Plano de Aula Conhecendo o Plano Cartesiano

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Transcrição da apresentação:

Plano de Aula Conhecendo o Plano Cartesiano Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental Prof. Dr. Cláudio F. André André Luiz Silva Cavalheiro RA 11003111

Introdução (Perguntas Problematizadoras)   Você sabe o caminho da sua casa até a escola? Quantos caminhos diferentes você sabe? Existe caminho melhor ou pior? Você consegue se localizar num mapa?

Conceitos René Descartes foi um filósofo e matemático francês e utilizou um sistema de eixos para se localizar pontos do plano. Figura 1 - Plano cartesiano: Eixo X, na horizontal. Eixo Y na vertical. O Plano Cartesiano tem o objetivo de localizar pontos em um plano. Formado pelos eixos como na Figura 1, que se cruzam na origem das coordenadas e são enumerados compreendendo o conjunto dos números reais.

Figura 2 - Pontos A e B representados por pares ordenados Os pares ordenados, como na figura 2, representam as coordenadas cartesianas (x,y). Os pontos podem se encontrar em cima dos eixos ou em algum dos quadrantes, os quais são caracterizados como na figura 3

X > 0 e Y > 0 = 1º quadrante; Figura 3 - Quadrantes do plano cartesiano Sendo então: X > 0 e Y > 0 = 1º quadrante; X < 0 e Y > 0 = 2º quadrante; X < 0 e Y < 0 = 3º quadrante; X > 0 e Y < 0 = 4º quadrante. O plano cartesiano aparece em várias situações corriqueiras, desde jogos de tabuleiro como Damas, Xadrez, Batalha Naval, Resta Um, entre outros, e também auxilia em localização e movimentação de objetos em mapas, croquis e outras representações gráficas.

Projeto Após passar os conceitos básicos os alunos serão orientados a construírem, em grupos, jogos de tabuleiro que utilizem conceitos de planos cartesianos na sua explanação ou mesmo na sua confecção.

Regras e avaliação Os alunos contarão com o auxílio do professor. Serão incentivados a utilizarem objetos de baixo custo. A criatividade será levada em conta, mas levando em conta possível dificuldade, é permitido adaptações de jogos conhecidos ou até mesmo a replicação de um jogo existente, desde que haja boa explicação matemática no momento da apresentação. Será avaliado a explicação, a colaboração em equipe, criatividade e entendimento dos conceitos presentes.