Professora Renata Prestes Antonangelo de Oliveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estatística Básica Aula 2 Medidas de Dispersão
Advertisements

Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Aula 10 Medidas de dispersão Prof. Diovani Milhorim
Medidas de Dispersão O que é dispersão?
A Variância é uma medida de dispersão muito utilizada.
Noções de Estatística - I
Marcos Antonio Estremote – Aula 3.  Determina a característica de variação de um conjunto de dados.  Amplitude  Desvio  Desvio médio ou desvio absoluto.
M EDIDAS DE DISPERSÃO Estatística Rosebel Prates 1.
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
Noções de Estatística - I Módulo 17 – Frente 2 – Apostila 2 Teoria – pág.16 Exercícios – pág. 23.
Profª Renata Morgado ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Decisões de Investimentos em Condições de Incerteza PLT – página: 137.
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Universidade de São Paulo LCE2112 – Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Ambientais Taciana Villela.
COEFICIENTE DE VARIAÇÃO MEDIDA DE DISPERSÃO ÚTIL PARA COMPARAÇÃO DO GRAU DE CONCENTRAÇÃO DE DADOS EM TORNO DA MÉDIA DE SÉRIES DISTINTAS. É EXPRESSO EM.
Fundamentos de Estatística Professora Melina Lima Aula 5 Características Numéricas de uma Distribuição de Frequências: Medidas de Posição Parte 2 Média,
Medidas de Posição e Dispersão 1 Profa.M.a Ecila Alves de Oliveira Migliori.
Medidas de Tendência Central Aula 3. Medidas de tendência central Valor que representa uma entrada típica, ou central, de um conjunto de dados. As mais.
ESTATÍSTICA
Estatística aplicada a ensaios clínicos
Bioestatística e Epidemiologia Medidas de Tendência Central
Profa Dra. Denise Pimentel Bergamaschi
Estatística 2. Estatística indutiva
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Medidas de Dispersão para uma amostra
Estatística Medidas de tendência central : Moda, Média, Mediana
Medidas de Dispersão Aula 8.
MEDIDAS DE DISPERSÃO As medidas de dispersão, como o nome sugere, servem para analisar o grau de dispersão dos dados em torno da média. Exemplo. Amostra.
“ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FANUEL” GUARDA MIRIM DE TELÊMACO BORBA
Estatística Básica Medidas de Dispersão
ESTATÍSTICA SOMATÓRIOS CARACTERÍSTICAS AMOSTRAIS
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I
ANÁLISE FATORIAL.
Profa Dra. Denise Pimentel Bergamaschi
Estatística Descritiva (I)
ESTATÍSTICA Aula 5.
Exemplo 1: Produção de leite
Medidas de Dispersão.
ESTATÍSTICA AULA 06 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS II – Unidade 4
Estatística Descritiva: Tabelas e Gráficos
ESTATÍSTICA AULA 04 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS I – Unidade 3
Medidas de tendência central
Bioestatística Professora Livre Docente Suely Godoy Agostinho Gimeno
MEDIDAS DE LOCALIZAÇÃO E DISPERSÃO
Ajustamento de Observações
Medidas de dispersão Rosebel Prates.
Medidas de Dispersão Mostra quanto dispersos estão os dados em torno da média Amplitude Variância Desvio-padrão Comparação da dispersão dos elementos dos.
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
Econometria Propriedades assintóticas dos estimadores MQO
Matemática IV Prof. Dani Prestini.
Estatística Descritiva
Ms.Rosebel Trindade Cunha Prates
Professor : Neilton Satel
AREA DE CONHECIMENTO: MATEM Á TICA PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS E COMPUTACIONAIS EM SAÚDE Profª Me.: Fabiane Silva Profª Me.: Luana Almeida Universidade Federal.
Aula 2 - Estatística Descritiva Prof. Roosevelt A da Silva
Introdução às distribuições normais AULA 5. Propriedades de uma distribuição normal Suas média, mediana e moda são iguais. Tem forma de sino e é simétrica.
Ch. 6 Larson/Farber Estatística Aplicada Larson Farber 6 Intervalos de confiança.
Estatística Aplicada Larson Farber 9 Correlação e regressão.
Estatística Básica AULA Nº. 1 Medidas de Centralização Profº Fábio Tozo.
Estatística: Conceitos Básicos
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
4. Calculando e interpretando medidas estatísticas
FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA
CORRELAÇÃO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro CPGA-Solos
Profa. Dra. Andreia Adami
Estatística amintas paiva afonso.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Exercício: Contar mentalmente um tempo de 10 segundos
Medidas de dispersão Prof. Kmarão
Estatística Medidas de tendência central Média aritmética.
Estatística descritiva: organizar, analisar, interpretar dados.
Estatística descritiva: medidas DE dispersão
Transcrição da apresentação:

Professora Renata Prestes Antonangelo de Oliveira renata@udc.edu.br Bioestatística – Aula 2 Professora Renata Prestes Antonangelo de Oliveira renata@udc.edu.br

Medidas de Dispersão ou Variabilidade A informação fornecida pelas Medidas de Posição em geral necessitam de ser complementas pelas Medidas de Dispersão. As Medidas de Dispersão servem para indicar o “quanto os dados se apresentam dispersos em torno da região central”. Portanto caracterizam o grau de variação existente em um conjunto de valores. As Medidas de Dispersão que mais nos interessam são: Amplitude; Variância; Desvio Padrão; Coeficiente de Variação.

Medidas de Dispersão ou Variabilidade Amplitude Total (AT). Variância populacional (2) e Variância amostral (S2). Desvio padrão populacional () e Desvio padrão amostral (S). Coeficiente de Variação (CV). Exemplo:

Medidas de Dispersão ou Variabilidade

Medidas de Dispersão ou Variabilidade Amplitude total (AT) Exemplo:

Medidas de Dispersão ou Variabilidade VARIÂNCIA a) variância é definida como a “média dos quadrados das diferenças entre os valores em relação a sua própria média”.

Medidas de Dispersão ou Variabilidade (B) Variância populacional (²) e Variância amostral (S²) São indicadores de variabilidade bastante estáveis. Proporciona uma mensuração da dispersão dos dados em torno da média. Variância populacional (2): Variância amostral (S2): ou ou Unidade da variância  quadrado da unidade dos dados (e, portanto, o quadrado da unidade da média)  causando dificuldades para avaliar a dispersão.

Medidas de Dispersão ou Variabilidade Propriedades da Variância Multiplicando-se todos os valores de uma variável por uma constante, a variância do conjunto fica multiplicada pelo quadrado dessa constante.  Somando-se ou subtraindo-se uma constante a todos os valores de uma variável, a variância não se altera. OBS: I) A variância é uma medida de dispersão importante na teoria estatística; II) Do ponto de vista prático, ela tem o inconveniente de se expressar em unidade quadrática em relação a variável em questão

Medidas de Dispersão ou Variabilidade C) Desvio padrão populacional () e Desvio padrão amostral (S) É a raiz quadrada da variância. Tem a mesma unidade dos dados e da média  permite avaliar melhor a dispersão. Desvio padrão populacional (): Desvio padrão amostral (S) : ou ou

Medidas de Dispersão ou Variabilidade C) Desvio padrão populacional () e Desvio padrão amostral (S) OBS: (I) O desvio padrão se expressa na mesma unidade da variável, sendo por isso, de maior interesse que a variância nas aplicações práticas; (II) É mais realístico para efeito de comparação de dispersões.

Medidas de Dispersão ou Variabilidade Coeficiente de Variação - O coeficiente de variação é definido como “o quociente entre o desvio padrão e a média”, sendo frequentemente expresso em porcentagem. D) Coeficiente de Variação (CV) Medida de dispersão relativa. Permite comparar a dispersão de diferentes distribuições (com diferentes médias e desvios padrões). Quanto menor o coeficiente de variação  mais os dados estão concentrados em torno da média.

Medidas de Dispersão ou Variabilidade D) Coeficiente de Variação (CV) Segundo GOMES (1989) o coeficiente de variação pode ser assim interpretado: CV < 10%  baixa dispersão dos dados. 10% ≤ CV < 20%  média ou moderada dispersão dos dados. 20% ≤ CV < 30%  alta dispersão dos dados. CV ≥ 30%  elevada dispersão dos dados.

Medidas de Dispersão ou Variabilidade

Exercícios 1) Determinar a media, mediana, moda dos seguintes conjuntos de valores: a) 2,3 2,1 1,5 1,9 3,0 1,7 1,2 2,1 2,5 1,3 2,0 2,7 0,8 2,3 2,1 1,7   b) 37 38 33 42 35 44 36 28 37 35 33 40 36 35 37

eXERCÍCIOS 2) Calcule a média, mediana e moda em cada um dos seguintes casos: a) 15 ; 48 ; 36 b) 80 ; 71 ; 95 ; 100 c) 59 ; 84 ; 37 ; 62 ; 10 d)  1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5 ; 6 ; 7 ; 8 ; 9 e) 18 ; 25 ; 32 f) 91 ; 37 ; 84 ; 62 ; 50

eXERCÍCIOS 3) Um estudante fez algumas provas em seu curso e obteve as notas 13, 34, 45, 26, 19, 27, 50, 63, 81, 76, 52, 86, 92 e 98 a sua nota média é:   A média é a melhor medida para estes dados? Justifique sua resposta.

eXERCÍCIOS 4) Uma cerâmica fabrica tijolos de acordo com a norma de um grande cliente. A norma estabelece que os tijolos devem suportar no mínimo uma força de compressão média de 10 kg/cm2 e que o desvio padrão não deve ser superior a 5% da média. Num ensaio realizado em um lote de tijolos pelo Engenheiro da Qualidade do cliente, foram registrados os seguintes dados de uma amostra de 6 tijolos, para sua resistência à compressão em kg/cm2: 12; 11; 10; 9; 8,5 e 11,5. Nestas condições, o Engenheiro da Qualidade aprovará ou reprovará o lote de tijolos?

Exercícios 5) Um levantamento dos preços à vista de gasolina e de álcool, em alguns postos da cidade, está mostrado na tabela abaixo (em R$). Qual é a média, o desvio padrão e o coeficiente de variação dos preços de cada combustível? Qual é o combustível que tem seus preços mais homogêneos?

Exercícios 6) A passagem de 11 veículos por uma barreira eletrônica, em uma rodovia, registrou as velocidades abaixo (em km/h). Determine sua média, desvio padrão e o coeficiente de variação. Se esta barreira eletrônica foi regulada dando um desconto de 5 km/h nas velocidades dos veículos, qual é a verdadeira média?

EXERCÍCIOS 7) Uma dona de casa pesou 10 potes de manteiga e verificou que a média dos pesos dos potes era de 500 g, com variação entre cada pesagem, indicando um desvio padrão de 25 g. Ela repetiu a experiência com pacotes de arroz e verificou que a média dos pesos dos pacotes de arroz era 5000 g com variação de peso entre os pacotes representados pelo desvio padrão de 100 g. Manteiga Arroz média = 500 média = 5000 desvio padrão = 25 desvio padrão = 100 Qual dos produtos apresentou maior variação em seus pesos? Justifique a sua resposta.

Exercícios 8) O Desvio Padrão de um conjunto de dados é 9. A variância é: a) ( ) 3 c) ( ) 81 b) ( ) 36 d) ( ) 18

Exercícios 9) Na distribuição de valores iguais, o Desvio padrão é: a) ( ) negativo c) ( ) zero b) ( ) a unidade d) ( ) positivo

Exercícios 10) O calculo da variância supõe o conhecimento da: a) ( ) Coef. de Var. c) ( ) mediana b) ( ) média d) ( ) moda

EXERCÍCIOS 11) Numa empresa o salário médio dos homens é de R$ 4.000,00 com um desvio padrão de R$1.500,00, e o das mulheres é na média de R$ 3.000,00 com desvio padrão de R$1.200,00. Qual dos sexos apresenta maior dispersão. (Analise pelo C.V.) a) ( ) as mulheres c) ( ) homens e mulheres b) ( ) os homens d) ( ) nenhuma das anteriores