MÓDULO 1 A Arte de Escrever – Parte 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redação UEM Gêneros textuais
Advertisements

 Escolher um registro e uma variante linguística adequados à situação formal de produção de texto escrito.  Serão considerados os conhecimentos de texto.
EXPRESSÃO ORAL (Metas Curriculares – 10.º ano): 1de out. Síntese Apreciação crítica (de reportagem, de documentário, de entrevista, de livro, de filme,
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
FORMAÇÃO DE HÁBITOS: A importância do estudo diário.
REDAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL. I-DEVEMOS SABER QUE 1-O QUE É UMA DISSERTAÇÃO ? Dissertar é argumentar, é defender um ponto de vista a partir do tema proposto.
Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 1.Língua e Linguagem AULA DIGITAL.
COLÓQUIO COMUNICAÇÃO PÚBLICA SOBRE CT&I E CRIATIVIDADE Ladmires Luiz Gomes de Carvalho 1 Leidivânia Mendes de Araújo Melchuna 2 Érica Revíglio Iliovtz.
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
Prof. Claudio Benossi 1. O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso.
Programa MAIS UM POUCO Formação para Escola Dominical Equipe de Redação da Coleção Bem-te-vi Escola Dominical:
Variação Linguística A Variação de uma língua é o modo pelo qual ela se diferencia, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto Histórico, Geográfico.
MÉTODO MONTESSORIANO MATERIAL ELABORADO PARA FINS DIDÁTICOS.
 Ainda usamos o famoso método do “bá-bé-bi-bó-bu”?
1- Leia atentamente as instruções até o final. 2- Dê um abraço no colega do lado. 3- levante o braço o mais alto que puder. 4 – fique de pé. 5- Diga seu.
ATOS DE CARIDADE. Um cristão sempre é alegre. Às vezes podemos nem perceber, mas, ao sorri, aliviamos a carga dos que estão ao nosso redor: na rua, no.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Unidade 3 Produção de textos no meio acadêmico e profissional
O UNIVERSO DA LINGUAGEM
Curso de Formação de Expositores Espíritas
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
Texto, gênero e discurso
Prof. Arthur Albertin.
Programa de Língua Portuguesa/ Questões Textuais
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO
Português Instrumental e Redação Técnica EAD – 30 HORAS.
TÍTULO Identificação Eixo.
Unidade 4 Interação Online e Educação à Distância
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M
Introdução O presente trabalho tem o objetivo de apresentar informações sobre o tema “Gênero textual”. Nele serão encontradas definições e exemplos de.
Prof. Ms. Luiz Felippe M. Ramos
Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
Variedades Linguísticas Unidade 1
O texto: construção de sentidos
Redação Empresarial.
Dicas de beleza de Audrey Hepburn
Língua e Linguagem Professora: Marlene Pires Martins.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Língua Portuguesa Aula 1 Prof. Fábio Simas.
REDAÇÃO Mais um tipo de texto.
Escrita e interação KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
FILOSOFIA DA LINGUAGEM
Comunicação e expressão
Pronatec – Capetinga MG.
FILOSOFIA DA LINGUAGEM
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ’S) CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS HQ’S.
Concordância e variação linguística
ELABORANDO UMA BOA APRESENTAÇÃO
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
Conteúdo Gênero textual
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa Prof. Luciano Oliveira.
BILINGUISMO O termo aplicado ao indivíduo, pode significar simplesmente a capacidade de expressar-se em duas línguas. BILINGUISMO.
HÁ… ou… À?.
Redação.
Recursos Audiovisuais (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Redação Enem.
I – inTrodução à linguística:
Aspectos de coesão textual
Comunicação.
English Presentations
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
I – inTrodução à linguística:
TEXTOS MOTIVADORES 2ª Dissertação/ENEM. Texto I Você é violento de nascença ou foi doutrinado nas redes sociais? Gritou com os garis e a doméstica empregada.
Produção Textual Profª.: Maria Anna
A proposta da oficina de teatro não é a formação de atores, mas trabalhar a comunicação em público,
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
CRÔNICA ARGUMENTATIVA
Transcrição da apresentação:

MÓDULO 1 A Arte de Escrever – Parte 1 redação Professora Rosane Reis MÓDULO 1 A Arte de Escrever – Parte 1

A ARTE DE ESCREVER

COMO ESCREVER BEM NO CONCURSO? Substituindo por técnica criatividade

Por que a necessidade de boa composição? Escrever é uma atividade social indispensável. A linguagem escrita é bem menos eficiente que a oral. fonemas/letras entonação/pontuação expressão fisionômica/descrições

Logo, escrever bem é resultado de uma técnica elaborada que precisa ser adquirida com muito treino. O desaparecimento dos gestos e das variações ou inflexões do tom da voz nos atos de fala precisa ser suprido por vários recursos na escrita. As pausas, a entonação e o ritmo da fala, por exemplo, precisam ser substituídos pelos sinais de pontuação Escrever um saber linguístico que extrapola o domínio verbal do uso cotidiano e exige o conhecimento das regras gramaticais.

É o conjunto de regras de um dado idioma relativas aos sons da fala, às formas dos vocábulos e a combinação e posição destes nos enunciados. A gramática se subdivide nos seguintes tópicos: Fonologia Ortografia Morfologia Sintaxe

Como colocá-las no papel? DISTRIBUIÇÃO METÓDICA E COMPREENSÍVEL DE IDEIAS Como colocá-las no papel? Criando um método para tal de forma a tornar sua composição bem compreensível e suas ideias bem articuladas com o tema.

A prova de redação é uma situação de comunicação artificial. IMPORTANTE LEMBRAR A prova de redação é uma situação de comunicação artificial. O texto nos é imposto por uma banca Somos incitados a escrever sobre um tema de que talvez nem tenhamos tanto conhecimento Expomos o assunto num lugar e vamos ser lidos em outro O ambiente não está integrado em nossas palavras como elemento funcional A comunicação linguística está desligada da ocasião e do espaço de interlocução, o que faz com que tenhamos uma experiência de linguagem a que devemos nos adaptar. devemos nos desligar daquele ambiente e tentar nos imaginar na situação comunicativa que a banca propôs. Logo,

SITUAÇÕES A QUE VOCÊ TEM DE SE ADAPTAR A exposição escrita faz ressaltar certos defeitos do texto que numa situação de comunicação oral não aconteceriam, como: a letra a ortografia as margens do texto a estrutura de parágrafos

As frases têm de ser mais logicamente construídas, porque não contamos com a ajuda do ambiente, dos gestos e da entonação. Um homem pede a mão em casamento de sua namorada. Na sequência dos dias, ela faz todo tipo de serviço doméstico: lava roupa no tanque, passa roupa numa tábua e faz comida. Então, encostada no fogão, mexendo uma panela, ela pensa que havia entendido o motivo de o namorado ter pedido sua mão, afinal, sem ela nenhum serviço de casa seria feito. Ele, é ckaro, na concepção dela, quer uma mulher que cuide dos afazeres do lar que eles vão constituir.