LITERACIA GEOGRÁFICA E CIDADANIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LITERACIA GEOGRÁFICA E CIDADANIA. Cidadania é um conceito estruturado em torno da nossa maneira de estar e do modo como nos envolvemos com as questões.
Advertisements

Jeferson Bugelli – Pedagógico
I.EIXO ESTRUTURANTE: TERRA E UNIVERSO. O homem cria ao longo do tempo instrumentos para ajudar na observação e compreensão do universo O homem sempre.
GEOGRAFIA, ESPAÇO E TURISMO
Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I EDM 433 Sílvia Trivelato Aula 3 20/mar/2017.
Paisagem: natureza, cultura e poética
Ciências da Natureza e suas
Docente, Débora Christina. Data: CRN8-7641
Conceitos de GEOGRAFIA
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA.
Os conceitos geográficos
A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos
O homem se comunica por meio de técnicas e grafismos
REPRESENTAÇÃO DA SUPERFÍCIE DA TERRA
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Introdução à Educação Física Educação Física Prof
Ciências da Natureza e suas
EPIDEMIOLOGIA.
MAX WEBER Manhã 02: ética protestante (incompleto)
O que é região? Regionalização
Disciplina: Geografia
Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos
A esfera celeste e a orientação pelas estrelas
Linguagem Cartográfica
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Transformações sociais e culturais no decorrer das migrações
Geopolítica Prof.ª Rachel.
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID
Pesquisa Social Teoria, método e criatividade
Aula 3 Origens e pressupostos da Geografia.
BRUNA SIMÕES LIMA Mestranda em Geografia Física
Observação direta Observação indireta.
Espaço Geográfico, Paisagem e Território
A NATUREZA DOS FENÔMENOS GEOGRÁFICOS E DOS DADOS
REPRESENTAÇÃO DA SUPERFÍCIE DA TERRA
Patrimônio Material e Imaterial:
Interactive Geography One - Unit 3
Aula 07 e 08 - Funções Definição de função, representação de funções, função crescente e decrescente, função linear , polinomial, racionais e algébricas.
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
O QUE É UMA COMUNIDADE E COMO IDENTIFICÁ-LA
Relação entre os seres vivos e o ambiente Conceitos
Lugar É algo familiar para nós, com ruas, casas, prédios, árvores, rios e outros elementos. É repleto de elementos (naturais e culturais) com que convivemos.
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Leitura dos Resultados EXEMPLO
O que é Educação Ambiental?
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Como Investigar um Acidente de Trabalho
FENOMENOLOGIA.
O domínio português do comércio marítimo do Oriente
EMILE DURKHEIM 06/12/2018.
O QUE É UMA COMUNIDADE E COMO IDENTIFICÁ-LA
Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
Dinâmica de Sistemas Uma visão geral.
Cartografia: ciência ou arte?
AULA 2 – geopolítica clássica
Etnocentrismo e relativismo cultural
Geografia – 8ª série Unidade de Trabalho 1 Prof°: Tiago
REVISÃO PARA A PROVA MENSAL 1
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Modelagem de Sistemas
Objetivos Organizar os acervos encontrados para a construção de arquivos escolares Contribuir para formação dos alunos dos cursos de graduação Promover.
MEIO AMBIENTE Mediação: Jaime Oliva (Instituto de Estudos Brasileiros- USP)
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

LITERACIA GEOGRÁFICA E CIDADANIA A importância da GEOGRAFIA LITERACIA GEOGRÁFICA E CIDADANIA Aprofgeo

Cidadania é um conceito estruturado em torno da nossa maneira de estar e do modo como nos envolvemos com as questões que nos rodeiam Cidadania é participação

Cidadania é participação Cidadania é participação. Esta participação exige informação, compreensão da realidade, tendo em conta as suas representações e as dos outros

“A Geografia na formação dos cidadãos é, não só o caminho para amar a Terra e os lugares como para o conhecimento do eu e do outro: nas suas múltiplas dimensões – do quem, do como, do quando e do onde. “ GASPAR, Jorge, ( 2000), Apogeo (19-10) - geógrafo

“(...) as sociedades e as comunidades estabeleceram-se e viveram no tempo e no espaço, em diversas escalas e a diferentes ritmos. Ontem, como hoje. Não flutuam, ou flutuaram, em universos abstractos. Viveram, trabalharam e produziram num determinado território.” LEMOS, Francisco Sande, ( 2000), Apogeo (19-10) - arqueólogo

“Do meu primeiro dia de aulas só me lembro que levei comigo uma boneca que não pude levar no dia seguinte(...). À medida que íamos chegando entrávamos para uma enorme sala que tinha dois pólos de atracção: as janelas que davam para o jardim e os mapas que cobriam as paredes. Eu já tinha visto mapas em livros mas não mapas tão grandes como os que havia no colégio. Os nossos dias começavam por uma hora de estudo que eu ocupei sempre a olhar para os mapas (...)  De facto, durante anos e anos aquelas imagens fascinaram-me e ainda me fascinaram mais quando comecei a ler: Índia, China, Pacífico, África, Oceânia. (...) ANDERSEN, Sophia de Mello Beryner, ( 2000), Apogeo (19-10) - escritora

AS PAISAGENS Como? Onde? Quando? Porquê?

AS REPRESENTAÇÕES DO MUNDO Onde? Como? Quando? Porquê?

AS PESSOAS E OS LUGARES Onde? Quando? Como? Porquê?

AS DESIGUALDADES ESPACIAIS Onde? Quando? Cada cruz representa um imigrante morto, ao tentar atravessar a fronteira do México para os EUA Como? Porquê?

OS CONFLITOS Onde? Quando? Como? Porquê?

OS FENÓMENOS NATURAIS Onde? Como? Quando? Porquê?

OS FENÓMENOS SOCIAIS E HUMANOS Como? Quando? Onde? Porquê?

“Todo o estudo da Geografia começa com alguém, nalgum lugar à superfície terrestre, partindo à descoberta do onde e do porquê de uma ou mais componentes da paisagem.” CÂMARA, Cristina et alli (2001), Geografia. Orientações Curriculares para o 3º ciclo

Onde? Como? Quando? Porquê?

“Compreender e conhecer as paisagens é construir modelos conceptualizados dos territórios observados e estudados. Mas só é possível conhecer as diferentes componentes da paisagem se elas forem relacionadas entre si e se reconhecer que o conhecimento do Mundo resulta do comportamento de cada indivíduo, em sociedade e em interacção com o meio natural.” CÂMARA, Cristina et alli (2001), Geografia. Orientações Curriculares para o 3º ciclo

Como? Onde? Quando? Porquê?

“O cidadão geograficamente competente é aquele que possui o domínio das destrezas espaciais e que o demonstra ao ser capaz de visualizar espacialmente os factos, relacionando-os entre si, de descrever correctamente o meio em que vive ou trabalha, de elaborar um mapa mental desse meio, de utilizar mapas de escalas diversas, de compreender padrões espaciais e compará-los uns com os outros, de se orientar à superfície terrestre. É também aquele que é capaz de interpretar e analisar criticamente a informação geográfica e entender a relação entre identidade territorial, cultural, património e individualidade regional.” CÂMARA, Ana Cristina et alli (2001), Geografia. Orientações Curriculares para o 3º ciclo

Onde? Quando? Como? Porquê? MAPAS – REPRESENTAÇÕES QUE NOS DÃO RESPOSTAS Onde? Quando? Como? Porquê?

Como? Onde? Onde? Quando? Porquê? MAPAS MENTAIS E DIAGRAMAS: OUTRAS FORMAS DE LER A REALIDADE

Como? Onde? Quando? Porquê?

Onde? Quando? Como? Porquê? Com que impactos? E S P A Ç O T E R I Ó O S P e s s o a s C O N F L I T S Porquê? Com que impactos?