Especializando: JOSÉ ALBERTO VELOSO Orientador: Giancarlo Bacchieri

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Viviane Conceição de Oliveira Antonello Orientador: Leonardo Pozza
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
QUALIFICAÇÃO NA ATENÇÃO Á SAÚDE DOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS DA UBS 15 VILA HÍPICA I e II, URUGUAIANA/RS Especializada: Adriana Giovana Barreto Lima.
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ESF TIO HUGO DO MUNICÍPIO DE TIO HUGO / RS     ALUNO: DANIUSKA LEGRAT MATOS Orientador: Rebeca.
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientadora (T5G8): Daniele Freitas Brasil
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Aluna: Riham Mahmoud Barakat Orientadora: Mariana Cademartori
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Universidade federal de pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção aos usuários.
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA ATENÇÃO AOS USUÁRIOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS PERTENCENTES À ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UBS/ESF PROJETO FIGUEIRA, VILA VERDE, TRANSACREANA -
Aluno: Yvieska Acosta Romero Orientadora: Ana Paula Belini
Universidade Aberta do SUS–UNASUS
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 7 Trabalho de Conclusão de Curso.
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO, NA ESF 01, ARAMBARÉ/RS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Andréia Froner da Silveira
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Especializanda: Maria Clara Medeiros Chacon
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a.
Atenção ao adulto portador de hipertensão e/ou diabetes na Unidade de Saúde Picada Café, Picada Café - RS  Sindy Natália Balconi Orientador: Adauto Martins.
Maria Angélica Bertelli
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

Especializando: JOSÉ ALBERTO VELOSO Orientador: Giancarlo Bacchieri UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EAD QUALIFICAÇÃO DO ATENDIMENTO A USUÁRIOS PORTADORES DE DIABETES E/OU HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE SANTA ROSA DE LIMA/JAGUARARI-BA Especializando: JOSÉ ALBERTO VELOSO Orientador: Giancarlo Bacchieri SALVADOR/BA - 2013

INTRODUÇÃO HAS e DM tem grande importância para a saúde pública Principais causas de morbimortalidade; Controle da glicemia e da pressão arterial; Mudanças no estilo de vida; Redução das complicações dessas patologias.

MUNICÍPIO DE JAGUARARI - BA Fundado em 1926 População de 30.342 habitantes Rede assistencial 1 Hospital Público Municipal - HPP, Serviço de atendimento Móvel de Urgência - SAMU (uma ambulância básica), 7 UBS da Estratégia de Saúde da Família - ESF, 1 Centro de Saúde, 1 Centro de Atenção Psicossocial - CAPS e 2 Policlínicas privadas.

DISTRITO DE SANTA ROSA DE LIMA Meso-Região do oeste baiano e na Micro-Região de Senhor do Bonfim Localizado em Região de Caatinga, a 42 Km da sede.

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SANTA ROSA DE LIMA Construída há 5 anos e atende parcialmente os padrões previstos pelo MS UBS com Estratégia de Saúde da Família - ESF A Equipe da ESF de Santa Rosa de Lima atua tanto no distrito como na zona rural Raio de 40 Km População adstrita de 2.640 habitantes 20% de atendimentos de áreas descobertas (Jaguarari e/ou Andorinha)

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SANTA ROSA DE LIMA

SITUAÇÃO DA AÇÃO PROGRAMÁTICA NA UBS ANTES DA INTERVENÇÃO Registros das informações desatualizadas. Cadastros dos pacientes desatualizados. Monitorização deficitária. As ações de promoção e prevenção desenvolvidas irregularmente. Demanda excessiva de pacientes de áreas não adstritas (20%).

OBJETIVO GERAL Melhorar a atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Manter cobertura de acompanhamento de hipertensos e/ou diabéticos; 2. Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa; 3. Melhorar a qualidade do atendimento ao paciente hipertenso e/ou diabético realizado na Unidade; 4. Melhorar o registro das informações; 5. Mapear hipertensos e/ou diabéticos de risco para doença cardiovascular; 6. Promoção da saúde

METAS 1. Manter cobertura de acompanhamento de hipertensos e/ou diabéticos em 80% 2. Buscar 100% dos hipertensos e/ou diabéticos faltosos às consultas conforme periodicidade recomendada; 3. Buscar 100% dos hipertensos e/ou diabéticos faltosos à realização de exames complementares conforme periodicidade recomendada. 4. Capacitar 100% dos profissionais no atendimento ao paciente hipertenso e/ou diabético conforme protocolos adotados na UBS.

METAS 5. Realizar exame clínico apropriado em 100% das consultas, incluindo exame físico dos pés, com palpação dos pulsos tibial posterior e pedioso e medida da sensibilidade a cada 03 meses para diabéticos. 6. Identificar todos os hipertensos e diabéticos descompensados de acordo com o protocolo adotado. 7. Garantir consulta especializada a 100% dos hipertensos e/ou diabéticos que apresentarem esta necessidade. 8. Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e/ou diabéticos acompanhados na UBS.

METAS 9. Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e/ou diabéticos acompanhados na UBS periodicamente (pelo menos uma vez ao ano). 10. Avaliar comprometimento de órgãos alvo em 100% dos hipertensos e diabéticos de alto risco. 11. Acompanhar 100% dos pacientes de alto risco. 12. Garantir consulta periódica com dentista a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos.

METAS 13. Garantir orientação em relação a prática de atividade física regular a 100% dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos. 14. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes.

METODOLOGIA Usuários portadores de HAS e/ou DM da área de abrangência Monitorização Sala de espera Visitas domiciliares Reuniões da equipe Agenda compartilhada

RESULTADOS Meta 1: Manter cobertura de acompanhamento de Portadores de Hipertensão e Diabetes em 80%

RESULTADOS Meta 2: Buscar 100% dos Portadores de Hipertensão e/ou Diabetes faltosos às consultas conforme periodicidade recomendada.

RESULTADOS Meta 3: Buscar 100% dos Portadores de Hipertensão e/ou Diabetes, faltosos à realização de exames complementares, conforme periodicidade recomendada.

100% dos profissionais capacitados RESULTADOS Meta 4: Capacitar 100% dos profissionais no atendimento ao paciente hipertenso e/ou diabético conforme protocolos adotados na UBS. 100% dos profissionais capacitados

RESULTADOS Meta 5: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos usuários, incluindo exame físico dos pés, com palpação dos pulsos tibial posterior e pedioso e medida da sensibilidade, a cada 03 meses, para diabéticos.

RESULTADOS Meta 6: Identificar todos os Portadores de Hipertensão e/ou Diabetes descompensados, de acordo com o protocolo adotado.

RESULTADOS Meta 7: Garantir consulta especializada a 100% dos Portadores de Hipertensão e/ou Diabetes que apresentarem esta necessidade. Meta inviabilizada por falta de oferta pela gestão municipal de profissionais para referência (cardiologistas, endocrinologistas, oftalmologistas, etc).

RESULTADOS Meta 8: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos Portadores de Hipertensão e/ou Diabetes, acompanhados na UBS.

RESULTADOS Meta 9: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos Portadores de Hipertensão e/ou Diabetes acompanhados na UBS periodicamente (pelo menos uma vez ao ano).

RESULTADOS Meta 10: Avaliar comprometimento de órgãos alvo em 100% dos Portadores de Hipertensão e/ou Diabetes de alto risco.

RESULTADOS Meta 11: Acompanhar 100% dos pacientes de alto risco. Ao final de 4 meses, 98% de portadores de Hipertensão e 97% de portadores de Diabetes, com risco para doença cardiovascular, acompanhados regularmente

RESULTADOS Meta 12: Garantir consulta periódica com dentista a 100% dos pacientes Portadores de Hipertensão e/ou Diabetes.

RESULTADOS Meta 13: Garantir orientação em relação a prática de atividade física regular a 100% dos pacientes Portadores de Hipertensão e/ou Diabetes.

RESULTADOS Meta 14: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes Portadores de Hipertensão e/ou Diabetes.

DISCUSSÃO Momentos de capacitação da equipe. Melhor adesão. Melhoria nos registros. Ampliação da estratificação de risco cardiovascular. Desenvolvimento de ações de promoção de saúde Ações viáveis para equipe X Ações viáveis com participação da gestão

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM Trabalho individual x trabalho coletivo. Valorização das práticas de promoção a saúde. Potencialização do profissional da ESF como agente de mudança na APS.

MUITO OBRIGADO!