O DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMAPI Negociação Coletiva 2012 Porto Alegre 25 de abril de 2012
Advertisements

Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2012 Brasília, Dezembro de 2012 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Palmas - TO, 14 de setembro de 2016 Paulo Antenor de Oliveira Secretário da Fazenda.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS ABRIL/2010 BRASÍLIA, MAIO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
CENÁRIOS ECONÔMICOS PARA NEGOCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO Brasil 2015.
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
Base do Curso de Formação para Sindicalistas em Seguridade Social do Centro de Formação Profissional da OIT - Turin “EVOLUINDO RUMO AOS OBJETIVOS DO MILENIO”
RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL Avaliação e Cumprimento de METAS 1º Quadrimestre de 2016.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM OUTUBRO/2008.
LDO LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA. É A SUPER LEI OBEDECE CALENDÁRIO VER LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO.
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
Sandro Silva Economista - Dieese-PR Curitiba-PR 14/12/2016 Palestra sobre Conjuntura Econômica na reunião da Diretoria do Sindicato dos Bancários de Curitiba.
de Federal de GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
Princípios Economia Solidária
Lançamento MULTI CIDADES Ano
Caminhos para o Desenvolvimento
Como Atrair e Reter Associados
PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
Especialização em Direito Previdenciário
Propagandistas de Produtos Farmacêuticos
Sergio Eugenio Menino possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado, extensão em Economia Empresarial, Estratégia de Empresas,
CAMPO DE APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO - CASP
Os efeitos da PEC do teto de gastos sobre os estados
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Tópicos Especiais da Contabilidade Pública
O DIEESE nasceu para a “produção e difusão de conhecimento e informação sobre trabalho, em um contexto multidisciplinar, tendo como instrumento de análise.
Educação vem progredindo a passos lentos
REFORMA TRIBUTÁRIA E SISTEMAS DE TRANSFERÊNCIAS INTERGOVERNAMENTAIS
Identidade Institucional no IFCE
FINANÇAS DA PREFEITURA DO RECIFE ( 1º QuAdrimestre) Resp. ILAESE
Especialização em Coaching Profissional
Especialização em Contabilidade Pública e Orçamento Público
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Contabilidade e Orçamento Público
Aula 5. História e políticas de alimentação e nutrição
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
Responsabilidade Social Externa:
SISTEMA TRIBUTÁRIO PROF. JUAREZ RIZZIERI 2017.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESA
Com a ampliação da cobertura e dos benefícios, a Previdência Social tem sido decisiva para a redução da pobreza no Brasil Impactos das transferências previdenciárias.
Especialização em Controladoria e Finanças Empresariais
Especialização em Imposto sobre Circulação
ATUAÇÃO DA ANAPAR. ATUAÇÃO DA ANAPAR ANAPAR ANAPAR foi criada em Congrega todos os participantes de entidades de Previdência Complementar,
CAMPO DE APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO - CASP
Finanças Municipais de Caxias do Sul
Mensagem Modificativa PLOA 2018
INÍCIO DO MOVIMENTO EMPRESÁRIO SUPERMERCADISTA PARTICIPANTE DA COMUNIDADE FORÇA DE TRABALHO NO PROJETO DA LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.
Marcelo Ximenes A. Bizerril
Panorama da Tributação no Brasil e Caminhos para a Reforma
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Contabilidade Social Aula 4.
PREVIDÊNCIA SOCIAL: A Conta da Reforma será paga também pelos Municípios e pela Economia Local Mauricio Moromizato Ex-prefeito de Ubatuba/SP (2013 – 2016)
7 FERRAMENTAS PARA A GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL ALEXANDRE ALVES
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
Especialização em Coaching Profissional
Plataformas e Avaliações da pesquisa e pós graduação
HISTÓRICO E SITUAÇÃO ATUAL
Uma rede urbana pode ser entendida como a interligação entre as cidades que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações.
Austeridade fiscal, desigualdade e direitos sociais reflexões a partir do caso brasileiro Pedro Rossi – Unicamp Oficina de Diálogos Prospectivos: Centro.
“Estado Mínimo” e Pagamento da Dívida
Estrutura Administrativa
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  É o responsável pelos levantamentos e.
Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci
UFSC EM NÚMEROS 2009 – 2018.
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2009 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 27 de agosto de 2008.
CONTABILIDADE NACIONAL E AGREGADOS MACROECONÔMICOS
Acordo de Cooperação Técnica STN/MF e Tribunais de Contas
Transcrição da apresentação:

O DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, é uma criação do movimento sindical brasileiro. Data de fundação: 22 de dezembro de 1955

Reconhecido como instituição de produção científica, o DIEESE atua nas áreas de: Assessoria Pesquisa Educação

O DIEESE é uma entidade de abrangência nacional O DIEESE é uma entidade de abrangência nacional. Toda a produção da entidade é estruturada a partir das unidades: Escritório Nacional, em São Paulo Unidades de trabalho em todas as capitais, sendo 18 escritórios regionais Subseções, em diversas entidades de trabalhadores

Assessoria O DIEESE assessora as entidades filiadas no processo de negociação coletiva. Realiza diversos trabalhos técnicos e participa de atividades relacionadas às negociações e campanhas salariais.

RAN A Rede de Apoio à Negociação é um serviço exclusivo, na internet, para os filiados de todo o Brasil. Na RAN, o dirigente sócio tem acesso on line à informação previlegiada para a negociação coletiva.

Mensais Cesta básica – 17 capitais onde o DIEESE tem escritórios Salário Mínimo Necessário Emprego e Desemprego (PED) – 6 regiões metropolitanas (SP, BH, Salvador, Recife, Porto Alegre, Fortaleza) e DF Semestrais Sindicais (greves, pisos, negociações coletivas) Banco de Resultados das negociações Banco de cláusulas (Ex.: benefícios)

Escola DIEESE de Ciências do Trabalho A experiência adquirida ao longo de anos permitiu ao DIEESE dar um passo mais audacioso: criar a Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, uma instituição de ensino superior, com sede em São Paulo. A Escola oferece o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho, reconhecido pelo MEC, e a pós-graduação lato sensu em Economia e Trabalho, além de vários cursos de extensão.

Escola DIEESE de Ciências do Trabalho Planejamento de Campanha do Setor Público Como entender o Orçamento Publico.

Publicações impressas Anuários Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda Trabalhadores Micro e Pequena Empresa Livros com temática variada Cartilhas (Ex. Orçamento Público)

Como conversar com a população? Os Governos estão conversando: “Previdência. Reformar hoje para garantir o amanhã” Apoio da sociedade x associação ao corporativismo

ICMS – principal item da receita Evolução da Arrecadação ICMS - Rio Grande do Sul ( em bilhões de reais) Fonte: Sefaz/RS Elaboração: Dieese/ERRS Nota (1): atualizado até fev/2016 ICMS responde por 94,3% da arrecadação tributária estadual

Rio Grande do Sul, em 2015, deixou de arrecadar 16,4 bilhões com renúncias fiscais Esse montante de renúncias fiscais (R$ 16,4 bi), seria capaz de pagar 13 Folhas de Pagamento de todo o poder Executivo do estado. E pagaria três vezes o déficit do Estado, que em 2015, foi de 4,9 bilhões. 89,8% refere-se ao ICMS, 8,8% IPVA e 1,4% ITCD Quantos empregos geraram? Qual o impacto no desenvolvimento da região, do território? Qual a eficácia econômica dessas medidas? Quais são as empresas beneficiadas?

Dívida Líquida do RS por unidade da federação em 2013/2014

Relação com os outros Poderes Fonte: SEFAZ/RS Elaboração: DIEESE/RS

Plano de trabalho Folha de pagamento: evolução destes gastos para analisar seu movimento Receitas: Impostos (principalmente IPTU e ISS) e Transferências (principalmente Cota-parte ICMS, Cota-parte IPVA e FPM) FUNDEB

Ricardo Franzoi – supervisor Técnico do RGS Internet www.dieese.org.br errs@dieese.org.br www.escola.dieese.org.br