Ponto de equilíbrio e análise de relações custo/volume/lucro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Custeios Direto e Absorção Custo X Volume X Lucro
Advertisements

ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO
MAXIMIZAÇÃO DOS LUCROS
Custos para Tomada de Decisão
Técnicas de Tomada de Decisão
Economia e Gestão Financeira
AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE ALTERNATIVAS DE CAPACIDADE
Prof. Vicente Eudes MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS PROF. VICENTE EUDES
Análise de Custo / Volume / Lucro
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Custos Industriais Prof. Jorge Marques
Aula 10: Custos de Produção
Capítulo 13 Os Custos da Produção I.
Avaliação Econômica de Projetos TAMANHO
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
MICROECONOMIA Aula 7 – Análise da Teoria da Produção.
ANÁLISE CUSTO-LUCRO-VOLUME
Prof.: André Luiz Anjos de Figueiredo
 Ex: Uma empresa, em determinado mês, produziu unidades de determinado produto. Os custos totais do período totalizaram $ , sendo $
Estudo de Função Aplicada a Gestão
Copyright © The McGraw-Hill Companies, Inc. Permissão para reprodução Capítulo 5 RELAÇÕES DE CUSTO ‑ VOLUME ‑ LUCRO.
Análise de Viabilidade Econômica de Projetos
Noções básicas MC e PE.
Disciplina: Contabilidade Gerencial
Administração Financeira e Orçamentária I
1 Capítulo Ponto de Equilíbrio zPonto de equilíbrio nada mais é do que o valor que a empresa precisa vender para cobrir os custos totais, as despesas.
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
Prof. Marcelo Santana Silva MICROECONOMIA TEORIA DOS CUSTOS 1 Introdução Custo de oportunidade X Custos Contábeis Conceito de Externalidade Custos de Curto.
Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aula 7 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 28/03/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
Orçamento e Custeio (Cont. Custos) Prof. Jurandyr Costa Seixas.
Formação de Preço de Venda 7 semestre – Parte 2 (B2) Profª Fatima Santos.
Gestão de Custos Maurício Pinheiro. 1a. Aula: Conceitos e Fundamentos e Classificação Maurício Pinheiro.
GESTÃO DOS CUSTOS E ANÁLISE FINANCEIRA Helvécio Oliveira Helvécio Oliveira D.Sc.Ciência Animal.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Diferentes Custos e Despesas Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços.
Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aula 6 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 24/03/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
Avaliação de ativos financeiros - Ruy L. Cardoso 1 Administração Financeira Avaliação de Ativos Financeiros Ruy Lopes Cardoso.
Estoques O que incorpora o valor dos estoques no BP?
Caso – Copiadora Cópia Especial
Alavancagem Operacional Financeira Total.
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Biblioteca de Custos Ciências Contábeis
ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO
Analise custo-volume e lucro.
Gestão Estratégica de Custos
FORMAÇÃO DE PREÇOS FORMAÇÃO DE PREÇOS A PARTIR DO CUSTO
Investimentos em Ativo Fixo
Formação do Preço de Venda
Formação de Preço e Administração de Custos
VIII Turma GESTÃO DA PRODUÇÃO
Formação de preços de venda
Demanda de Trabalho Aula 6.
CUSTOS DE PRODUÇÃO Custos de oportunidade: é o custo que não envolve desembolso monetário. Chamado também de custo implícito. Custos contábeis: é o custo.
Análise das Decisões na Incerteza Aplicada à Administração
Introdução à Precificação
Apresentação baseada no livro “Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas”, de Antonio Cezar Bornia.
A Firma no Curto Prazo Longo Prazo: todos os fatores são variáveis
Alavancagem de Capital Prof. Alex Gama. ALAVANCAGEM  Resulta do uso de ativos ou fundos a custo fixo para multiplicar os retornos aos proprietários da.
Apresentação baseada no livro “Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas”, de Antonio Cezar Bornia.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana.
Perdas possíveis sem prejuízo
ADMINISTRAÇÃO GESTÃO de CUSTOS
. Condições de um mercado em concorrência perfeita
Biblioteca de Custos Ciências Contábeis
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
A análise conjunta e o ... Ponto de equilíbrio 1.
O aumento da constante competitividade no contexto empresarial demanda uma atenção especial à gestão de custos nas empresas. A análise de custo-volume-lucro.
Planejamento Financeiro e Orçamentário
CUSTOS- Conceitos Entende-se por CUSTO toda e qualquer aplicação de recursos, sob diferentes formas e expressa em seu valor monetário, para a produção.
Alavancagem de Capital Prof. Alex Gama. ALAVANCAGEM  Resulta do uso de ativos ou fundos a custo fixo para multiplicar os retornos aos proprietários da.
SISTEMAS DE CUSTEIO.
Prof. MSc. Silvio Aparecido Crepaldi MÉTODOS DE CUSTEIO É o método usado para apropriação de custos. Existem dois métodos básicos de custeio:   Custeio.
Transcrição da apresentação:

Ponto de equilíbrio e análise de relações custo/volume/lucro Prof. Reinaldo Guerreiro

Equação do Lucro RT - CT = LT RT - CVT - CFT = LT PVu . Q - CVu . Q - CFT = LT PVu . Q - CVu . Q = LT + CFT Q. (PVu - CVu) = LT + CFT Q . MCu = LT + CFT modelo de decisão (termômetro)

PONTO DE EQUILÍBRIO Conceito É o ponto em quantidade ou valor no qual a Margem de Contribuição se iguala aos Custos Fixos; É o ponto da atividade onde as Receitas e Custos Totais se igualam; É o ponto de lucro zero.

Quantidade do PE = ----------------- Ponto de Equilíbrio O ponto de equilíbrio em quantidade pode ser calculado quando a empresa fabrica um único produto ou produtos muito homogêneos. Açúcar, álcool, cimento, etc. $Custos Fixos Quantidade do PE = ----------------- $MCu

Receita do PE = ----------------- Ponto de Equilíbrio Quando uma empresa fabrica diversos produtos na mesma planta não é possível calcular o ponto de equilíbrio em quantidade. O ponto de equilíbrio deve ser calculado em valor da receita. $Custos Fixos Receita do PE = ----------------- %MCu

GRÁFICO DO PONTO DE EQUILÍBRIO Lucro Receitas Totais Ponto de Equilíbrio ($) Custos Totais Custos Fixos Volume Prejuízo

ESTRATÉGIAS PARA OTIMIZAR O LUCRO Lançar novos Produtos? Aumentar Preços? Preço de Venda Volume Custo variável Custo fixo LUCRO Ganhar market share? Reduzir Descontos? Prospectar novos mercados? Aumentar Publicidade? Racionalizar custos fixos? Reduzir custos variáveis? Terceirizar Atividades?

Redução do Custo Fixo Impacto no Ponto de Equilíbrio Cada 1% de aumento no custo fixo proporciona 1% de aumento no Ponto de Equilíbrio. Ou seja, é preciso vender 1% a mais.

Redução do Custo Fixo Impacto no Ponto de Equilíbrio Custos e despesas variáveis = $ 1000/un. Custos e despesas fixos = $ 600.000/mês Preço de venda = $ 1.500,00/un. $ 600.000 PE = ---------- = 1.200 un. $ 500 28% aumento no custo fixo: $ 768.000 PE = ---------- = 1.536 un.

Aumento/Redução no Preço Impacto no Ponto de Equilíbrio O aumento ou diminuição do Preço de Venda impacta a Margem de Contribuição. Assim a redução de 1% no Preço de Venda produz um impacto no Ponto de Equilíbrio que depende do tamanho da margem de contribuição. Quando a margem é pequena, o impacto é relevante. Quando a margem é grande, o impacto é pouco relevante.

Redução no Preço de Venda Impacto no Ponto de Equilíbrio Custos e despesas variáveis = $ 400/un. Custos e despesas fixos = $ 1.200.000/mês Preço de venda = $ 600,00/un. $ 1.200.000 PE = ---------- = 6.000 un. $ 200 28% de redução no preço de venda: PE = ---------- = 37.500 un. $ 32 Neste caso o aumento no PE foi de 525%

Redução no Custo Variável Impacto no Ponto de Equilíbrio A redução do Custo Variável impacta a Margem de Contribuição Assim 1% de redução no Custo Variável produz um impacto no Ponto de Equilíbrio que depende do tamanho da Margem de Contribuição. A redução no Custo Variável produz o mesmo impacto que a redução no preço de venda, ou seja, depende da Margem de Contribuição.

Redução no Custo Variável Impacto no Ponto de Equilíbrio Custos e despesas variáveis = $ 1000/un. Custos e despesas fixos = $ 600.000/mês Preço de venda = $ 1.500,00/un. $ 600.000 PE = ---------- = 1.200 un. $ 500 28% de redução nos custos e despesas variáveis: PE = ---------- = 769 un. $ 780 Neste caso a redução no PE foi de 36%

— O médico me garantiu que depois da operação eu voltaria a andar — O médico me garantiu que depois da operação eu voltaria a andar. — E ele acertou? — Sim, pois tive que vender o carro para pagar a operação. $