TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APL – Arranjos Produtivos Locais
Advertisements

Parcerias Essa etapa de conscientização dos agentes do setor, como parte das ações do Programa Turismo Sustentável & Infância, tem o apoio de 46 parceiros.
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Cenário Internacional para o P&D Empresarial Crescimento do.
PROPRIEDADE INTELECTUAL 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Sessão IV: Instrumentos, Gestão e Regulação Centro de Convenções do Complexo.
PARCERIA ENTRE O GOVERNO FEDERAL E OS GOVERNOS ESTADUAIS PARA PROMOVER A INCLUSÃO DIGITAL REUNIÃO NACIONAL DO CONSECTI Brasília, 24 de maio de 2012 Ministério.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
2016 Está prevista na Lei nº , de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação O PORTAL DO SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 10º Prêmio.
Sistema Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina Articulando a competência da indústria catarinense
Lindberg Lima Gonçalves Junho de Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - IPDI Entidade na forma de associação civil sem fins lucrativos,
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Experiência do Assentamento Rural “Novo Pingos”, em Assú/RN Apresentador: Fernando de Sá Leitão.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
BRASIL P, D&I em Tecnologia da Informação Virgilio Almeida | P&D PARA INOVAÇÃO EM SOFTWARE E SERVIÇOS DE TI | | BRASIL PLATAFORMA GLOBAL | EXPORTAÇÃO |
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Eixo: Desenvolvimento Territorial: Atuação Integrada e Convergente Pacto Novo.
Legislação sobre Incentivos à Inovação Lei de Inovação Estadual.
DIRETORIA JURÍDICA – RELAÇÕES DO TRABALHO
Projeto de Extensão Unisul
Roteiro Integrado: Rota das Emoções
Convênio “Apoio ao Plano de Desenvolvimento de APLs para o setor de Petróleo, Gás e Naval” - Novembro/2014.
Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços
CIDADES INTELIGENTES E IOT
Geografando Mato Grosso: A história e a Geografia de Mato Grosso em sala de aula LEPEGA/CAGEO/UFMT/CUA Aula inaugural.
Atuação da ANATER Assistência técnica ao produtor rural em todas as etapas da produção. Atuação integrada com a Embrapa para a transferência de tecnologia.
Universidades e preparação de mão de obra para o futuro
Conteúdo Local e Competitividade
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
COMPETITIVIDADE SISTÊMICA E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS
Apresentação Institucional
INVESTIMENTO / CONTRAPARTIDA
Ações comemorativas Março/17 a Março/18
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
em Pequena Escala e Artesanal (CASM)
Letícia de Arruda Monteiro Albuquerque
Identidade Institucional no IFCE
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
REDE INTERNACIONAL PARA AS PME INTERNATIONAL NETWORK FOR SMEs
Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
2 Inovação Mario Neto Borges Presidente do CNPq.
TECNOPOLO (PORTO ALEGRE – RS)
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
Plano Nacional de Turismo e Estrutura do Ministério do Turismo.
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
INÍCIO DO MOVIMENTO EMPRESÁRIO SUPERMERCADISTA PARTICIPANTE DA COMUNIDADE FORÇA DE TRABALHO NO PROJETO DA LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.
Marcelo Ximenes A. Bizerril
INOVAÇÃO PARA O SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO
Engenharia Territorial para Projetos de Concessão
INICIATIVA DE START-UPS EM CIÊNCIAS DA VIDA
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
Apresentação de Resultados
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
Financiamento para projetos de eficiência energética: o papel das agências de fomento.
Objetivo: Promover o acesso ao conhecimento, por meio de debate acerca de temas relacionados a novas tecnologias, inovações e sustentabilidade em processos,
INICIATIVAS DO SEBRAE NA CADEIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
1. DF ANTES DA REDESIM – BREVE HISTÓRICO – CENÁRIO ATÉ 2014
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
SESSÃO REGIONAL DO AMBIENTE
TERRITÓRIO DE INTERESSE DA CULTURA E PAISSAGEM
Grupos que pesquisam EaD no Brasil: Onde estamos? Para onde iremos?
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
Instituto Stela – UDESC - UFSC
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
Parcerias entre cidades e o mundo rural
MUDANÇAS DO LEGAL FOCADAS NOS AMBIENTES DE INOVAÇÃO
ÁREA DE ATIVIDADES ECONÓMICAS “AVEIRO NORTE”
VIII Fórum Institucional de Ensino
PESQUISA DE DESEMPENHO 2019
Agenda de política pública para o ensino superior no brasil: pós-Graduação/pesquisa e inovação acadêmica Fábio Reis, Diretor de Inovação Acadêmica e Redes.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA

Arranjos Produtivos Locais Os APLs são concentrações de empresas que atuam em atividades similares ou relacionadas, que, sob uma estrutura de governança comum, mantém vínculos de articulação, interação, aprendizagem e cooperação entre si e com outras entidades públicas e privadas.

Arranjos Produtivos Locais Interação, cooperação Aprendizagem Vínculos de articulação

Arranjos Produtivos Locais Desenvolvimento a partir das condições econômicas, sociais e institucionais locais; Explorar as potencialidades locais; Fortalecer as empresas já existentes; Fomentar o empreendedorismo e a inovação; Empregar formas descentralizadas de promoção do desenvolvimento.

Programa Estadual de Fomento e Apoio aos APLs Financia projetos estratégicos com o objetivo de consolidar arranjos e produtivos como importantes fatores para o desenvolvimento econômico integrado. Objetivos: - Desenvolver as cadeias produtivas paulistas; - Aumentar a competitividade das micro, pequenas e médias empresas; - Estimular o empreendedorismo, baseado na interação e na cooperação; - Descentralizar o desenvolvimento produtivo para fortalecer a economia regional; - Fomentar projetos de desenvolvimento produtivo nos APLs paulistas. Onde os recursos podem ser aplicados: - Aquisição de equipamentos e maquinários; - Programas de capacitação, treinamento e transferência de tecnologia; - Pequenos ajustes de infraestrutura e adaptação; - Estudos de viabilidade técnica e econômica. http://www.desenvolvimento.sp.gov.br/programa-estadual-de-fomento-aos-apls

APLs de TI no Estado de SP Cidade Setor Marília* Tecnologia da Informação Presidente Prudente Software Ribeirão Preto São José do Rio Preto São José dos Campos http://www.desenvolvimento.sp.gov.br/lista-de-apls *Reconhecimento pelo Governo de SP em 06 de setembro de 2016.

Caracterização do APL TI Marília O APL TI MARÍLIA é composto por empresas atuantes no ramo de Tecnologia da Informação, por instituições de ensino públicas e privadas, por entidades sem fins lucrativos, associações de classe, comunidades científicas, órgãos de fomento e órgãos públicos, localizados em Marília e cidades circunvizinhas, todos trabalhando em parceria para crescimento e desenvolvimento empresarial, social e econômico da região do centro-oeste do Estado de São Paulo.

Caracterização do APL TI Marília +200 empresas de TI ~2.500 empregos diretos e indiretos > 9% (crescimento 1º semestre de 2016) Marília e Região - Assis - Bauru - Birigui - Gália - Garça - Lins - Marília - Novo Horizonte - Osvaldo Cruz - Ourinhos - Pompeia - Santa Cruz do Rio Pardo - Tupã

Caracterização do APL TI Marília

Reconhecimento

Marcos Importantes do APL TI Marília

Agentes Atuantes Fomento e Apoio aos APLs Políticas Públicas e Leis de Incentivo Apoio ao Empreendedorismo Apoio à Inovação

Agentes Atuantes Formação e atualização de mão de obra Apoio a projetos de P&D&I Apoio ao PMEs Integração com outras industrias

Agentes Atuantes

Governança do APL TI Marília www.asserti.org.br

Ações de Apoio a Empresas Promoção de eventos e encontros de negócios; Participação na Convenção Coletiva de Trabalho; Ações de cursos e capacitações técnicas e de gestão; Apoio na prospecção de talentos; Ações de divulgação da área em nível regional e estadual; Apoio em ações de incentivo ao empreendedorismo e inovação; Representatividade do setor no âmbito sindical e governamental.

TI em Marília Incubadora de Empresas de Base Tecnológica credenciada ao Governo de SP; Centro de Inovação Tecnológica credenciada ao Governo de SP; Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação; Instituições de ensino com cursos de TI; Incentivo fiscal do ISS (2%); Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Projeto de Lei Municipal de Incentivo à Inovação; Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação reconhecido pelo Governo de SP.

TI em Marília e por fim.......

Setor que lidera o projeto do Parque Tecnológico de Marília! TI em Marília Setor que lidera o projeto do Parque Tecnológico de Marília!

Por seu papel no cenário da Tecnologia da Informação e da inovação, o APL TI Marília é o reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo de uma área de vocação cada dia mais expressiva na cidade de Marília, representante de uma indústria promissora e de alta capacitação profissional, geradora de produtos e serviços de alto valor agregado, condizente com as demandas sociais e econômicas do país apoiada pela integração dos atores envolvidos no desenvolvimento de inovações tecnológicas e de acesso a novos negócios.

www.asserti.org.br Prof. Dr. Elvis Fusco www.inovamarilia.org.br Presidente da ASSERTI elvisfusco@univem.edu.br