ATIVIDADE AVALIATIVA 1 º T RIMESTRE 1 ª P ARCIAL 3º A.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fenômeno Concentracionista em tempos de crise DIREITO CONCORRENCIAL.
Advertisements

Keynesianismo O keynesianismo é uma teoria econômica do começo do século XX, baseada nas ideias do economista inglês.
Economia e Mercado Prof. Me. Wesley V. Borges. ECONOMIA Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio, televisão, internet, deparamo-nos com inúmeras.
América Anglo-Saxônica Geografia – Prof. Christian.
Flávio Tonelli Vaz. Rumo a agendas que nunca emergiriam do crivo das urnas  Remodelação do papel do Estado  Desmonte da capacidade do Estado intervir.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
GLOBALIZAÇÃO, TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO (INTER)NACIONAL ( ) Lalo Watanabe Minto Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira:
ECONOMIA BRASILEIRA E O MERCADO GLOBAL
Princípios Economia Solidária
Caminhos para o Desenvolvimento
MACROECONOMIA Site:
Curso Técnico em Agroecologia Fundamentos de Economia
A PEC DO CONTROLE DOS GASTOS
Keynes - Neoliberalismo
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
Comércio Mundial 6,87% do comércio agrícola mundial
1 INTRODUÇÃO.
Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point
Industrializações Tardias
PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 8º ANO
Da euforia à Grande Depressão
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
Aula 2 - O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES
GRANDES CENTROS INDUSTRIAIS DO GLOBO
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESA
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Globalização e Neoliberalismo
O Antagonismo dos Blocos
História Econômica Geral
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CRISE AMBIENTAL
Notas em “FREEDOM IN THE COMMONS: TOWARDS A POLITICAL ECONOMY OF INFORMATION”, de Yochai Benkler Daniel Guerrini Mestrando do PPG em Sociologia da UFRGS.
Aula 13 II PND – fim de um ciclo?
Aspectos Gerais da Globalização
Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total
Direito contemporâneo: revoluções liberais e constitucionalismo
PNAD 2009: País sai da crise econômica com renda em alta e desigualdade em baixa “A crise econômica mundial de 2009 não interrompeu a queda de desigualdade.
Globalização.
NOVA ORDEM INTERNACIONAL
ANOS 1930 NEW DEAL.
Industrialização nas Américas
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
A CONSTITUIÇÃO ECONÔMICA E A INSTRUMENTALIDADE DO DIREITO ECONÔMICO
Informática e Sociedade
Introdução à Economia INTRODUÇÃO À ECONOMIA Curso de Ciências Econômicas Professor: Celso Ricardo Salazar Valentim.
6º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 1
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA
Geografia 8º ano Do mundo Bipolar ao Multipolar.
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
Aula 7 Industrialização
Desenvolvimento e subdesenvolvimento Será que todos os países têm o mesmo poder econômico?
Consequências do consumismo: Socioeconômico e socioambientais
A POLÍTICA SOCIAL NO CONTEXTO DA SEGURIDADE SOCIAL E DO WELFARE STATE:
A Crise de 1929 PERÍODO ENTRE GUERRAS.
Revolução Industrial e Liberalismo
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
Seção Estrutura de análise macroeconômica
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
DO PÓS-GUERRA À GRANDE DEPRESSÃO
TEMA 13: CONTEÚDO SOCIAL E FORMAS DE ESTADO
Aula 1: O Estado de Bem-Estar Social e a Política Social Profa. Ms. Juliana Camilo.
Ensino Médio HISTÓRIA Revolução Russa Aula 3.
DO PÓS-GUERRA À GRANDE DEPRESSÃO
Guia de Argumentos de Vendas
Pensamento Político Latino Americano Prof. Guilhermo Alfredo Jonhson.
ESTADO: FORMA ESPECÍFICA
Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci
Aula 6 – Industrialização na Primeira República – tema controverso
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Transcrição da apresentação:

ATIVIDADE AVALIATIVA 1 º T RIMESTRE 1 ª P ARCIAL 3º A

1. (UPE/2014) Analise o texto a seguir: Há um modo de pensar a superação da crise a partir da teoria keynesiana, mediante o aumento dos gastos sociais, socializando os custos da reprodução social, numa linha oposta à neoliberal, de privatização de tais custos em termos de previdência, de educação. A socialização de tais custos me parece um bom caminho inicial. A outra peça da teoria keynesiana é o investimento em infraestrutura. Os chineses perderam 30 milhões de empregos entre 2008 e 2009, por conta do colapso das indústrias de exportação. Em 2009, eles tiveram uma perda líquida de só três milhões de empregos, o que significa dizer que eles criaram 27 milhões de empregos em cerca de nove meses. Isso foi resultado de uma opção pela construção de novos edifícios, novas cidades, novas estradas, represas, todo o desenvolvimento de infraestrutura, liberando uma vasta quantidade de dinheiro para os municípios, para que suportassem o desenvolvimento. Essa é uma clássica solução “sinokeynesiana” e me parece que uma coisa semelhante aconteceu no Brasil, por meio do Bolsa-Família e de programas de investimento estatal em infraestrutura. (David Harvey, Revista do IPEA. Adaptado) O autor cita a teoria Keynesiana e sua linha oposta, o neoliberalismo. Sobre as diferenças entre essas duas posições teóricas, é CORRETO afirmar que o

A) Keynesianismo é um conjunto de ideias, que propõe a intervenção estatal na vida econômica, enquanto o neoliberalismo é um sistema econômico, que prega uma participação mínima do Estado na economia. B) ideário do neoliberalismo tem como ponto forte o aumento da participação estatal nas políticas públicas, enquanto a ideologia Keynesiana fomenta a liberdade e a competitividade de mercados. C) neoliberalismo estimula os valores da solidariedade social conduzida pelo Estado máximo, enquanto o Keynesianismo faz a defesa de um mercado forte em que a iniciativa privada deve intervir como promotora de privatizações. D) ideário do Keynesianismo defende um mercado autorregulador no qual o indivíduo tem mais importância que o Estado, enquanto o neoliberalismo argumenta que quanto maior for a participação do Estado na economia mais a sociedade pode se desenvolver, buscando o bem-estar social. E) poder da publicidade na sociedade de consumo para satisfazer a população é um grande aliado da política Keynesiana, enquanto as ideias neoliberais não são favoráveis a soluções de mercado, opondo-se ao corporativismo empresarial.

RESPOSTA A) Keynesianismo é um conjunto de ideias, que propõe a intervenção estatal na vida econômica, enquanto o neoliberalismo é um sistema econômico, que prega uma participação mínima do Estado na economia.

2. (FGV) No início dos anos 30 a produção industrial estava, aproximadamente, 38% menor do que anteriormente a Os EUA, para responder a essa crise mundial do capitalismo, implementaram internamente a política do “New Deal”, que consistia em : A) sob a influência da teoria keynesiana, redistribuir renda através da geração de empregos e outros incentivos coordenados e controlados pelo Estado; B) ampliar a produção agrícola, abrindo crédito aos desempregados industriais para montagem e gestão de pequenas fazendas; C) reduzir a interferência do Estado na economia, através da abertura irrestrita do mercado interno e, fundamentalmente. Do saneamento das dívidas públicas; D) produzir mais alimentos, criando um órgão regulador de crédito agrícola para fazendeiros endividados; E) Privatizar as empresas estatais, obtendo capitais de investimento para políticas sociais: seguro-desemprego, formação em serviço e (re)qualificação profissional.

RESPOSTA A) sob a influência da teoria keynesiana, redistribuir renda através da geração de empregos e outros incentivos coordenados e controlados pelo Estado;

3. (UNICENTRO/2013) Sobre a ação do Estado na política econômica e social de um país e suas repercussões nas sociedades contemporâneas, assinale a alternativa correta. A) Nos regimes socialistas derivados do antigo bloco soviético o Estado apresenta-se pouco atuante, sendo que as comunas populares controlam o sistema produtivo e o poder. B) A social democracia caracteriza-se pela valorização da iniciativa privada e pela ausência de seguridade social do Estado. Os serviços de saúde, educação e seguridade social são privados. C) No capitalismo neoliberal o Estado não é controlador do mercado, favorecendo a livre iniciativa e a livre competição entre as empresas. Não prioriza o protecionismo da produção industrial nacional. D)O Estado laico caracteriza-se pela ingerência religiosa nos assuntos de Estado. O Irã é um exemplo de Estado laico. E) O Parlamentarismo é a forma de representação própria das monarquias e dos regimes totalitários; o Presidencialismo é próprio das democracias socialistas.

RESPOSTA C) No capitalismo neoliberal o Estado não é controlador do mercado, favorecendo a livre iniciativa e a livre competição entre as empresas. Não prioriza o protecionismo da produção industrial nacional.

4. São características de países pobres/periféricos: A) Baixa renda per capta, independência econômica e tecnológica, grandes desigualdades na distribuição de renda, má distribuição da propriedade de terra, altos índices de analfabetismo e desrespeito aos direitos humanos. B) Renda per capta nivelada, dependência econômica e tecnológica, grandes desigualdades na distribuição de renda, má distribuição da propriedade de terra, altos índices de analfabetismo e desrespeito aos direitos humanos. C) Baixa renda per capta, dependência econômica e tecnológica, grandes desigualdades na distribuição de renda, má distribuição da propriedade de terra, altos índices de analfabetismo e desrespeito aos direitos humanos. D) Baixa renda per capta, dependência econômica e tecnológica, poucas desigualdades na distribuição de renda, má distribuição da propriedade de terra, altos índices de analfabetismo e desrespeito aos direitos humanos.

RESPOSTA C) Baixa renda per capta, dependência econômica e tecnológica, grandes desigualdades na distribuição de renda, má distribuição da propriedade de terra, altos índices de analfabetismo e desrespeito aos direitos humanos.

5. A partir de sua compreensão quanto à divisão do mundo entre Centro e Periferia, faça um texto de até 15 linhas sobre a charge abaixo (valor 1,0)

RESPOSTA Países Pobres explorados pelos centrais CEPAL Interpretação sobre o desenvolvimento econômico e social latino-americano Compreensão das desigualdades a partir da análise do mundo dividido entre Centro e Periferia Raul Prebish – Economista