Mercado de Crédito Visa a suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos das pessoas físicas e empresas. No mercado de crédito, as instituições.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CAPITAL DE GIRO PLANEJAMENTO DE CAIXA: - estratégico – longo prazo
Advertisements

MERCADO FINANCEIRO.
Fontes de Financiamento
Instituições Financeiras do SFN
Mercado de Crédito Objetivo:
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos Capítulo 9 – Doar e Fluxo de Caixa Objetivo da DOAR: Objetivo da DOAR: Apresentar as informações relativas.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
ECONOMIA E MERCADO. UNIDADE III SISTEMA FINANCEIRO NO BRASIL. MAIO / 2016 Prof. Nailde Medeiros.
Produtos e Serviços Bancários para as MPE Na Carteira de Crédito Comercial : Desconto de Duplicatas Comum e Rural Capital de Giro Conta Garantida Desconto.
Área de Negócios BANCO DO NORDESTE: PROGRAMAS PARA O FINANCIAMENTO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Luiz Alberto da Silva Júnior 17/03/2005 II CONFERÊNCIA.
Agências de Fomento Não podem captar depósitos à vista (não tem correntistas) São instituições estaduais com fins específicos. São Sociedades Anônimas.
Endereço Completo do cliente com formas de pagamento liberado (duplicata, cheque ou carteira), os equipamentos cadastrados na OS e seus Contatos.
Gestão da Produção Industrial Economia e Globalização MATERIAL 1.
35º ENCONTRO NACIONAL DE COMÉRCIO EXTERIOR
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
Análise Dinâmica do Capital de Giro
Mercados e Instrumentos Financeiros I
Relatório da administração
QUEM SOMOS A DESENVOLVE SP é a instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo. Atua como banco de desenvolvimento apoiando financeiramente às.
Disciplina: Economia Internacional
O Programa de Financiamento à Exportação PROEX
MERCADO DE CÂMBIO CONCEITO
Felipe Gerardi, João Theodoro, Lucas Panicio e Vinicius Cintra
MACROECONOMIA Site:
Troca de Mercadorias e Serviços
Disciplina: Economia Internacional
Caixa Hospitais | BNDES Saúde
Administração Financeira e Orçamentária
CPC 02 – Efeitos das alterações nas taxas de câmbio IAS 21
5 – MODALIDADES DE PAGAMENTO NO COMEX
Disciplina: Economia Internacional
Disciplina: Economia Internacional
O lado monetário da economia
Contabilidade e Análise de Balanços
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
MERCADO FINANCEIRO.
SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO Murilo Toledo. Sistemas de amortização – Conceitos gerais Prestação = amortização + juros ou PMT = A + J O processo de quitação.
BNDES FOMENTA SEBRAE Novembro de 2017
Programa de Financiamento às Exportações
FINANÇAS BRUNA STAWINSKI BRITO AGROECOLOGIA IV
Fluxo de Caixa e Capital de Giro
Contas a receber e contas a pagar
Administração do Capital de Giro
Aula 5 – Prestações Iguais
Linha de Crédito – Antecipação de Recebíveis de Cartão.
Professor Luiz Antonio de Carvalho
Os títulos de dívida Um título de dívida é uma obrigação contratual, normalmente de longo prazo sob o qual o emissor (tomador do empréstimo) concorda em.
Disciplina: Economia Internacional
Disciplina: Economia Internacional
Disciplina: Economia Internacional
Financiamento e Crédito Bancário
Financiamento e Crédito Bancário
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
Derivativos, hedge e risco
Disciplina: Economia Internacional
Ana Carolina Bianca Nildo Priscila
Administração Financeira
Política Monetária - Conceito: Entende-se a atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia: quantidade ofertada de moeda, nível.
AUTORIDADES MONETÁRIAS   Conselho Monetário Nacional (CMN) ·       Órgão normativo ·       Responsável pela fixação das diretrizes das política monetária.
Processo de planejamento financeiro
FIES DIGITAL.
LINHAS DE CRÉDITO À EXPORTAÇÃO
QUIZ CRÉDITO CONSIGNADO
Disciplina: Economia Internacional
Disciplina: Economia Internacional
MERCADOS E INSTRUMENTOS FINANCEIROS MERCADO MONETÁRIO Maputo, Março de
Quiz Crédito Consignado Crédito Imobiliário Veículos e CDC.
Disciplina: Economia Internacional
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
Transcrição da apresentação:

Mercado de Crédito Visa a suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos das pessoas físicas e empresas. No mercado de crédito, as instituições financeiras podem atuar na intermediação de forma direta ou indireta. Quando atua de forma direta, a instituição recebe recursos de poupadores (agentes superavitários), assumindo a obrigação de devolver o principal acrescido de juros.

Mercado de crédito A instituição financeira fica devedora dos recursos captados e, no jargão bancário, diz‑se que essa é uma “posição passiva”. De posse desses recursos, a instituição realiza empréstimos e financiamentos a tomadores de crédito (agentes deficitários), o que, no jargão bancário, é chamado de “posição ativa”. Os juros cobrados pelo banco na “posição ativa” são mais altos do que os pagos na “posição passiva”, cuja diferença de taxas é denominada spread bancário. Na intermediação financeira indireta, que é mais comum nas operações de longo prazo, as instituições atuam apenas como intermediadores da operação financeira, cobrando uma comissão pelo serviço.

Mercado de Crédito Na intermediação financeira indireta, o empréstimo é feito diretamente pelos agentes superavitários aos agentes deficitários.

Pessoas Físicas - Instrumentos de crédito utilizados: Cheque especial - contrato entre o banco e o correntista para que este tenha, em caso de necessidade, um crédito automaticamente disponível em sua conta corrente. Crédito pessoal - empréstimo em dinheiro, às vezes sem comprovação de renda, em geral, mas não necessariamente, garantido por em cheque pré-datado. Cartões de crédito - têm um limite de crédito pré-aprovado, de forma a que os usuários possam fazer compras até o referido limite. Crédito consignado - modalidade de empréstimo com desconto das prestações diretamente na folha de pagamento. Crédito direto ao consumidor (CDC) - modalidade de financiamento para aquisição de bens ou serviços, sendo a quitação normalmente em prestações mensais, iguais e sucessivas.

Pessoas jurídicas - Instrumentos de crédito utilizados: Desconto de títulos - modalidade de financiamento, em que a instituição financeira antecipa para a empresa os valores a receber de vendas a prazo, mediante garantia de um título representativo de crédito futuro. Contas garantidas - empréstimos rotativos que os bancos concedem à empresas clientes para suprir eventuais necessidades de fluxo de caixa, sendo realizados com abertura de uma conta empréstimo. Créditos rotativos - operações semelhantes às contas garantidas, mas exigem a entrega de duplicatas como garantia. Hotmoney – operações de curtíssimo prazo para suprir necessidades imediatas de caixa das empresas.

Pessoas Jurídicas Capital de giro - operação de crédito cujo objetivo é atender as necessidades de capital de giro das empresas. Vendor - operação de crédito cujo objetivo é financiar as vendas a prazo. É uma operação na qual quem contrata o crédito é o vendedor do bem, mas quem paga é o comprador, sendo o vendedor o avalista do financiamento. Compror - utilizada por pequenas empresas para vender a grandes lojas de varejo, sendo o próprio comprador o avalista do financiamento, que realiza o pagamento do financiamento de forma parcelada e o vendedor recebe o valor à vista.

Pessoas Jurídicas Adiantamentos sobre contratos de câmbio (ACC) - operações de financiamento voltadas para empresas exportadoras, onde a empresa recebe antecipadamente (até 180 dias antes do embarque da mercadoria) o valor em moeda nacional, equivalente ao valor em moeda estrangeira, da exportação efetuada. Adiantamentos sobre contratos de exportação (ACE) - semelhantes aos ACC, diferenciando-se destes por serem utilizadas quando a mercadoria já está pronta e embarcada. Export Note - operação em que o exportador cede seus direitos em moeda estrangeira referentes à exportação realizada, recebendo em troca o valor correspondente em moeda nacional.

Pessoas Jurídicas Além desses instrumentos, o mercado de crédito conta ainda com outros instrumentos e outras instituições criadas pelo governo com intuito de atender às políticas de desenvolvimento e fomentar áreas específicas da economia, como o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco da Amazônia (Basa) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). As instituições bancárias no Brasil, em geral, não fornecem financiamentos de longo prazo a seus clientes. O crédito de bancos de desenvolvimento é assim uma importante alternativa para suprir a lacuna do longo prazo. O BNDES financia grandes empreendimentos industriais e de infraestrutura, com linhas de longo prazo e custos competitivos.

Pessoas Jurídicas O BNDES possui duas subsidiárias: Finame ( Agência Especial de Financiamento Industrial) - responsável por financiar a comercialização de máquinas e equipamentos; e BNDESPar - responsável por administrar as participações do BNDES em diversas empresas. Basa – recebe fundos governamentais para aplicá-los em programas específicos para a região Norte. BNE – recebe fundos governamentais para aplicá-los em programas específicos para a região Nordeste. Outro mercado de crédito de longo prazo é o de financiamento imobiliário, cujas formas de financiamento são decorrentes de Programas governamentais, Sistema Financeiro Imobiliário ou financiamento direto com construtoras.