Convênio “Apoio ao Plano de Desenvolvimento de APLs para o setor de Petróleo, Gás e Naval” - Novembro/2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vocação Reconhecida e histórica produção agrícola na região metropolitana (ex.: laranja). Histórico de extração mineral e produção de cerâmica. Atrativos.
Advertisements

A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
7º Grupo de Qualidade SOFTEX/SEBRAE-PE Comunicado de Formação do Grupo Agosto 2016.
22 de Setembro Congresso Brasil Competitivo 08 de outubro Adesão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) 20 de outubro Reunião do Comitê Estratégico.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
+50 Reunião de Diretoria Colegiada 20/jan/2016. Foco MP Ajuste Fiscal Retomada do crescimento Modernização do Estado.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação O PORTAL DO SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 10º Prêmio.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Experiência do Assentamento Rural “Novo Pingos”, em Assú/RN Apresentador: Fernando de Sá Leitão.
BRASIL P, D&I em Tecnologia da Informação Virgilio Almeida | P&D PARA INOVAÇÃO EM SOFTWARE E SERVIÇOS DE TI | | BRASIL PLATAFORMA GLOBAL | EXPORTAÇÃO |
Legislação sobre Incentivos à Inovação Lei de Inovação Estadual.
Modelo de Avaliação da Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal (MD-GEFIS) Estados e DF Março 2016.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Projeto de Extensão Unisul
PLANO DE DESENVOLVIMENTO
2ª Encontro do Fórum de Gás Natural, Petróleo e Indústria Naval do RS
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
Internacionalização e Comércio Exterior de Serviços
Roteiro Integrado: Rota das Emoções
Planejamento Estratégico
PROJETO ELO PROJETO DOM HELDER CAMARA
CIDADES INTELIGENTES E IOT
Diretor Regional: Gustavo Oliveira
Seminário de Treinamento da Equipe Distrital e Governadores Assistentes - GATS Distrito 4620 Março/2017.
10/27/2017 1:15 AM Prof. Edmar de Almeida Grupo de Economia da Energia Instituto de Economia- UFRJ Rio , 21 de março 2016.
Atuação da ANATER Assistência técnica ao produtor rural em todas as etapas da produção. Atuação integrada com a Embrapa para a transferência de tecnologia.
Rio Grande, 05 de novembro de 2014
Projeto Cadeia de Valor da Construção Civil
Conteúdo Local e Competitividade
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Análise do Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento da Funasa no Período de 2000 a 2016 Cibele Medeiros Brito Leite Cristine Diniz Santiago Filomena.
COMPETITIVIDADE SISTÊMICA E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS
II REUNIÃO DO COMITÊ GESTOR ARRANJO PRODUTIVO LOCAL
Credenciamento e Recredenciamento Institucional
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
REUNIÃO DA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
22ª Reunião Técnica – Porto Velho/RO
21 de outubro I Workshop do Grupo de Trabalho do Pacto pela Reforma do Estado 17 de novembro II Workshop do Grupo de Trabalho do Pacto pela.
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
TECNOPOLO (PORTO ALEGRE – RS)
Ciência & Engenharia da Computação
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
INICIATIVA DE START-UPS EM CIÊNCIAS DA VIDA
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
Empresas de Engenharia de médio porte abrindo mercados no exterior e
INICIATIVAS DO SEBRAE NA CADEIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
SESSÃO REGIONAL DO AMBIENTE
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
TERRITÓRIO DE INTERESSE DA CULTURA E PAISSAGEM
IV Conferência Estadual
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
cooperação urbana internacional
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
Proposta de Constituição de um Fundo Interamericano de Fomento ao Trabalho Decente Referência a experiência européia de constituição de um Fundo Social.
Programa de Desenvolvimento Gerencial
O MOVE BRAZIL é resultado da parceria entre ANFIR (Associação Nacional do Fabricantes de Implementos Rodoviários) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de.
Projeto de redes de computadores Msc. Eng. Beldo Antonio Jaime Mario1.
Apresentação Institucional
Transcrição da apresentação:

Convênio “Apoio ao Plano de Desenvolvimento de APLs para o setor de Petróleo, Gás e Naval” - Novembro/2014

Histórico 2009-2011: Rede de Melhoria da Gestão para o Desenvolvimento da Cadeia Nacional de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras 2011-2012: Alinhamento com os objetivos do Plano Brasil Maior 2012: Convênio celebrado entre MDIC e ABDI para o setor de P, G & N que está apoiando 12 empresas (BA, MG, PE e RS) 2012: Memorando de Entendimento PETROBRAS – ABDI – MDIC 2013: Projeto IND P&G 75

Alinhamento PBM Aumentar Qualificação de RH Ampliar o Investimento e a Capacidade de Gestão Ampliar a participação de bens e serviços de empresas nacionais para P&G e Naval Diversificar as exportações e promover a internacionaliza-ção das empresas brasileiras Posicionar a indústria nacional na cadeia de valor global de P&G e Naval de forma competitiva e sustentável Promover a Inovação, incentivando a cooperação e o desenvolvimento tecnológico Incentivar polos produtivos e tecnológicos e a formação de empresas âncoras da Cadeia de Fornecedores de P&G e Naval

Objetivo ampliação, a preços competitivos, da capacidade de oferta da indústria nacional frente às demandas da cadeia global de petróleo, gás e naval, por meio da estruturação da governança de APLs (arranjos produtivos locais), do desenvolvimento de fornecedores e do apoio à formulação de projetos estruturantes decorrentes das discussões a serem realizadas com representantes dos governos estaduais e municipais, da indústria e das instituições técnico-científicas. Duração: 24 meses

Ação 1 Atividades Descrição Prestar consultoria para estruturação da governança dos 5 APLs Atividades Descrição Prestar consultoria para estruturação da governança local e as necessidades específicas de cada APL Atividades relacionadas à animação e organização de todas as ações, visando o envolvimento e o comprometimento das entidades no projeto. Atividades relacionadas à gestão e o monitoramento poderão ocorrer por meio da contratação de consultoria e especialistas, da realização de reuniões, seminários técnicos e para a realização de missões de benchmarking.

Ação 2 Desenvolver fornecedores de porte médio e médio-grande Atividades Descrição Selecionar as dezoito (18) empresas do projeto Escolha das empresas com perfil adequado aos critérios de seleção obrigatórios e classificatórios que serão definidos por cada comitê gestor nos APL. Executar a metodologia do projeto para as dezoito (18) empresas selecionadas A metodologia em utilização pelo projeto piloto MDIC+ABDI abrange atividades de coaching e mentoring com a alta administração das empresas em termos de estratégias de mercado, modernização, expansão industrial, criação de novas linhas de negócios, gestão da inovação, financiamento e desenvolvimento da rede de fornecedores de cada empresa. Entregar Plano de Negócios para cada empresa selecionada Plano de Negócios customizado para cada empresa, contendo: resumo executivo do plano de negócios; análise de mercado; oportunidades de mercado identificadas; descrição da ampliação do novo negócio/expansão; análise de viabilidade técnica-econômica da implantação do novo negócio; análise de viabilidade financeira do projeto; plano de marketing e de vendas; cronograma da implantação das soluções propostas.

Ação 3 Apoio aos projetos estruturantes nos APLs, envolvendo a cooperação entre empresas e instituições científicas e tecnológicas Atividades Descrição Identificar a oferta de infraestrutura e de serviços técnico-científicos das ICT locais. Consiste no levantamento de toda a infraestrutura e serviços técnico- científicos atuais e previstos das ICT voltadas para atender demandas da cadeia de petróleo, gás e naval de cada APL. Identificar as demandas tecnológicas das empresas nos APLs selecionados. Consiste no levantamento de todas as demandas tecnológicas atuais e futuras das empresas fornecedoras da cadeia de petróleo, gás e naval de cada APL. Promover a cooperação tecnológica entre as empresas e as ICT locais. Realização de encontros técnicos entre ICT e empresas do APL para apresentação dos resultados do mapeamento do potencial técnico- científico e demandas tecnológicas empresariais, promover a discussão quanto aos resultados e dar encaminhamento para eventuais acordos de cooperação entre ICT e empresas. Elaborar projetos estruturantes para os APL Atividades relacionadas à elaboração de projetos estruturantes de interesse do APL discutidos com a governança e o grupo gestor, envolvendo desde aspectos de natureza legal, institucional, técnico- econômico, captação de recursos etc.

Exemplos de Projetos Estruturantes Suape e Entorno Projeto Descrição Mapeamento do potencial tecnológico das empresas da região do APL O mapeamento contemplará: i) mapeamento das empresas metal-mecânicas por município, por especialização, capacidade produtiva, número de empregados, etc. ii) identificação de complementariedades, redundâncias e sinergias. iii) desenvolvimento do planejamento estratégico da cadeia em PE e iv) benchmarking de modelos de governança de cadeias e definição da governança Elaboração de um Book Tecnológico do estado Levantamento de toda a infraestrutura e serviços técnico- científicos atuais e previstos das ICT voltadas para atender demandas da cadeia de petróleo, gás e naval do estado de Pernambuco apoiando à promoção e a cooperação entre universidades e empresas

Exemplos de Projetos Estruturantes Vale do Aço Projeto Descrição Estudo para o reordenamento do espaço industrial da região Levantamento das áreas existentes e com possibilidade de transformação em distritos industrias que facilitem a instalação de empresas, bem como o levantamento da infraestrutura necessária. Criação de um Centro de Excelência em Engenharia Estudo do modelo conceitual de um Centro de Excelência em Engenharia na região do Vale do Aço em Minas Gerais. O estudo contemplará: i) levantamento das demandas de serviços de engenharia pelas empresas locais; ii) levantamento das exigências, em relação à capacidade de engenharia das empresas fornecedoras, na visão de empresas demandantes; iii) benchmarkings nacionais e internacionais; iv) elaboração de um modelo conceitual de um Centro de Excelência em Engenharia de acordo com as especificidades levantadas e v) proposição de diretrizes e estratégias para um modelo de negócio autossustentável do Centro de Excelência em Engenharia.

Exemplos de Projetos Estruturantes Maragogipe e Entorno Mapear as demandas por bens e serviços das grandes empresas do APL. Mapear as empresas instaladas na região do APL. Elaborar uma matriz demanda x oferta para identificar os gaps de fornecimento existentes na região. Criar uma identidade para o APL (vocação produtiva). Fomentar a criação do Fórum de Municípios do APL. Propor incentivos fiscais e financeiros para melhorar o ambiente de negócios na região. Diagnosticar as empresas instaladas na região do APL para conhecer o seu nível de maturidade empresarial. Criar um Grupo de Trabalho composto pelos Governos Federal, Estadual e Municipal e membros da Governança para discutir estratégias de melhoria da infraestrutura logística na região do APL.

Exemplos de Projetos Estruturantes APL Polo Naval e Offshore de Rio Grande e Entorno A ser priorizado.

Muito Obrigado! Jorge Luís Ferreira Boeira Coordenador – Área de Energia jorge.boeira@abdi.com.br +55 61 3962 8700 www.abdi.com.br