O PROGRAMA EMPREGOS VERDES DA OIT:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
Advertisements

Conjuntura Internacional em Seguridade Social Aspectos a serem considerados.
Fundo Constitucional de Financiamento do Norte - FNO Gestão e Aplicação dos Recursos Financeiros Valmir Pedro Rossi Presidente Audiência Pública da Comissão.
Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Cenário Internacional para o P&D Empresarial Crescimento do.
Pontos de Atendimento BB Amazônia Vice-Presidência de Varejo e Distribuição Diretoria de Distribuição e de Canais Varejo Brasília - 01/07/08.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
Etapas para sua elaboração, no cumprimento das metas de AICHI O PMMA...
I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF Brasília –DF, agosto de 2016.
Base do Curso de Formação para Sindicalistas em Seguridade Social do Centro de Formação Profissional da OIT - Turin “EVOLUINDO RUMO AOS OBJETIVOS DO MILENIO”
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Experiência do Assentamento Rural “Novo Pingos”, em Assú/RN Apresentador: Fernando de Sá Leitão.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
RESSALTA-SE, TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA FIXAÇÃO DE METAS DE SUSTENTABILIDADE (PESSOAIS E EMPRESARIAIS) PARA A PRÁTICA DO CONSUMO CONSCIENTE.
NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
Programa de prevenção de acidentes com máquinas Cooperação técnica entre o Cerest e a Faculdade de Medicina de Botucatu.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Territórios sustentáveis
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Introdução à biossegurança Thayssa Karoline Enfermeira especialista em Urgência e emergência.
Atuação da ANATER Assistência técnica ao produtor rural em todas as etapas da produção. Atuação integrada com a Embrapa para a transferência de tecnologia.
NOVAS ORGANIZAÇÕES E GRUPOS INTERNACIONAIS
Conteúdo Local e Competitividade
Reunião de instalação – CT9
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas
Natália Bracarense North Central College Paulo Bracarense
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Painel II: Política de Comércio Exterior e Promoção das Exportações Rio de Janeiro, 23 de novembro Tatiana Rosito Secretária-Executiva da Câmara de Comércio.
  WORKSHOP TOMADA DE DECISÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, RISCOS E GESTÃO - EVENTOS EXTREMOS E DESASTRES AMBIENTAIS 28 e 29 junho 2016 IEE- USP.
Administração Financeira Internacional
Protocolo de Kyoto.
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
III WORKSHOP DE BIOENERGIA DO INFOSUCRO / IE-UFRJ
Diálogo Social e Negociação Coletiva
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
Dra Eugênia Rodrigues, MD, PhD
Plano Nacional de Turismo e Estrutura do Ministério do Turismo.
ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
APOIO ÀS CONCESSÕES E PPPs
ISO A primeira norma internacional sobre Compras Sustentáveis: para alcançar as melhores práticas.
O conceito básico da Agenda 21
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
INICIATIVA DE START-UPS EM CIÊNCIAS DA VIDA
Curso Técnico em Agroecologia
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento em sistemas
Administração de Energia
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
INICIATIVAS DO SEBRAE NA CADEIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
SESSÃO REGIONAL DO AMBIENTE
GESTÃO AMBIENTAL – TENDÊNCIAS (ECOPRODUÇÃO) Prof. Dr. Francisco Chaves
Políticas para a redução dos impactos ambientais
PROJETO EMPREENDEDORAS DA MODA
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
Proposta de Constituição de um Fundo Interamericano de Fomento ao Trabalho Decente Referência a experiência européia de constituição de um Fundo Social.
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
Reciclagem Veicular Ônibus Elétrico EvWay BH
ÁREA DE ATIVIDADES ECONÓMICAS “AVEIRO NORTE”
1 GHG Protocol no contexto ambiental brasileiro: histórico e tendências Autores: Luiz Carlos Rusilo Antonio Vico Mañas.
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
O PROGRAMA EMPREGOS VERDES DA OIT:
Por que reportar ao Pacto?
Transcrição da apresentação:

O PROGRAMA EMPREGOS VERDES DA OIT: TRABALHO DECENTE COM BAIXAS EMISSÕES DE CARBONO Brasília, 07 de dezembro de 2010

Assuntos abordados A Iniciativa Empregos Verdes e as definições do conceito A crise econômica internacional e os empregos verdes O Programa Empregos Verdes no mundo e no Brasil A inspeção do trabalho e a geração de empregos verdes

Como e quando surgiu a Iniciativa Empregos Verdes 96ª Conferência Internacional do Trabalho (Genebra, 2007) Documento “A Promoção de Empresas Sustentáveis” - gestão responsável do meio ambiente como uma das seis condições de sustentabilidade das empresas Informe do Diretor Geral “O Trabalho Decente para um Desenvolvimento Sustentável” - enfoque equilibrado do desenvolvimento sustentável: dimensões econômica, social e ambiental - Programa de Trabalho Decente da OIT se insere neste paradigma - promoção de uma transição socialmente justa a empregos verdes

Reunião de Alto Nível sobre Mudança Climática (Nova York, 24/09/07) “Adaptar-se à mudança climática e atenuá-la requer um ajuste a novos modelos de uso e conservação dos recursos naturais. As organizações de empregadores e trabalhadores e os governos mandantes da OIT aceitam este desafio e estão determinados a participar, mediante o reforço da nossa capacidade para antecipar as mudanças, a preparar e posteriormente por em prática um processo de adaptação eficiente e justo. Por isso criamos a Iniciativa Empregos Verdes”. “A Iniciativa Empregos Verdes da OIT tem por objetivo aportar a dimensão vital do trabalho decente à ação das Nações Unidas com vistas a aplicar uma estratégia integral sobre a mudança climática.”. (Juan Somavia, Diretor Geral da OIT).

Linhas de ação propostas: estabelecimento de um diálogo eficaz com todos os atores pertinentes, sobretudo governos, trabalhadores e empregadores; investigação das conseqüências das mudanças climáticas e das medidas para enfrentá-las sobre o emprego; programas de apoio e fomento à criação de empregos verdes; políticas de proteção social e políticas ativas de mercado de trabalho para suprir lacunas na transição para empregos verdes; programas de capacitação profissional para empregos verdes; avaliação da geração de empregos em projetos e obras de adaptação e mitigação das mudanças climáticas; fortalecimento da capacidade institucional dos órgãos envolvidos.

Conclusões do estudo Green Jobs: towards decent work in a sustainable, low carbon world (Lançado em setembro de 2008, em parceria com o PNUMA, a CSI e a OIE) Os empregos verdes já são uma realidade em diversos setores econômicos e países Nem todas as ocupações benéficas ao meio ambiente, porém, constituem trabalho decente A adaptação e mitigação das mudanças climáticas deve criar mais empregos do que eliminá-los Somente as atividades voltadas para o aumento da eficiência energética dos edifícios podem gerar até 3,5 milhões de empregos nos EUA e na Europa antes de 2030

Definições de Empregos Verdes São empregos que reduzem o impacto ambiental das empresas e dos setores econômicos a níveis sustentáveis. Incluem o trabalho na agricultura, na indústria, nos serviços e na administração que contribui para conservar ou restabelecer a qualidade ambiental. (Green Jobs: towards decent work in a sustainable, low carbon world) Sintetizam a transformação das economias, dos ambientes de trabalho e dos mercados laborais rumo a uma economia sustentável, que proporciona um trabalho decente com baixas emissões de carbono (Programa Empregos Verdes) Postos de trabalho decente que contribuem direta ou indiretamente para a redução das emissões de carbono ou para a melhoria/conservação da qualidade ambiental (Empregos verdes no Brasil)

Declaração da Mesa do Conselho de Administração da OIT (Nov/08) Geração de empregos verdes como estratégia de enfrentamento da crise econômica internacional: Antes de mais nada, por ser uma política anti-cíclica Além disso, a crise cria a oportunidade de se construir as bases para um desenvolvimento sustentável tanto do ponto de vista econômico, como social e ambiental Participação dos investimentos “verdes” nos pacotes anti-crise dos países do G20 (“Green Recovery”): China 34% EUA 12% França 21% Alemanha 13% Coréia do Sul 81% Total G20 15%

O Programa de Empregos Verdes da OIT Lançado em junho de 2009 em Genebra, durante a 98ª Conferência Internacional do Trabalho Será implementado durante o quinquênio 2010-2015 em todos os países interessados Atualmente, já está sendo desenvolvido em 22 países, dos quais o Brasil foi um dos primeiros Eixos prioritários de atuação: Aumento da base de conhecimento sobre os impactos das MC Qualificação profissional para empregos verdes “Esverdeamento” de empresas e setores econômicos Promoção da adaptação às mudanças climáticas

Ações da OIT no Brasil Estudo sobre o potencial de geração de empregos verdes na economia brasileira Estudo sobre a oferta e a demanda de qualificação profissional para empregos verdes Programa de capacitação para instaladores e oficiais de manutenção de sistemas de aquecimento solar nas casas do programa Minha Casa,Minha Vida Adaptação das “Diretrizes para a inspeção laboral no setor florestal”, com a publicação da cartilha Trabalho Florestal em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro Encontros para a promoção de trabalho decente e empregos verdes no setor madeireiro da Amazônia Estudo sobre o potencial de geração de empregos verdes em atividades de reciclagem no Grande ABC

Papel da inspeção do trabalho na geração de empregos verdes A promoção do trabalho decente em atividades “verdes” (ex: biocombustíveis, reciclagem, silvicultura, etc.) A fiscalização do cumprimento dos direitos do trabalho A exigência de formalização dos contratos de trabalho Ações preventivas levando em conta as relações entre os ambientes interno e externo aos locais de trabalho Elaboração dos mapas de riscos de cada unidade produtiva Tratamento integrado dos impactos sobre a segurança e saúde do trabalhador e sobre a qualidade ambiental É possivel uma maior cooperação entre as fiscalizações ambiental e trabalhista ?

Muito obrigado Paulo Sergio Muçouçah Coordenador dos Programas de Trabalho Decente e Empregos Verdes Escritório da OIT no Brasil mucoucah@oitbrasil.org.br