1.4. Economia atómica e química verde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÂNIA CRISTINA PIRES Departamento de Química e Bioquímica
Advertisements

1.3. Rendimento de uma reação química
Formulação de materiais cerâmicos É a primeira etapa envolvida no desenvolvimento de um produto cerâmico, onde são realizados os cálculos das quantidades.
Os 3 RS. O que são os 3 rs ? Também conhecido como os 3 Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), são ações práticas que visam estabelecer.
APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.
POLUIÇÃO AMBIENTAL. O termo poluição refere-se à presença concentrada no ambiente de determinadas substâncias ou agentes físicos (poluentes) que afetam.
QUÍMICA VERDE Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Química Analítica Ambiental Aluna: Fernanda Sousa.
Fontes de energia renováveis: Biomassa
RESSALTA-SE, TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA FIXAÇÃO DE METAS DE SUSTENTABILIDADE (PESSOAIS E EMPRESARIAIS) PARA A PRÁTICA DO CONSUMO CONSCIENTE.
NR 26 SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA.Padronização das cores a serem utilizadas como sinalização de segurança nos ambientes de trabalho.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS MACAU FÍSICO-QUÍMICA BÁSICA Termoquímica Érico de Moura Neto 2º semestre.
Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).
Evidência Empírica do Modelo Heckscher-Ohlin
Energia de ligação e reações químicas
Cultura de Tecidos Vegetais
FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À CIÊNCIA AMBIENTAL Prof. Herondino dos Santos Filho.
Energia sustentável Instituto SENAI de Tecnologia MECATRÔNICA
Fontes alternativas de energia
Produção de Energia a partir de Resíduos Sólidos
TERMOQUÍMICA Estuda as variações de calor ou de entalpia que acompanham as reações químicas.
Índices de rendimento acadêmico na UFRN
Cinética Química A cinética química, também conhecida como cinética de reação, é uma ciência que estuda a velocidade das reações químicas de processos.
Nome:Wellinton Carrilho Série:3° ano A matutino Professor:Beto
Projeto de Redução de Perdas
Tributação e Meio Ambiente – aula 3
Fase clara da fotossíntese: Fotólise da Água
Instrumentação em Biologia Molecular Aula Prática
A FERRAMENTA SOLVER (EXCEL)
Gestão de processo Dutra 2017.
2.2.1 Lei de Avogadro, volume molar e massa volúmica
Treinamento, Conscientização e Prevenção
Como elas saltam....
CINÉTICA QUÍMICA.
O que é energia solar ?.
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
PCA – Programa de Conservação Auditiva Fonoaudióloga: Rosemeire Souza.
7. O que é síntese de evidências, revisão sistemática e metanálise?
TRABALHO DE CIENCIAS Escola Estadual Vespasino Martins
Elaboração de Projetos
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
2.2. O modelo atómico de Bohr
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
Introdução à Química: Matéria Prof. Altair Eugênio Honorato.
TÍTULO Autor1, co-autor2, co-autor3, co-autor n.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Monitoras: Andreia Pimenta e Joana Madureira
8. Os metais como catalisadores.
Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)
Administração de Energia
Química verde 11º ano [Imagem:
A Problemática da disposição final dos resíduos sólidos.
ESPAÇO GEOGRÁFICO INDUSTRIAL
Currículos e Programas
SEGUIDOR SOLAR UTILIZANDO A PLATAFORMA ARDUINO
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
XVI Jornada Científica de Jornalismo
A escassez e as escolhas
ENERGIA NUCLEAR.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Avaliação e Especificação de Soluções
E. M. Dr. Leandro Franceschini
Leis Ponderais “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Lei de Lavoisier (Lei da conservação das massas): Numa reação química, em.
AULA DE BIOSEGURANÇA EM RADIOLOGIA PROFESSOR JEOMILSON MORAES.
Avaliação e Especificação de Soluções
Modelo do banner – MCC 2018 Integrantes do grupo: Turma: Introdução
2º ENCONTRO ANUAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Transcrição da apresentação:

1.4. Economia atómica e química verde

M4 Conteúdos Síntese de conteúdos 1.4. Economia atómica e química verde Objetivos da química verde (QV) Química tradicional e QV Eficiência de uma reação química Economia atómica percentual Redução de resíduos Reagentes e processos menos poluentes Os 12 princípios da química verde (QV) M4 Síntese de conteúdos

Será possível introduzir modificações nas reações químicas que visem economizar energia e/ou átomos e aumentar o rendimento e a seletividade de um dado processo? M4

A . Objetivos da Química Verde (QV) 1.4. Economia atómica e química verde A . Objetivos da Química Verde (QV) A química verde ou química sustentável dedica‑se à identificação das fontes de efeitos nocivos e ao desenvolvimento de estudos, na área da Química, que levem à sugestão de produtos alternativos de substituição de forma economicamente rentável e com o mínimo de efeitos nocivos. M4

B. Química tradicional e Química verde 1.4. Economia atómica e química verde B. Química tradicional e Química verde

C. Eficiência de uma reação química 1.4. Economia atómica e química verde C. Eficiência de uma reação química Comparação entre a quantidade de produto obtido com a quantidade de produto esperado - rendimento da reação. Química tradicional Comparação entre a massa do produto desejado com a totalidade da massa dos produtos obtidos numa determinada reação - economia atómica percentual. Química verde

D. Economia atómica percentual 1.4. Economia atómica e química verde D. Economia atómica percentual A economia atómica percentual, e.a. (%), é a razão entre a massa de átomos de reagentes que são incorporados no produto desejado e a massa total de átomos nos reagentes, expressa em percentagem. e.a.(%)

Exemplo 1 Determine a e.a.(%) Nem todos os átomos presentes nos reagentes compõem o produto desejado.

Exemplo 1 Verifica-se que parte dos átomos que constituíam os reagentes não foram incorporados no produto final desejado. Esta reação apresenta um desperdício atómico de 34,01%. Este valor significa que por cada 100,00 g de reagentes, 34,01 g não foram convertidos no produto final desejado, isto é, formou-se um resíduo não desejado com a massa de 34,01 g por cada 100,00 g de reagentes usados nesta reação química.

Exemplo 2 Determine a e.a. (%) Todos os átomos presentes nos reagentes compõem o produto desejado.

E. Redução de resíduos 1.4. Economia atómica e química verde Dado que a síntese do epoxietano envolve menos etapas a partir do processo proposto no âmbito da QV, comprova-se, neste caso, a produção de uma menor quantidade de resíduos.

F. Reagentes e processos menos poluentes 1.4. Economia atómica e química verde F. Reagentes e processos menos poluentes Reação química de produção do ácido adípico Ao contrário da química tradicional, a síntese do ácido adípico recorrendo à química verde não produz produtos químicos perigosos para o ambiente, os NOx.

G . Os 12 princípios da química verde (QV) 1.4. Economia atómica e química verde G . Os 12 princípios da química verde (QV) 1. Reduzir e prevenir a formação de produtos tóxicos é melhor do que reciclar, tratar ou produzir lixo para aterro sanitário. 2. A transformação de reagentes em produtos da reação deve ser realizada de forma a incorporar o número máximo de átomos dos reagentes nos produtos finais. 3. Devem desenvolver metodologias sintéticas que utilizam e geram substâncias com pouca ou nenhuma toxicidade para a saúde humana e ambiente. 4. Os produtos químicos devem ser desenvolvidos de tal modo que realizem a função desejada e ao mesmo tempo não sejam tóxicos. 5. As substâncias auxiliares, como, por exemplo, os solventes, devem ser evitados ao máximo e quando usados devem ser inócuos. 6. As reações químicas devem minimizar o uso de energia, devendo ser realizadas, se possível, à pressão e temperatura ambientes. 7. Sempre que a técnica é economicamente viável, a utilização de matérias-primas renováveis deve ser escolhida em detrimento de fontes não renováveis. 8. A derivação desnecessária deve ser minimizada ou, se possível, evitada, porque estas etapas requerem reagentes adicionais e podem gerar resíduos. 9. O uso de catalisadores deve ser tão seletivo quanto possível. 10. Os produtos químicos devem ser concebidos de modo a dissociarem-se em produtos de degradação inócuos, evitando a sua persistência no meio ambiente. 11. O controlo e a monitorização da produção devem ser realizados em tempo real, durante a síntese química, para evitar a produção de substâncias perigosas. 12. As substâncias, bem como o modo como são utilizadas durante a síntese, devem ser escolhidas a fim de minimizar potenciais acidentes.

Síntese de conteúdos A química verde (QV) ou química sustentável dedica‑se à identificação das fontes de efeitos nocivos e ao desenvolvimento de estudos, na área da Química, que levem à sugestão de produtos alternativos de substituição de forma economicamente rentável e com o mínimo de efeitos nocivos. É possível comparar reações químicas do ponto de vista da QV tendo em conta vários fatores, como: economia atómica, redução dos resíduos, produtos indesejados, escolha de reagentes e processos menos poluentes. M4

Síntese de conteúdos O estudo do fator economia atómica, no caso das reações químicas, permite concluir que é possível proceder a modificações com a finalidade de economizar energia e/ou átomos e aumentar o rendimento e a seletividade de um dado processo químico, indo ao encontro dos objetivos da QV. A economia atómica percentual, e.a. (%), é a razão entre a massa dos átomos de reagentes que são incorporados no produto desejado e a massa total de átomos nos reagentes, expressa em percentagem. M4

Diagrama de conteúdos M4