Canais de distribuição Meios escolhidos pelo hotel para fazer seus produtos e serviços chegarem ao consumidor certo no momento e local certo. Estes “meios” podem ser diretos ou indiretos e offline ou online.
Canais Diretos Indiretos Offline Online Depto Reservas Central de Reservas Depto Grupos/Eventos Depto Recepção ou Walk in Online Site Hotel Indiretos Agências viagens Consolidadoras Operadoras Otas Gds Modelo Opaco Sites busca/ Metasearch Compras coletivas Mídias Sociais
Linha do tempo da distribuição online
Custos diferentes x preço de venda igual ! Distribuição Online: Modelos de negócios Agências comissionadas - % sobre a receita Agencias Net - Mark up sobre o preço de venda Fee de reserva Fee do canal, fee de entrega da reserva, etc. Custos diferentes x preço de venda igual ! A polêmica Paridade
Players e suas características Otas comissionadas e net. Ex: www.booking.com ; www.expedia.com Gds: venda comissionada ou net
Air France, Lufthansa, Iberia e Sas SISTEMA SEDE CRIAÇÃO CIAS AÉREAS SABRE EUA 1960 American Airlines AMADEUS ESPANHA 1987 Air France, Lufthansa, Iberia e Sas WORLDSPAN ATLANTA (EUA) 1990 Delta Airllines GALILEO/ APOLLO DENVER (EUA) 1971 United Airlines
Players e suas características Otas comissionadas e net. Ex: www.booking.com ; www.expedia.com Gds: venda comissionada ou net Modelo Opaco. Ex: www.hotwire.com Compras coletivas. Ex: groupon, hotel urbano, etc. Mídias Sociais: Ex: facebook Sites nicho: www.hotelquando.com; www.dayuse.com ; Otas com foco corporativo: www.hrs.com Reservas mobile: www.hoteltonight.com Viagens sofisticadas: www.zarpo.com.br Compartilhamento: www.airbnb.com.br
Mais tecnologia para os hotéis... Sites busca/ Metasearch www.kayak.com.br ; www.trivago.com.br Sites Reputação www.tripadvisor.com Gestão da reputação: www.revinate.com; www.reviewpro.com; www.trustyou.com CRS – Central Reservation System CRM – Customer Relationship Management CMS Channel Management System BI – Business Intelligence
Booking Engine – Site próprio
Dicas para ter um site vendedor Priorize o investimento no seu próprio site. Opte pela simplicidade eficiente! Faça benchmarking Procure empresas especializadas para te ajudar Big data: conheça seu cliente e interaja com ele! Transforme o cliente da Ota no cliente do seu site Muita atenção: Velocidade de acesso Imagens Conteúdo – Responda perguntas Disponibilize inventário e tarifas com prioridade no seu site
Dicas para estar bem no “mundo” virtual Faça um levantamento e descubra: em quais sites seu hotel está presente e o modelo de negócios de cada um Avalie se a exposição do site está de acordo com a imagem institucional que o hotel quer passar Escolha em quais sites irá permanecer e estabeleça um relacionamento com seus gestores. Revise estes sites, complete informações e inclua imagens/vídeos Revise constantemente disponibilidade inventário x preços (paridade). Monitore a sua exposição eletrônica e a do seu concorrente também! Ao contratar parceiros pesquise se existe integração e conectividade com os sistemas que já possui Avalie o custo x benefício de cada um
Custos x contribuição canal para o resultado do hotel.