As mídias e o Camila Paiva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto histórico - “A modernidade”
Advertisements

Deyse Bandeira Erlania Freitas Marta Florença Mônica Ferraz.
 Sociedade de antigo regime: A Sociedade do Antigo Regime caracteriza-se por ser fortemente hierarquizada e estratificada em ordens. Esta divisão organiza-se.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Homem e cultura Homem = ser integrante da natureza. Atua e vai além da sobrevivência; incorpora saberes e experiências... Produz conhecimento... Cultura.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO INTEGRANDO CONCEITOS Fernando Lefevre Instituto de Pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
DIREITO CIVIL IV TEORIA GERAL DOS CONTRATOS PROF. M. IWAO C. SUZUKI Aula 01 -Teoria Geral dos Contratos: Aspectos históricos e noções.
BARROCO EUROPEU. O que foi o Barroco?  O Barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas Artes Plásticas e, posteriormente,
REDES GEOGRÁFICAS Os fluxos de globalização ocorrem através de redes, que abarcam o mundo inteiro, mas não todo o espaço geográfico.Eles atingem principalmente.
SURGIMENTO DA INTERNET.
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
REVOLUCÃO SOCIAL Nome:JHARALD , MAIRA, MAIZA, MARIZABEL , MATHEUS
Método Científico – Parte I
ÉTICA.
MODERNIDADE • o Renascimento (século XIV),
Módulo 29 – Crises dos séculos XIV e XV
Sociedade da informação e sociedade de massas
INDÚSTRIA CULTURAL.
Santo Agostinho.
Fundamentos da Ciência da Informação
Noções fundamentais dos primeiros filósofos
“Ciência da Sociedade” (Comte)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Com base no texto de Rüdiger
o paradigma midiológico
Evangelismo e Missões Aula 10 – sujeito pós-moderno - INTRODUÇÃO
RENASCIMENTO CULTURAL
Descartes Imagem, Análise e Prática Professor Zetti.
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
Scrapbook mixed media ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE DE SCRAPBOOK MIXED MEDIA ( CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBIDA.
A estruturação da personalidade
Século XIX.
Renascimento e Reforma Escola de Atenas de Rafael ( ) – Tela em que o pintor evoca a sabedoria do passado greco-romano, como modelo a seguir no.
 É um estilo de dança moderna voltada para a diferença e inovação no mundo artístico. É algo pouco comum e ainda pouco explorado, sendo importante dar.
A centralidade da escola no mundo moderno
O Conceito de Informação pela área da Ciência da Informação
Século XIX.
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
RENASCIMENTO CULTURAL
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 02
Consequências do consumismo: Socioeconômico e socioambientais
Introdução aos estudos Históricos
Sumário: -Visualização de um documentário sobre o Renascimento.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
ESTÉTICA 1.
Arcadismo Contexto Histórico.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Século XIX.
As bases do Renascimento
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS “A HISTÓRIA NÃO SE APRENDE. APREENDE-SE”. Lucien Febvre.
Introdução aos estudos Históricos
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
TESTANDO O movimento "hip-hop" é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Clássicos da sociologia: Max weber
SENSO COMUM X SENSO CRÍTICO Aula interdisciplinar entre Sociologia e Produção Textual, com foco em analisar a influência do Senso Comum em nosso dia a.
Aula: Renascimento e Modernidade
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
O Renascimento Humanista
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Sociedade em Rede A sociedade em rede é estruturada a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas; Essas sociedades resultaram no aperfeiçoamento.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA. “Arte literária é mimese(imitação); é a arte que imita pela palavra.” (Aristóteles, séc. IV a.C.) Literatura como imitação.
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia. O que é Filosofia FILOSOFIA Philo / Philia Sophia grego = amizade, amor fraterno = sabedoria.
Transcrição da apresentação:

As mídias e o Camila Paiva https://pt.slideshare.net/ElaineLima4/ps-modernidade-e-os-meios-de-comunicao Seminário do curso de Jornalismo – slideshare - disponibilidade gratuita http://www.academia.edu/6299202/_P%C3%B3s-modernidade_vs._P%C3%B3s-modernismo_ Pos-Modernidade: a estrutura, o periodo histórico Pos- Modernismo: nome do movimento filosófico, cultural e artístico  As mídias e o Camila Paiva

Bem - vindos ao Mundo Pós - Moderno https://pt.slideshare.net/luiz-menezes/psmodernismo-professor-menezes/7 Aula do professor Menezes: slideshare – disponibilidade gratuita

Linha do tempo Deus Homem – Humanismo – RAZÃO - Irracionalismo Teocentrismo Antropocentrismo Idade Média Idade Moderna Idade Contemporânea 1789 1914 476 1453 1939 https://pt.slideshare.net/luiz-menezes/psmodernismo-professor-menezes/7 Aula do professor Menezes: slideshare – disponibilidade gratuita Queda Império Romano Ocidente Revolução Francesa Queda Império Romano Oriente I Guerra Mundial II Guerra Mundial Iluminismo Guerras Mundiais destruíram o sonho da Razão Renascimento Crença na razão e no progresso – liberdade e paz

Modernidade Racionalidade, ciência, técnica

O mundo natural diz que você é uma peça da máquina! Modernidade Homem não dá conta de viver sem um sentido Transcendência Linha do desespero Razão O mundo natural diz que você é uma peça da máquina! Universo fechado, opera leis da natureza, homem é um subproduto dos processos naturais, não existe transcendência

As mademoiselles Mulher na cadeira

Olga

O Mundo Pós-Moderno Linha do desespero Experiências irracionais para dar uma sensação de significado Linha do desespero Transcendência Razão Salto irracional Suas experiências racionais são sem significado e as suas experiências de significados são não racionais.

Beleza, cibernética, experiências virtuais, entretenimento http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-31662008000100003 Desencantamento da modernidade e da pós-modernidade: diferenciação, fragmentação e a matriz de entrelaçamento  

Pós - Modernidade Jean-François Lyotard: “Estado da condição sócio – cultural e estética dominante no capitalismo após os colapsos do século XX, com dissolução da referencia à razão como garantia de possibilidade de compreensão do mundo através de esquemas totalizantes. Homem do séc. XXI não acredita mais que o avanço da razão irá lhe trazer a felicidade Não existe mais projeto de felicidade - felicidade é apenas momentânea Mundo efêmero: Sociedade do mercado, do consumo e do espetáculo https://pt.slideshare.net/ElaineLima4/ps-modernidade-e-os-meios-de-comunicao Seminário do curso de Jornalismo – slideshare - disponibilidade gratuita Segundo o pensamento de Leonardo Boff, “a pós-modernidade participa de todos os pós-ismos (pós-histoire, pós-industrialismo, pós-estruturalismo, pós-socialismo, pós-marxismo, pós-cristianismo, etc.) com aquilo que eles têm em comum: a vontade de distanciamento de certo tipo de passado ou a recusa a certo tipo de vida e de consciência, a percepção de descontinuidade sentida e sofrida no curso comum da história, e a sensação de insegurança generalizada”.

Pós-Modernismo e as Mídias – O imediatismo A noção de pós-modernidade está completamente associada à comunicação: Transmissão de informação Dinamismo Pluralidade Cultural Pluralidade de Ideias Como previra McLuhan, os meios de comunicação iriam aos poucos se tornar parte integrante de um sistema, uma rede invisível estendida pelo planeta: Aldeia Global Fontes:http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/geografia/o-conceito-posmodernidade-na-sociedade-atual.htm

Pós-Modernismo e as Mídias – Individualismo, consumo de sensações Mídias Digitais são o reflexo da necessidade de comunicação do ser humano: Facilidade na transmissão de mensagem Necessidade se torna um vício Fácil manipulação Experiências digitais cada vez mais importantes A razão perde espaço para as sensações Apesar das inovações, as relações se tornaram menos pessoais: Individualismo Exposição exacerbada Falta de confiança As pessoas se sentem cada vez menos satisfeitas Procura por felicidades momentâneas Relacionamentos são virtuais - Marketing Pessoal Fonte:http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2016/07/redes-sociais-estao-deixando-usuarios-viciados-em-likes-6550937.html Fonte:https://33giga.com.br/vicio-redes-sociais-depressao/ “Sou percebido, logo existo”

Pós-Modernismo e as Mídias – Consumismo, narcisismo Consumos – sensação de que você nao está morrendo Grande influencia da mídia – Hiperrealidade - Resume-se essencialmente em tornar real algo em que certa altura fora irreal - Através de diferentes tipos de comunicação, os significados atribuídos podem ser destacados do conceito original e outros novos podem ser atribuídos - O fenômeno do marketing é imediatamente reconhecível nesta condição, dando novo significado a um termo, palavra e/ou marca https://www.youtube.com/watch?v=EYG1DsAkS_Y Hiperrealidade: https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3s-modernidade

Pós-Modernismo e as Mídias – Sensações e experiências por meios midiáticos O homem pós-moderno é sobretudo um homem sem referenciais Reflexo dessa desilusão no cinema, música, desenhos animados - descolados da realidade https://pt.slideshare.net/ElaineLima4/ps-modernidade-e-os-meios-de-comunicao Seminário do curso de Jornalismo – slideshare - disponibilidade gratuita

Considerações finais Geração do “já passou” Mundo pós- moderno está aí; nascemos nele As mídias tem o poder de reforçar as características pós-modernas Na verdade, as mídias sustentam o pós-modernismo https://pt.slideshare.net/ElaineLima4/ps-modernidade-e-os-meios-de-comunicao Seminário do curso de Jornalismo – slideshare - disponibilidade gratuita https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3s-modernidade https://pt.slideshare.net/luiz-menezes/psmodernismo-professor-menezes/7 Aula do professor Menezes: slideshare – disponibilidade gratuita

Referências: https://pt.slideshare.net/ElaineLima4/ps-modernidade-e-os-meios-de-comunicao Seminário do curso de Jornalismo – slideshare - disponibilidade gratuita https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3s-modernidade https://pt.slideshare.net/luiz-menezes/psmodernismo-professor-menezes/7 Aula do professor Menezes: slideshare – disponibilidade gratuita Fontes:http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/geografia/o-conceito-posmodernidade-na-sociedade-atual.htm Fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/18943/redes+sociais+foram+o+combustivel+para+as+revolucoes+no+mundo+arabe.shtml http://www.sitedopastor.com.br/entenda-a-mente-deste-seculo-pos-modernidade/

OBRIGADO