Contabilidade Atuarial Cosseguro, Resseguro e Retrocessão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quadro Institucional de Resseguros Origem e situação atual
Advertisements

Miguel Fonseca de Almeida
TÉCNICAS ATUARIAIS DE SEGUROS
“Miguel Roberto Soares Silva”
RESSEGURO: BREVE INTRODUÇÃO E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Miguel Fonseca de Almeida
Miguel Roberto Soares Silva "O Seguro Incêndio no Brasil" Parte II Funcionamento do Mercado Segurador Brasileiro.
Seguro Garantia. O que é seguro? “Contrato aleatório, pelo qual uma das partes se obriga, mediante cobrança de prêmio, a indenizar outra de um perigo.
O Mercado de Resseguros no Brasil
Contabilidade das IF e Atuariais
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência
CLIENT LOGO Regulação de Sinistros Daniel Cappello, Líder para Sinistros na Marsh Brasil e Armando Char, Consultor Senior em Sinistros 27 de Outubro de.
Aula 5 – Aspectos técnicos do Seguro
Resseguro Seguro Moderno – Seguro a prêmio fixo Seguro – Bases Técnicas O Risco do Segurador - Desvios e Desequilíbrios Contrato de resseguro – Definição.
Controles Internos e Gestão de Riscos para Seguradoras.
CRP-M / FENSEG Grupo de Trabalho Subscrição de Condomínio.
08 de Agosto de 2016 Seguro Agrícola no Brasil Uma visão estratégica de sua importância para a economia brasileira (Estudo Realizado em Julho de 2012)
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
1 13. Derivativos 13.1 Mercados futuros 13.2 Participantes do mercado futuro 13.3 Os preços no mercado futuro 13.4 Opção de compra e de venda 13.5 Mercado.
Fórum de Acadêmicos “O Resseguro no Brasil” Marcos de Barros Lisboa.
Introdução a Contabilidade DRE Luciene de Oliveira Vieira.
É mais que seguro, é proteção e tranquilidade.
SEGURO GARANTIA Tomador Segurado Seguradora Cumprimento das obrigações assumidas pelo tomador no contrato principal, conforme os termos da apólice.
Mercado de Crédito Visa a suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos das pessoas físicas e empresas. No mercado de crédito, as instituições.
35º ENCONTRO NACIONAL DE COMÉRCIO EXTERIOR
TECOM – ESTRUTURA DO COMEX.
QUEM SOMOS?. QUEM SOMOS? Fundada em 8 de Fevereiro de 1998 e atuante no mercado segurador há 12 anos, a Integrar Seguros se fixou no mercado de seguros.
MAPFRE no Brasil 16 mil corretores e parceiros R$ 6,0 bilhões em recursos administrado em Investimentos R$ 2,3 bilhões em ativos administrados em Previdência.
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
Contabilidade das Empresas Seguradoras Tributação dos Seguros
Como se relacionar melhor com bancos e investidores: Governança Empresarial e Governança Pessoal Palestra ACIJ – 27/03/2017.
CONTABILIDADE ATUARIAL
Seguro Vida AD. Proteção para os seus colaboradores e benefícios para sua empresa.
CONTABILIDADE ATUARIAL
Sistemas de Contratações Públicas de Serviços de Engenharia no Brasil.
É mais que seguro, é proteção e tranquilidade.
A comercialização de seguros ilegais
CONTABILIDADE ATUARIAL
SEGUROS PARAMÉTRICOS algumas reflexões jurídicas Pery Saraiva Neto
CONTABILIDADE ATUARIAL
Opções de Constituição
Disciplina: Gestão de Património do Estado nas Instituições de saúde
TREINAMENTO - PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO
Contrato de Seguro Disposições Legais.
Opções de Constituição
Opções de Constituição
Ponto IV - O CAPITAL SOCIAL
Contabilidade Atuarial Cosseguro, Resseguro e Retrocessão
CONTABILIDADE ATUARIAL
CONTABILIDADE ATUARIAL
CONTABILIDADE ATUARIAL
Contabilidade Atuarial Cosseguro, Resseguro e Retrocessão
FEDERAÇÃO NACIONAL DE SEGUROS GERAIS.
PROGRAMA DE BENEFICIOS
Seminário de Resseguro
Programa de Financiamento às Exportações
O Sistema Financeiro Nacional (SFN)
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
Disciplina: Economia Internacional
Derivativos, hedge e risco
Definições e Riscos Diversos
Apólice para Gestão de Riscos Cibernéticos
E&O PARA O SETOR ELÉTRICO ABGR SETOR ELÉTRICO
PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS. Orientações para regularização de pendências de prestação de contas das UEx.
Fórum infraestrutura e desenvolvimento valor econômico
Infraestrutura financeira de mercados de energia
Comitê do Setor Elétrico da ABGR
SEGUROS PARAMÉTRICOS algumas reflexões jurídicas Pery Saraiva Neto
O SETOR SEGURADOR BRASILEIRO Setembro de 2019.
Transcrição da apresentação:

Contabilidade Atuarial Cosseguro, Resseguro e Retrocessão 03 de março de 2017

Contabilidade Atuarial - Cosseguros - COSSEGURO Operação na qual se reparte um determinado risco de um determinado segurado entre duas ou mais seguradoras. Cada um deles será responsável por uma parte do total segurado e do total do prêmio O segurador oferece a participação, havendo aceite, o segurador torna-se líder.

Apólice Valor do Prêmio = 250,00 50% 125,00 Líder 10% 25,00 Segurador 25% 62,50 15% 37,50 50% 125,00 Apólice

Contabilidade Atuarial - Cosseguros - O repasse do valor arrecadado do prêmio pela empresa seguradora líder é efetuado por banco recebedor dos prêmios e repassados para as seguradoras participantes dos prêmios de acordo com a posição informada pela líder.

Contabilidade Atuarial - Cosseguros - E o segurado da apólice original? O segurado desconhece a distribuição do prêmio entre as demais empresas seguradoras.

Contabilidade Atuarial - Cosseguros - As responsabilidades das seguradoras vigoram simultaneamente sobre os mesmos bens e cobrindo os mesmos riscos proporcionalmente. Na ocorrência do sinistro, a empresa líder do seguro é quem efetua o pagamento da indenização.

Valor da indenização = 1000 Apólice = 1000 50% 500 Líder 10% 100 Segurador 25% 250 15% 150 50% 500 Apólice = 1000

Contabilidade Atuarial - Cosseguros - Objetivo do Cosseguro: O co-seguro preserva a estabilidade das companhias seguradoras no caso de seguros de alto valor, garantindo a liquidação do sinistro ao segurado. Divisão do risco em responsabilidades menores.

Contabilidade Atuarial - Resseguro - É o seguro do seguro. É um contrato em que o ressegurador assume o compromisso de indenizar a companhia seguradora (cedente) pelos danos que possam vir a ocorrer em decorrência de suas apólices de seguro. Operação onde o segurador atribui a outro segurador parte da responsabilidade e do prêmio recebido. Geralmente utilizado quando se trata de risco vultuoso. Ex. coleção de jóias, obras de arte.

Contabilidade Atuarial - Resseguro - O valor do risco é tão alto que não pode ser suportado pela seguradora sem comprometer sua liquidez. Então, a seguradora faz um seguro relativo ao execedente do seu limite de risco. Contrato de resseguros entre a seguradora e a resseguradora. Em contrapartida, a cedente (segurador direto) paga um prêmio de resseguro, comprometendo-se a fornecer informações necessárias para análise, fixação do preço e gestão dos riscos cobertos pelo contrato.

Contabilidade Atuarial - Resseguro - SEGURADO Pessoa Física ou Jurídica SEGURADOR Assume o risco do segurado RESSEGURADOR Assume o risco do segurador

Contabilidade Atuarial - Resseguro - Segurador – Ressegurador O segurador paga ao ressegurador parte do prêmio correspondente ou recuperado e parte da indenização que pagou no caso do sinistro. O mercado de resseguros iniciou no Brasil em 2008. Até 2007 era monopólio da União através da gestão do Instituto de Resseguros do Brasil - IRB

Contabilidade Atuarial Resseguro - 18/09/2014 A Lei Complementar 126, de 15 de janeiro de 2007, Trata da política de resseguro, retrocessão e sua intermediação, as operações de cosseguro, as contratações de seguro no exterior e as operações em moeda estrangeira no setor securitário. Regulamentação: Resolução 168, de dezembro de 2007, do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Contabilidade Atuarial Resseguro - 18/09/2014 Modalidades de resseguro Ressegurado local Sociedade Anônima sediada no Brasil, e supervisionado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). EVENTUAL LOCAL ADMITIDO

Contabilidade Atuarial - Resseguro - Ressegurador admitido Empresa estrangeira, com atuação no mercado internacional há mais de 5 anos, com escritório de representação estabelecido no Brasil e inscrito na SUSEP. Ressegurado eventual – empresa estrangeira, com atuação no país de origem, há mais de 5 anos, sem escritório de representação Brasil, inscrito na SUSEP e com procurador designado e residente no Brasil.

Contabilidade Atuarial - Resseguro - E o segurado da apólice original? 0 segurado da apólice original não participa diretamente do contrato de resseguro, já que a negociação é feita entre segurador e ressegurador.

Contabilidade Atuarial - Resseguro - A principal finalidade do resseguro é a possibilidade de os seguradores (cedentes) fazerem uma vasta distribuição de riscos, em todo o mundo, ampliando sua capacidade de subscrever mais riscos.

Contabilidade Atuarial - Resseguro - Motivos que levam uma seguradora a ceder parte de seus negócios ao ressegurador: pulverização do risco; preservação da estabilidade de resultados das seguradoras; e garantia de liquidação do sinistro ao segurado (indenização ou reembolso de eventuais prejuízos previstos na apólice).

Contabilidade Atuarial - Retrocessão - É o resseguro do ressegurador. Os excessos de responsabilidade são transferidos por meio de operação chamada de retrocessão. Pulveriza o risco. Quando o ressegurador não quer assumir totalmente sua parte no risco, “retrocede” uma fração das responsabilidades que aceitou a outra ou mais resseguradoras, ou mesmo seguradoras, chamadas retrocessionárias. Neste caso, o primeiro ressegurador se torna o retrocedente Segura o excedente de sua capacidade de indenizar.

Contabilidade Atuarial - Retrocessão - SEGURADO Pessoa Física ou Jurídica SEGURADORA Assume o risco do segurado RESSEGURADORA Assume o risco da seguradora RETROCESSÃO Dilui o risco da resseguradora

Contabilidade Atuarial - Retrocessão - A retrocessão se enquadra nas operações de resseguros. O Ressegurador repassa parte das responsabilidades que assumiu para outro ressegurador ou para companhias seguradoras locais, com o objetivo de proteger seu patrimônio. Nessa operação, são cedidos riscos, informações e parte do prêmio de seguro.

Empresas de Resseguros IRB-Brasil Resseguros S.AAv. Marechal Câmara, 171 Castelo Rio de Janeiro/RJ CEP: 20020-901 http://www.irbbrasilre.com/ J. Malucelli Participações em Seg e Resseguros S.ARua Visconde de Nácar, 1441 – 4º andar Centro – Curitiba/ PR  CEP: 80410-201 http://www.jmalucellire.com.br/ Liberty Mutual Insurance CompanyRua Dr. Geraldo Campos Moreira, 100 Broklin Novo - São Paulo/SP CEP: 04571-020 http://www.libertyseguros.com.br

Empresas de Resseguros Lloyd's Escritório de Representação no Brasil LTDA.Av. Almirante Barroso, 52 sala 2401 Centro - Rio de Janeiro / RJ CEP: 20040-004 http://www.lloyds.com/ Mapfre Re do Brasil Companhia de Resseguros Rua das Olimpíadas, 242 - 5º Andar Vila Olímpia - São Paulo/ SP CEP: 04551–000 http://www.mapfre.com