Autores: Gislene Esquivel de Siqueira Renavan Andrade Sobrinho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL IEGM. CONTEXTO HISTÓRICO Situação econômica Conscientização da população Impactos sociais Administração gerencial.
Advertisements

TARIFA SOCIAL DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO DISTRITO FEDERAL CONGRESSO ABAR 2015 Brasília 18 de agosto de 2015 Cássio.
Saneamento Básico Prof. Eurico Huziwara Aula 1. Plano de Ensino Introdução: - Importância da disciplina na formação do Engenheiro; - Situação do saneamento.
I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF Projeto: Diagnóstico dos Arquivos do Governo do Distrito Federal. Rejane Soares Canuto.
POLÍTICA PÚBLICA DE SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL Instituto de Economia – UFRJ Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ Autor: Yuri Ferreira Coloneze.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
EIXO TEMÁTICO: PLANEJAMENTO E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS A evolução dos indicadores de saneamento de Niterói e de São Gonçalo Lydyanne Barbosa dos Santos.
Conservação de água em escola pública do Recife (PE): avaliações e percepções Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes Anna Elis Paz Soares Simone Rosa da Silva.
Autores:   Stéfani Tainá Belortti Graduanda, UNIP, Brasil. Rafael Marçal
CARACTERIZAÇÃO LIMNOLÓGICA DO CÓRREGO DA ESTIVA EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
Cynthia Alves Félix de Sousa
O SISTEMA DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DO BAIRRO DE MATA ESCURA, EM SALVADOR-BAHIA: DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS Danilo Gonçalves.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social
Análise do Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento da Funasa no Período de 2000 a 2016 Cibele Medeiros Brito Leite Cristine Diniz Santiago Filomena.
OUVIDORIA PROATIVA: Projeto “A AGIR quer ouvir você!”.
Saneamento Básico em Guanambi
47o CONGRESSO NACIONAL DA ASSEMAE
Júlio César Teixeira - UFJF Carlos Henrique Moreira Vidigal - UFJF
Autores: Vera Lucia Nogueira Fernanda Marin Campachi
Espaço resevado para logo da Instituição/Universidade
Plano de implementação e avaliação da intervenção no Brasil
Júlio César Teixeira - UFJF Gabriel Procópio da Fonseca - UFJF
OS PROBLEMAS NOS DADOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM PERIFERIAS METROPOLITANAS: O CASO DE SÃO GONÇALO, METRÓPOLE DO RIO DE JANEIRO Andreza Garcia de Gouveia.
A Crise Hídrica e as Ações tomadas pelo Sistema de Gestão da Qualidade
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ-MS Dulcélya Mônica de Queiroz.
MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PARANÁ. Mirta Schlindwein Lucas
A relação entre precipitação e qualidade da água na bacia do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio Autor(es): Hermes Maurício Nunes; Antônio.
Levantamentos e Pesquisas
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Apresentação do Trabalho e da Equipe
47º CONGRESSO NACIONAL DA ASSEMAE Campinas/SP, 21 de junho de 2017.
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA INVESTIGAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS.
Ações para garantir o abastecimento de água permanente em períodos de instabilidade hídrica Milena Rossetti Técnica Química da Comusa – Serviços de Água.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO PROJETOS E PROPOSTAS
PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA VISTA – RR
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
Espaço resevado para logo da Instituição/Universidade
AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DOS ÓRGÃOS ACESSÓRIOS NA REDUÇÃO DO CUSTO DE EXECUÇÃO DA REDE COLETORA DA QUADRA 1003 SUL NO MUNICÍPIO DE PALMAS – TO Autor: Renato.
um estudo de caso no distrito de Porto Trombetas - PA
RESULTADOS DISCUSSÃO/CONCLUSÃO
Saneamento Básico Prof. Eurico Huziwara Aula 1. Plano de Ensino Introdução: - Importância da disciplina na formação do Engenheiro; - Situação do saneamento.
Linhas de Cuidados: uma breve introdução
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
Gerenciamento do Saneamento em Comunidades Organizadas
CARACTERIZAÇÃO LIMNOLÓGICA DO CÓRREGO DA ESTIVA EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
PROGRAMA “RIO LIMPO COMEÇA NA NOSSA CASA”
DIVISÃO DE SANEAMENTO AMBIENTAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS E DE CONTROLE DOS AGRAVOS DE INTERESSE EM SAÚDE PÚBLICA NA REGIÃO DO PONTAL DO PARANAPANEMA.
Curso: Engenharia Civil Disciplina: Saneamento Básico I Prof. FIRMINO Fevereiro de 2017 LEI Nº /2007.
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
Thiago Augusto Maziero
Autor: MARCO RODRIGO REDLICH
Autores: Rainier Pedraça de Azevedo Cristine Diniz Santiago
diagnóstico do Padrão de ViageM dos alunos da ETEC de Assis
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Palestrante: RUBENS PEREIRA E SILVA JUNIOR
Transcrição da apresentação:

Autores: Gislene Esquivel de Siqueira Renavan Andrade Sobrinho DADOS PRELIMINARES SOBRE A PERCEPÇÃO SOCIAL ACERCA DO SANEAMENTO BÁSICO NO BAIRRO DE SANTA LUZIA DO LOBATO EM SALVADOR/BA Autores: Gislene Esquivel de Siqueira Renavan Andrade Sobrinho

Introdução A Lei n°11.445/2007, estabelece diretrizes nacionais para o Saneamento Básico e em seu artigo 2o , descreve que os serviços públicos de Saneamento Básico serão prestados com base nos seguintes princípios fundamentais: I - universalização do acesso; II - integralidade, propiciando à população o acesso aos serviços do saneamento de forma eficaz.

Introdução Em seu artigo 3o a Lei 11445/07 define: Saneamento Básico: conjunto de serviços, infra-estruturas e instalações operacionais de: a) abastecimento de água potável; b) esgotamento sanitário; c) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; d) drenagem e manejo das águas pluviais, limpeza e fiscalização preventiva das respectivas redes urbanas.

Introdução WHO (2004), saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o seu bem estar físico, mental e social. Borja (2017) - os conceitos atribuídos ao saneamento, ora encontra-se vinculado à infra-estrutura das cidades, voltadas para o mercado e focalizadas na alocação de recursos financeiros; ora ele se aproxima do campo da saúde pública, enquanto política social, a qual preconiza o direito e o empoderamento dos agentes sociais. Destarte, é irrefutável a importância da universalização dos serviços de saneamento adotando tecnologias e práticas de acordo com a realidade de cada comunidade, para que, dessa forma, haja uma melhoria na qualidade de vida e consequentemente da saúde das comunidades que recebem os serviços, que devem ser de forma adequada e em quantidade e qualidade que necessitam.

Objetivos Objetivo Geral Avaliar a percepção dos moradores do bairro de Santa Luzia do Lobato em relação aos serviços de Saneamento Básico na área de estudo. Objetivos Específicos Identificar os problemas existentes sobre os serviços de Saneamento Básico oferecidos a população; Discutir as problemáticas encontradas na comunidade.

Metodologia Pesquisa Bibliográfica Levantamento de Dados Primários Pesquisa Qualitativa

Metodologia Questionário 30 questões: 7 perguntas sobre aspectos socioeconômicos; 5 perguntas sobre abastecimento de água; 6 perguntas sobre esgotamento sanitário; 6 perguntas sobre manejo de resíduos sólidos; 3 perguntas sobre drenagem pluvial; 3 perguntas sobre saúde. Universo de 60 moradores.

PERFIL SOCIOECONÔMICO ESGOTAMENTO SANITÁRIO Metodologia APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM OS MORADORES DA LOCALIDADE (NOVEMBRO/2016). PERFIL SOCIOECONÔMICO ABASTECIMENTO DE ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO MANEJO DE RESÍDUOS DRENAGEM URBANA SAÚDE

Esgotamento Sanitário Metodologia Abastecimento de Água Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos de Sólidos Saneamento Básico Esgotamento Sanitário Drenagem e Manejo de Águas Pluviais

Resultados e Discussão Caracterização do local de estudo: 7.702 habitantes; Subúrbio Ferroviário; Ocupação século XIX; Figura 1: Mapa de localização da área de estudo.

Resultados e Discussão Figura 2: Renda familiar dos moradores

Resultados e Discussão 100 % da comunidade é abastecida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA . Figura 3: Satisfação com o sistema de abastecimento de água Fonte: Autores.

Resultados e Discussão Figura 4: Residências ligadas ao sistema de esgotamento sanitário Fonte: Autores.

Figura 5: Ligações de esgoto das residências do bairro Resultados e Discussão Figura 5: Ligações de esgoto das residências do bairro Fonte: Autores.

Resultados e Discussão Figura 7: Efluentes gerados pela lavanderia do governo do estado, lançados diretamente na rede de drenagem Figura 6: Ligação da lavanderia do governo do estado Fonte: Autores.

Resultados e Discussão Figura 8: Satisfação da comunidade sobre o serviço de esgotamento sanitário Fonte: Autores.

Resultados e Discussão Figura 9: Forma de descarte dos resíduos sólidos domésticos Fonte: Autores.

Resultados e Discussão Figura 10: Tonéis colocados pelos moradores na rua Figura 11: Caixa coletora e resíduos espalhados pelo chão Fonte: Autores.

Resultados e Discussão Figura 12: Situação da coleta de resíduos sólidos no bairro Fonte: Autores.

Resultados e Discussão Figura 13: Rede de Macrodrenagem que percorre a rua Voluntários da Pátria Figura 14: Rede de drenagem obstruída por resíduos sólidos Fonte: Autores.

Figura 15: Rua alagada após chuva no bairro Resultados e Discussão Figura 15: Rua alagada após chuva no bairro Fonte: Autores.

Figura 16: Doenças nos últimos seis meses que acometeram os moradores. Resultados e Discussão Figura 16: Doenças nos últimos seis meses que acometeram os moradores. Fonte: Autores.

Resultados e Discussão Figura 17: Existência de programas de Educação Ambiental. Fonte: Autores.

CONCLUSÃO Ocupação desordenada e com áreas com graves problemas de violência urbana; Carência de serviços públicos básicos de saneamento básico; ou melhoria dos serviços públicos existentes. A população desconhece os deveres dos prestadores de serviço e considera a situação “Normal”; Desconhecimento dos canais de comunicação com os prestadores de serviço; Necessidade da fiscalização e presença dos órgãos ambientais e de vigilância sanitária; Sugerem-se ações integradas de Educação Ambiental envolvendo: Órgãos públicos municipais e estaduais englobando as áreas de saúde pública, vigilância sanitária e educação (com envolvimento das escolas municipais e estaduais); Prestador de serviços públicos de saneamento básico.

OBRIGADO! GISLENE ESQUIVEL DE SIQUEIRA LENEVEL@HOTMAIL.COM RENAVAN ANDRADE SOBRINHO RENAVANSOBRINHO@GMAIL.COM