Aedes aegypti Conhecer para Combater

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Situação epidemiológica da Febre amarela e repercussões em Campinas - SP André Ricardo Ribas Freitas Médico sanitarista – COVISA/SMS.
Advertisements

Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS Centro de Epidemiologia - CEPI VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA E.
Educação para a Cidadania 8º Concurso de Desenho e Redação da CGU! Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção.
Síndrome de Guillain-Barré. É uma doença rara na qual os nervos periféricos se deterioram. Fraqueza muscular (paralisia total), e pode causar anormalidades.
DENGUE É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus que é transmitido através da picada da fêmea do mosquito AEDES AEGYPTI (originário do.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE DIREITOS HUMANOS, ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍTICA DE DIREITOS.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
HPV:papiloma vírus humano HPV: papiloma vírus humano.
PROJETO: COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI DIGA SIM À SAÚDE – 2016.
PRODUÇÃO DE TEXTO UMA FÁBULA SOBRE A DENGUE (6º ANO)
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
O MODELO BRASILEIRO DE CONTROLE DO MOSQUITO TRANSMISSOR DO VÍRUS DA DENGUE, ZIKA, FEBRE AMARELA E CHICUNGUNYA Evellyn Crystine Pessoa de Lima Stephanie.
1 Vírus. 2 Características Organismos microscópicos; Significa veneno; Não faz parte de nenhum grupo de seres vivos; Possui capsídeo e DNA ou RNA.
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS:FE BRE AMARELA. O que são doenças negligenciadas? São um grupo de doenças radicais endêmicas especialmente entre as populações.
Doenças Tropicais.
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios.
Eduarda Vidal e Isabelle Galdino
Anna Carolina e Larissa
Conceitos de GEOGRAFIA
Saneamento básico SABEMOS QUE A ÁGUA É UM BEM MUITO VALIOSO PARA A EXISTÊNCIA E A MANUTENÇÃO DA VIDA. MAS, A FALTA DE CUIDADO, TRATAMENTO E MANUTENÇÃO.
Aedes-Aegypti João v. Miguel F..
Vírus.
Aedes Aegypti Beatriz Vitório e Valentyne Sampaio.
Lucas Fernando e Gabriel Barboteu
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Caroline Silveira e Barbara Beatriz
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Psicologia: ciência e profissão.
EPIDEMIOLOGIA.
Ler e Escrever: Desafio de todos
Direcção Nacional de Saúde Pública
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
CLAMÍDIA A doença “silenciosa”
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Doença Sexualmente Transmissível Aluna: Karina dos Santos TST - 25
I Encontro de Licenciaturas da
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II RELATÓRIO DE ESTÁGIO
FEBRE AMARELA José Wilson Zangirolami Infectologista
1ª Reunião de Pais Ensino Médio
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
Dr. Fabio Rocha Lima Médico patologista Rotary Club de Dourados Caiuás
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA A ANÁLISE AMBIENTAL
História Natural da Doença
Saúde: Utilidade Pública
Leitura dos Resultados EXEMPLO
O que é Educação Ambiental?
Saúde: Utilidade Pública
Febre Amarela #fiqueinformado SMS/SA – jan/2018.
VINAGRE CONTRA DENGUE.
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
METODOLOGIA CIENTÍFICA I
FEBRE AMARELA É uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela.
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
Apresentação A dengue é uma doença?
Os Oito Objetivos do Milênio
Autores: FRANCO, Jadson; ARAÚJO, Vanessa BEZERRA, Ariana
MOSQUITO DA DENGUE E SEU CICLO DE VIDA. MOSQUITO DA DENGUE O MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE É O AEDES AEGYPTI. FONTE: IMAGEM RETIRADA DO SITE
DENGUE UNIDADE DE PEDIATRIA – HRAS/SES/DF ENFERMARIA - DIP
Experiências com ações integradas com atenção básica no controle de endemias e combate a vetores – Projeto Libélula Realização: Prefeitura Municipal.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E PROCESSOS DE TRABALHO RELACIONADOS
VINAGRE CONTRA DENGUE.
Medicina Veterinária Preventiva Prof. Dr. Silvano Higino
Transcrição da apresentação:

Aedes aegypti Conhecer para Combater

Cidadão: indivíduo que goza de direitos e deveres civis e políticos num país. Cidadania: qualidade ou condição de um cidadão. Mini Houaiss, Dicionário da Língua Portuguesa

O indivíduo aí em cima NÃO é um cidadão!

Ações desenvolvidas para controle do Aedes aegypti: inspeção de imóveis; pontos estratégicos; imóveis especiais; educação em saúde. Inspeção de Imóveis 4 4

5

Educação em Saúde 6

O que é Dengue? Ainda Mata! É uma doença infecciosa causada por vírus, transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Existem quatro subtipos do vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Além da dengue, o Aedes aegypti pode transmitir as doenças chikungunya e zika.

ILUSTRAÇÕES DE VÍRUS ZYKA DENGUE CHIKUNGUNYA

De onde veio o Aedes aegypti ?

Onde tem Aedes aegypti ? Segundo a Organização Mundial de Saúde, 100 milhões de pessoas contraem dengue no mundo, por ano. Cerca de 550.000 são hospitalizadas e 20.000 pessoas vão a óbito.

O mosquito é “esperto”! O Aedes aegypti chegou em nosso país há mais de 330 anos. Em 1957 o Aedes aegypti foi considerado “expulso” do Brasil, e “voltou” em 1967, transmitindo dengue várias vezes... Por isso, está ficando cada vez mais adaptado ao nosso ambiente, além de mais resistente aos inseticidas, o que confirma a necessidade de combatê-lo através da eliminação de criadouros.

Fliti, a barata (Fernando Gonsales)

Ações realizadas quando há casos positivos de dengue, chikungunya e zyka Bloqueio mecânico: É feito visando a eliminação mecânica de criadouros e aplicação de larvicida; desse modo, tem-se certeza que não restará nenhuma forma imatura do mosquito (ovo, larva e pupa). Busca ativa: Ao mesmo tempo em que é feito o bloqueio mecânico, faz-se uma entrevista com os moradores, buscando mais casos suspeitos de dengue nas residências visitadas. Bloqueio químico: Após o término do bloqueio mecânico, passa-se para o bloqueio químico, que é a nebulização com inseticida organofosforado (malation) nas mesmas residências, visando eliminar mosquitos contaminados. Obs.: Esses bloqueios são feitos nas faces da quadra onde reside a pessoa com caso positivo, mais oito quadras ao redor ou próximas, podendo ser ampliados em caso de se achar suspeitos na busca ativa.

Como é o mosquito? É preto, rajado de branco, menor que um pernilongo comum, e silencioso; Somente a fêmea pica, durante o dia, de 5 até 20 pessoas por dia; Vôo: 100 a 200m na horizontal e 2m ou mais na vertical; normalmente fica onde nasce, 95% das infestações são em residências. Vive cerca de 30 dias e precisa de água parada para nascer. Põe seus ovos na superfície acima da água, ou no seco, e prefere superfícies escuras ou sombreadas. Os ovos podem permanecer no seco até quase dois anos. Coloca 100 ovos de cada vez, 3 vezes, espalhando-os em vários recipientes.

Como ele nasce? Após sair do ovo, o mosquito se desenvolve por transformações (metamorfose). OVO > (dois dias) LARVA > (quatro dias) PUPA > (dois dias) ADULTO

OVOS LARVAS PUPAS

Então, como é que se pega? O mosquito pega o vírus ao picar alguém doente. Após cinco ou seis dias, esse mosquito infectado pode transmitir o vírus a outra pessoa.

Principais Sintomas da Dengue Febre alta; Dor de cabeça; Dor no corpo; Dor no fundo dos olhos; Enjôo e vômitos; Cansaço; Não sente fome; Manchas vermelhas na pele; Diarréia. Atenção! Ao sentir dois ou três sintomas, procure a unidade de saúde!

Dengue Hemorrágica Ocorre quando se pega dengue pela 2ª vez, ou seja, de um tipo de virus diferente da 1ª vez. Além dos sintomas já citados, quem contrai apresenta hemorragia interna e: • Dores abdominais, fortes e contínuas; • Pele pálida, fria e úmida; • Sangramento pelo nariz, boca e gengivas; • Sonolência, agitação e confusão mental; • Sede excessiva e boca seca; • Dificuldade respiratória; • Pulso rápido e fraco; • Perda de consciência.

DENGUE HEMORRÁGICA

ATENÇÃO!!! Dengue ainda mata e qualquer um pode pegar. Sentindo febre alta mais um ou dois sintomas, procure um médico. Não tome medicamentos sem orientação médica, principalmente remédios à base de Ácido Acetil Salicílico (AAS). E não esqueça! Além da dengue, o Aedes aegypti agora está transmitindo chikungunya e zika vírus!

Chikungunya Outra doença infecciosa causada por vírus, também transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Doença aguda, apresenta sintomas semelhantes aos da dengue, sendo alguns de duração mais prolongada. Sintoma que pode diferenciar da dengue é a dor articular intensa e bem definida, principalmente em tornozelos, punhos e mãos; além de conjuntivite.

Zika O Aedes aegypti fêmea também transmite o zika. Esse quadro clínico se caracteriza por: febre baixa, dor de cabeça, dor nas articulações e muscular, manchas vermelhas; é autolimitado e dura de 4 a 7 dias.

Febre Amarela Urbana O Aedes aegypti fêmea também transmite a febre amarela urbana. Sendo que a transmissão em área silvestre ocorre por meio de mosquitos do gênero Haemagogus.

Sintomas Seu quadro clínico caracteriza-se por: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

O que Fazer?? Para controlar a dengue, chikungunya e zika vírus, e eliminar o risco de contrair essas doenças, é importante seguir as orientações passadas. Lembramos que é de competência do Coordenador Pedagógico e da Direção administrar e orientar quanto aos criadouros encontrados do Aedes aegypti, vetor dessas doenças, preservando o ambiente livre de insetos. Porém, cada aluno e funcionário pode e deve fazer a sua parte, sem esperar os outros. Veja como:

Pneus Entulhos e lixo Piscinas Calhas Pratos de Planta Bebedouro de animais Lajes Garrafas

AÇÕES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS PELA ESCOLA A escola pode promover diversas ações, desde que envolvam toda a comunidade escolar: alunos, professores e funcionários. Algumas sugestões retiradas do livro “Técnicas de Ensino- Aprendizagem Aplicadas à Educação em Saúde”(FUNASA de Goiânia, 1999): Entrevista: com médicos da rede pública, epidemiologistas, autoridades no assunto. Debate: sobre a melhor forma de controlar a dengue, chikungunya e zika vírus; dificuldades da população colocar em prática o que é ensinado; outros assuntos, sempre mediado por um professor de Biologia. Estudo de caso; resolução de problema.

OUTRAS SUGESTÕES Gincana; caminhada; passeata; mutirão; feira de ciências; teatro(fantoches ou vivo); seminário de temas; oficina pedagógica; pesquisa;dinâmicas de grupo. Trata-se apenas de algumas sugestões. As mesmas podem ser adaptadas à realidade escolar. O Coordenador Pedagógico, junto com os professores, pode desenvolver outras atividades e utilizar outras técnicas.

TRANSDISCIPLINARIDADE Português: redações, leituras de textos jornalísticos, confecção de folhetos informativos(com análise anterior de outros já prontos), etc. Matemática: confecção e interpretação de gráficos e tabelas referentes a dados epidemiológicos; solução de problemas envolvendo nº de suspeitos da dengue, chikungunya e zika vírus ou de casos oficiais. Biologia: ciclo de vida do mosquito, bem como seu habitat, ecologia, morfologia, classificação taxonômica, etc. Relação entre zika vírus e microcefalia; e entre as três doenças e síndrome de Guillain Barret. Química: principais aspectos do uso indiscriminado de inseticida e larvicida; resistência. Técnicas caseiras são eficazes?

TRANSDISCIPLINARIDADE Física: estudo do alcance de vôo do mosquito e suas implicações em uma epidemia. Geografia: localização, em mapas, da dengue, chikungunya e zika vírus nos países tropicais e a causa da sua ampliação para países europeus e América do Norte. História: relacionar a chegada do Aedes aegypti ao Brasil com o momento histórico da época; o mesmo pode ser feito quando houve o combate por Oswaldo Cruz, as erradicações e reinfestações. Inglês: trabalhar textos em inglês; associar com os textos a infestação em regiões dos Estados Unidos(junto com Geografia). Filosofia: por que doenças de fácil prevenção, como a dengue, chikungunya e zika vírus acometem principalmente países subdesenvolvidos como o Brasil? Ou você ainda acha que o nosso país está em desenvolvimento?

SENSIBILIZAÇÃO Além de informar e prevenir a população quanto aos riscos da dengue, o que precisamos realmente é fazer com que a sociedade passe da teoria à prática, com a aquisição do hábito de eliminação de criadouros. Porém só conseguiremos isso com a sensibilização, usando argumentos que convençam as pessoas.

Secretaria Municipal de Saúde Centro de Controle de Zoonoses Obrigado! Secretaria Municipal de Saúde Centro de Controle de Zoonoses ccz@piracicaba.sp.gov.br Márcio José Sérgio Ermida Orientador Pedagógico - CCZ mermida@piracicaba.sp.gov.br