O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Advertisements

Controles Internos Primários
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
Rainério Rodrigues Leite Secretário SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DA PARAÍBA CONHECENDO O TCU.
Controladoria-Geral da União 1 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal DIÁLOGO PÚBLICO 2005.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
3º Conferência Nacional de CT&I Seminário Temático Geração de Riqueza – o Papel dos Institutos de Pesquisa Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque Secretário.
Estrutura Administrativa  O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
Palmas - TO, novembro de 2014 Joaquim Carlos Parente Júnior Secretário da Fazenda Secretaria do Planejamento e Orçamento PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
A Política de Assistência Social em processo de consolidação Rosana Morgado ESS/UFRJ.
ORÇAMENTO PÚBLICO Peça chave na promoção de ajustamento na alocação de recursos, na distribuição de renda e na manutenção da estabilidade econômica Instrumento.
RESULTADOS E DESAFIOS DO CONTROLE EXTERNO Presidente Conselheiro Antônio Joaquim.
COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA - CTG Audiência Pública Interativa Avaliação anual de política pública (art. 96-B do Regimento Interno do.
LEI ORÇAMENTÁRIA 2 Lei Orçamentária Anual CALENDÁRIO VER LEI ORGÂNICA Prazos Lei Orgânica L O A.
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA.
Transição de Mandato Orientações.
2016 Ministério da Transparência Fiscalização e Controle
II Congresso Brasileiro de Políticas Públicas e Gestão Governamental
Coordenadoria do Núcleo de Pesquisa
Renúncia de receita Fiscalização pelo TCU
Contabilidade e Orçamento Público Regime Contábil e Plano de Contas
OUVIDORIA PÚBLICA ACESSO ÀS INFORMAÇÕES PÚBLICAS
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
RECEITA FEDERAL E BACEN
Relacionamento entre o CNAQ e as DPCTESTP
Do Processo Tributário
a advocacia no século XXI: o caso do direito ambiental
POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Projeto de Redesenho dos Métodos, Técnicas e Procedimentos de Controle Externo Papéis de Trabalho Novembro/2016.
MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS
INSTRUÇÃO NORMATIVA MP/CGU Nº 01
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
ESTRUTURANDO OS SISTEMAS DE CONTROLE INTERNO: UMA VISÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2017
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental do
Gerência Contábil Fiscal
SINAES ENADE.
Comissão Intersetorial de Trabalho
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Renato Capanema Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Avaliar desempenho de servidores
Política de Gestão de Riscos da UFCSPA
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
A Importância do Controle na Administração Pública
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
Avaliar desempenho de servidores
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta de gestão de documentos e.
Cristiane Pereira Cruz Silva
Estrutura Administrativa Reitoria - IFRR 2014
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos.
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
Governança e gestão pública (o papel do agente público)
Razão de ser da captação de Recursos POR TRANFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS
Portaria nº 3.992, de 28 de Dezembro de 2017
Administração Financeira e Orçamentária
Ipreville – Instituto de Previdência Social dos
Procuradoria Federal junto ao Instituto Federal de Alagoas
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DESAFIOS E AVANÇOS
Nome ou título do caso Nome da Organização.
UNINDO FORÇAS - 2 ANOS AVANÇOS E PERSPECTIVAS
Administração Financeira e Orçamentária
Conheça a Defensoria Pública
Controle da Administração Pública
O novo desenho de participação colegiada na definição das políticas e diretrizes gerais dos RPPS 66ª Reunião Ordinária CONAPREV 23/08/2019 MINISTÉRIO.
Secretaria Executiva de Governança e Compliance
Transcrição da apresentação:

O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O Sistema de Controle Interno no Brasil‏

CF Artigo 74 Competência Constitucional Avaliar Comprovar Exercer Apoiar o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União; o controle externo, no exercício de sua missão institucional. a legalidade e avaliar os resultados da gestão orçamentária, financeira e patrimonial; o cumprimento das metas previstas no plano plurianual; a execução dos programas de governo; a execução dos orçamentos da União;

Avaliação Consultoria Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal “A auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação (assurance) e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. ” Definição IIA Avaliação Avaliar a ação governamental Avaliar a gestão dos administradores públicos federais Avaliar a aplicação de recursos públicos federais Consultoria Orientar os administradores de bens e recursos públicos pertinentes à área de competência do controle interno.

CGU Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal Órgão Central Unidades Setoriais Unidades de controle interno dos comandos militares Órgãos setoriais Secretaria de Controle Interno da Casa Civil Secretaria de Controle Interno da Advocacia-Geral da União Secretaria de Controle Interno do Ministério das Relações Exteriores Secretaria de Controle Interno do Ministério da Defesa Comissão de Coordenação de Controle Interno Unidades de Auditoria Interna vinculadas às entidades da Administração Indireta Assessores Especiais de Controle Interno

Ambiente de Controle Controle Social Direção Superior da Administração Pública Federal Órgãos de Defesa do Estado Sistema de Controle Interno Órgão ou Entidade da Administração Pública Federal Assessor Especial de Controle Interno Auditoria Interna Administração Indireta Controle Externo

CGU SFC STPC CRG OGU Sec Executiva CGU/R nos Estados CGU - Estrutura Resumida CGU SFC STPC CRG OGU Sec Executiva CGU/R nos Estados

Lei 10.683/2003 – Atribuições da CGU Correição Auditoria pública Defesa do patrimônio público Prevenção e combate à corrupção A CGU é o órgão de Controle Interno do Governo Federal, responsável também pela função Correcional, pela Prevenção e Combate à Corrupção e pela coordenação do sistema de Ouvidorias. Aprimoramento da Gestão Incremento da transparência da gestão Ouvidoria

Atuação Integrada CRG OGU STPC Reprimir Detectar Prevenir SFC

Espectro de Atuação Auto controle Gestão Gestão de Riscos Controle Interno Administrativo Auto controle AECI SFC Administração Direta e Indireta CISET Auditorias Internas Estatais, Fundações Apoio Especializado PR, MRE, MD Gestão Gestão de Riscos Desenho e Implementação dos Controles Internos CGU Órgão Central - Supervisão geral e orientação normativa do Sistema Auditoria Mapeamento de Riscos Avaliação dos Controles Internos Assessoramento à Gestão Foco no Atingimento dos Resultados

Auditoria de Entidades Avaliação de Programas de Governo Alcance: Auditoria de Entidades Adm Federal Direta/Indireta Repasses Estados / Municípios Repasses ONG Avaliação de Programas de Governo

Desafios Integração do controle interno, controle externo e controle social Ser indutor do processo de avaliação de riscos, controles e integridade Prover suporte à gestão sem perda da independência Foco em resultados sem abrir mão da conformidade e economicidade - Uso intensivo da TI como forma de incrementar a eficiência e eficácia

Desafios Padronização da sistemática de acompanhamento dos resultados dos órgãos de controle (benefícios financeiros e não financeiros) Atuação com base em padrões internacionalmente reconhecidos Desenvolvimento de abordagem diferenciada para auditoria de empresas estatais Restrições de informações decorrentes de alegação de sigilo legal (bancário, fiscal, etc)