durkheim, a sociedade é como um organismo vivo, onde cada instituição funciona como um “órgão”
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Max Weber e a Sociologia Compreensiva ( ) Ação intelectual e não política 1.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
Nobert Elias e Pierre Bourdieu
Clássicos da sociologia: Max weber
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
Educação para o Trabalho 1 Professora : Márcia Leite 1.– Da Sociologia a Sociologia do Trabalho: definições básicas. AULA 1. – TÉCNICO EM MECATRONICA.
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
Antropologia e Sociologia da Educação Física e do Esporte
Poder, dominação e Política
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
1 A Sociologia de Max Weber 2 Dados biográficos ► Sociólogo alemão, nasceu em21/04/1864 em Erfurt e morreu em 14/06/1920, em Munique, vítima de pneumonia.
Transcrição da apresentação:

Faculdade de Educação – Departamento de Estudos Básicos Disciplina: Sociologia da Educação I – A (EDU01005) Professora Neusa Chaves Batista

Nascido em 21 de abril de 1864 na cidade de Erfurt, na atual Alemanha, Karl Emil Maximilian Weber foi um intelectual, jurista e economista considerado um dos fundadores da Sociologia.

Trabalhou na Universidade Humboldt de Berlim, na Universidade de Freiburg, na Universidade de Heidelberg, na Universidade de Viena e na Universidade de Munique Personagem influente na política alemã da época, foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes (1919) e da comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.

Depois de concluir seus estudos jurídicos, cursou Economia Política, História e Teologia. Foi nomeado professor de Economia nas universidades de Freiburg em 1894 e de Heidelberg em Entre 1897, ano em que seu pai morreu, e 1901 sofreu de uma aguda depressão, de modo que do final de 1898 ao final de 1902 não realizou atividades regulares de ensino ou científicas

Publicada entre os anos de 1904 e 1905, sua obra mais importante é A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, na qual o autor mostra a relação entre a religião e o capitalismo, tema que era tendência no pensamento social alemão da época.

Baseada na concepção de “Ação Social” e de que a Sociologia é uma ciência compreensiva. Recusa-se a tratar os fatos sociais como coisas e defende que estes fatos podem ser vistos de maneiras diferentes, dependendo do olhar de cada indivíduo tem sobre eles. Segundo ele, os valores são socializados e internalizados de formas diferentes, dependendo da relação do indivíduo com o meio social. Ação Social para Weber é quando um indivíduo leva os outros em consideração no momento de tomar uma atitude, de praticar uma ação. A sociedade não é um bloco, e sim uma teia, tratando-se de um processo subjetivo que não compromete a objetividade do conhecimento, desde que o investigador leve em consideração, na interpretação das ações e relações, os valores que ele atribui ao próprio ator social, isto é, aquele que prática a ação, e não os seus próprios valores (do investigador).

A Educação, segundo Weber, é o instrumento que propicia ao homem a preparação necessária para o exercício de atividades funcionais adequadas às exigências das mudanças ocasionadas pela racionalização que o homem irá se deparar socialmente. O modelo ideal Weberiano é socialmente conduzido a três tipos de finalidade: 1.Despertar o carisma: esta primeira não se aplica a pessoas normais, mas aquelas pessoas capazes de revelar qualidades mágicas ou dons heroicos. 2.Preparar o aluno para uma conduta de vida: Weber chama de pedagogia do cultivo, pois propõe-se a formar o homem culto, cujo ideal de cultura seja condicionado ao meio social para o qual esta sendo preparado, implicando sua preparação para algumas formas de comportamento. 3.Transmitir conhecimento especializado: pedagogia do treinamento, ocorre com a racionalização da vida social. Neste processo a educação deixa gradualmente de ter como objetivo a formação do homem para o exercício da cidadania no contexto social mas para formar o especialista funcional que o capital precisa.

Treinar em vez de cultivar o intelecto Associação racional como fins (institucionalizada) Educação passa a ser fator de estratificação social e meio de obter distinção, honras, poder e dinheiro

Educação + Estado = Direitos e Burocracias racionais Educação + Empresa = Treinamento racional, Lógica da produtividade Educação sistemática é o modo pelo qual os homens são treinados para operar nas funções oferecidas através da racionalização da sociedade (administração racional, moldes burocráticos).

Ir à escola é uma ação social Ações sociais: “pensar nos outros” relacionando (racionalmente) valores e/ou fins (ou irracionalmente, afetos) com alguma intencionalidade.