LITERATURA CONTEMPORÂNEA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capitães da Areia Jorge Amado ( ) Ano de Lançamento da Obra: 1937.
Advertisements

P OEMA - PROCESSO COMO LINGUAGEM REVOLUCIONÁRIA Projeto Ação Social & Literatura.
Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi.
OSWALD DE ANDRADE Equipe Serafina. José Oswald de Souza Andrade era de família abastada. Ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (São.
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Década de 1940 a Fatos políticos e ou sociais Organização do sistema público de educação.
Pós-modernismo brasileiro
CARLOS DURMMOND DE ANDRADE
Introdução e Conceitos.
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
PRÉ-MODERNISMO (1902 – 1922).
Aluno :Weverson Souza Série:2M03 Professor:Lucas Xavier
Poesia Concreta 1956 – Exposição Nacional de Arte Concreta
ANTOLOGIA : Paulo Leminski
História e Cronologia O que é História? Passado e presente
DOSSIÊ FESTIVAL RUÍNAS
Arte comtemporânea mundial
A estruturação da personalidade
Arcadismo ou Neoclassicismo
Literatura – 2ºA Contexto histórico
Crônica Narrativa 9º. ANO
A poesia de Mário de Andrade
DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Resultados e Conclusão
Dinâmica de populações
Fala e escrita KOCH, INGEDORE V.; ELIAS, VANDA MARIA. LER E ESCREVER: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2009.
IV Mostra Institucional de Resumos Científicos 31 de outubro a 01 de NOVEMBRO de 2017 A EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA TENDO O TEXTO LIVRE.
Estudando para o Enem de Forma Invertida
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Nova vida ao cinema S. Geraldo
Estudando para o Enem de forma invertida
Metodologia do Ensino de Física I
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
O Universo é uma imensa livraria.
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
Tradição e inovação no repertório das bandas de música
Trabalho de Literatura
Psicologia e psicologia do senso comum
Ficcionistas do RN – Recortes
PROCURA-SE UM AMIGO.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
Influências na Arte Brasileira no Século XIX
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
1ª Geração: Nacionalidade
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
Expressão e Linguagem Corporal
Modernismo - vídeo Sentimento de nacionalidade Busca da identidade.
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
Prof.ª Simone – ARTE – 9.º Ano
A poesia de Mário de Andrade
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA.
Faculdade Campos Elíseos
Psicologia e psicologia do senso comum
Um pouco do amado poetinha
Catequese num mundo em transformação - Joel Portela
Características da Obra Literária Infantil
justificação e reconciliação Aula 5: Romanos 5 Texto Áureo: Rm. 5.12
A Semana da Arte Moderna
Projeto político-pedagógico: Expressão da identidade institucional
CIÊNCIAS DA NATUREZA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Aula de Literatura Brasileira I
Introdução à História.
Um pouco do amado poetinha
Metodologia do Ensino de Física I
Morre lentamente quem não viaja, quem não lê,
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Um pouco do amado poetinha
Morre lentamente quem não viaja, quem não lê,
LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)
Transcrição da apresentação:

LITERATURA CONTEMPORÂNEA Em suma, o panorama da poesia brasileira contemporânea assemelha-se a uma imensa constelação de estrelas solitárias, cada qual com o seu brilho e a sua trajetória. Fabiano Lucas- Teórico da Literatura

Cronologia 1922-1945- Modernismo 1945- INÍCIO DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA 1945- Geração de 45 Décadas de 50 e 60- poesia concreta Décadas de 60 e 70 – literatura / ditadura (a poética da resistência e o Tropicalismo) Década de 70 aos nossos dias (Poesia Marginal/ E-Poemas)

Características gerais Literatura multifacetada. Gosto por textos curtos, de rápida leitura, assim como a sociedade. Fragmentação de ideia, apresentação de flashes, assim como o pensamento. Temas ecléticos. Realismo Fantástico

Poesia Concretismo Poesia-Processo (década de 60) Poesia- Social (década de 60) Tropicalismo(década de 70) Poesia Marginal (década de 70) Outras tendências (anos 80 até hoje)

Tropicalismo Com humor, irreverência, atitudes rebeldes e anarquistas os tropicalistas procuravam combater o nacionalismo ingênuo que dominava o cenário brasileiro, retomando o ideário e as propostas do Movimento Antropofágico de Oswald de Andrade. Dessa forma, propunham a devoração e de deglutição de todo e qualquer tipo de cultura, desde as guitarras elétricas dos Beatles até a Bossa Nova de João Gilberto e o "nordestinismo" de Luiz Gonzaga. Características dos textos: ironia e paródia, humor e fragmentação da realidade; enunciação de flashes cinematográficos aparentemente desconexos, ruptura com os padrões tradicionais da linguagem ( pontuação sintaxe etc.). Suas influências foram fundamentais na música, mas repercutiram também na literatura e no teatro. Com o AI-5, seus representantes foram perseguidos e exilados. A partir daí, a linguagem artística ou se cala ou se metaforiza ou apela para meios não convencionais de divulgação.

Poesia Marginal Segundo a professora Samira Youssef Campedelli "a poesia desenvolvida sob a mira da polícia e da política nos anos 70 foi uma manifestação de denuncia e de protesto, uma explosão de literatura geradora de poemas espontâneos, mal-acabados, irônicos, coloquiais, que falam do mundo imediato do próprio poeta, zombam da cultura, escarnecem a própria literatura.  A divulgação dessa obra foge do "circuito tradicional": são textos fechados em muros; jornais, revistas e folhetos mimeografados ou impressos em gráficas de fundo de quintal e vendidas em mesas de restaurantes, portas de cinemas, teatros e centros culturais; happening e shows musicais; até uma "chuva de poesia" foi realizada no centro de São Paulo, da cobertura do edifício Itália, em 1980.

Poema Brasileiro / Ferreira Gular No Piauí de cada 100 crianças que nascem  78 morrem antes de completar 8 anos de idade  No Piauí  de cada 100 crianças que nascem  78 morrem antes de completar 8 anos de idade  No Piauí  de cada 100 crianças  que nascem  78 morrem  antes  de completar  8 anos de idade  antes de completar 8 anos de idade  antes de completar 8 anos de idade  antes de completar 8 anos de idade  antes de completar 8 anos de idade                      (1962)

XXII Não me procures ali  Onde os vivos visitam   Os chamados mortos.  Procura-me  Dentro das grandes  águas  Nas praças  Num fogo coração  Entre cavalos, cães,  Nos arrozais, no arroio  Ou junto aos pássaros  Ou espelhada  Num outro alguém,  Subindo um duro  caminho Pedra, semente, sal  Passos da vida.  Procura-me ali.  Viva. Hilda Hilst   'Amor, então, também acaba? Não, que eu saiba. O que eu sei é que se transforma numa matéria-prima que a vida se encarrega de transformar em raiva. Ou em rima.' (Paulo Leminski)