Fardas cinzas, corpos negros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Advertisements

O Geledés Fundada em 30 de abril de 1988; organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de negras e negros em razão das desvantagens e discriminações.
Política Pública de Controle de Armas. Premissa Estatuto do Desarmamento: muito além da campanha de entrega de armas e do referendo Estabelece uma política.
Segurança pública e Violência
FABÍOLA CRISTINA SANTOS COSTA eBRÉSCIA FRANÇA NONATO Convidam para a defesa de suas respectivas monografias a se realizar no dia 09 de julho de 2009, às.
B RASIL 2035 Incertezas - Dimensão Social - Segurança Pública.
PAUTADAS NAS RESOLUÇÕES Nº 08 DE 18/04/2013 E Nº 10 DE 15/04/2014 DO CONSELHO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CNAS. FORAM APROVADAS AS AÇÕES ESTRATÉGICAS.
INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
DIAGNÓSTICO DO USO DO GESSO E DA DESTINAÇÃO DOS SEUS RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM RECIFE Tiago Deodato Silvestre Orientador: Profª. Drª. Cecília Maria.
O D ESENVOLVIMENTO T ECNOLÓGICO DA I NDÚSTRIA BÉLICA.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Aplicativo e Gestão Integrada a favor de RIO LARGO
Crise no sistema penitenciário
Blocos econômicos.
TENSÃO RACIAL NOS ESTADOS UNIDOS
O Poderio Económico dos EUA
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
A cidade mais rica do país concentra o maior número de pessoas vulneráveis (1,34 milhão*) dentre as mega cidades da América Latina * Fonte: Fundação Seade,
OS plágios e as coincidências na propaganda.
Externalidades: falha de mercado
Violência contra a Mulher, uma questão relevante de Segurança Pública
Comunidade de Aprendizagem
Sistema produtor e reprodutor da violência social
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
ORDEM BIPOLAR GUERRA FRIA.
QUESTIONÁRIO DE DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL EM IGUALDADE DE MULHERES E HOMENS - Resultados Mónica Lopes Centro de Estudos Sociais.
Profa. Nina Ranieri TGE II
Percepção de professores e funcionários para análise da política e gestão universitária Carlos Eduardo Candido Pereira-Doutorando José Luís Bizelli -
Violência contra a mulher
Explorando os limites de São Paulo
Dinâmica de populações
Campina Grande, outubro de 2016.
Os desafios da política no novo milênio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS aplicadas faculdade de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA bacharelado em administração pública Avaliação.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Preconceito nosso de cada dia
Terceira Parte.
Filosofia Política O Estado.
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
SEGURANÇA PÚBLICA NA 13ª REGIÃO ADMINISTRATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO
MESTRADO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
AGIR.
Thomas Hobbes ( ).
TENSÃO RACIAL NOS ESTADOS UNIDOS
Movimentos Sociais Rurais na Globalização
Pós em Direito Público Disciplina: Direitos e Garantias Fundamentais
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA.
O turismo é na atualidade um fenômeno mundial
Crise no sistema penitenciário
Campanha da fraternidade – 2018 “vós sois todos irmãos” (Mt 23.8)
18/05/ MESA REDONDA 1: PSICOLOGIA, CULTURA E PRECONCEITO
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
Avaliação do Impacto do Policiamento Comunitário na Cidade de Deus e no Dona Marta JUNHO/2009.
Acidentes em rodovias tradicionais e estradas parques
Magistradas Judiciais e do Ministério Público
DESIGN THINKING.
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Criminalidade em Três Lagoas
Direitos, Igualdade e Educação para
INCLUSÃO SE CONQUISTA COM AUTONOMIA
APRESENTAÇÃO AO LabPi Brasília , 22/11/2015.
Políticas Macroeconômicas: Monetária e Fiscal
ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS DAS DEPOSIÇÕES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, SÃO PAULO Walter Rubens Bolitto Carvalho Estudante.
TEMAS DISCURSIVOS.
O que é Pastoral da Comunicação?
Conceitos importantes para o estudo da História
MEIO AMBIENTE Mediação: Jaime Oliva (Instituto de Estudos Brasileiros- USP)
POLÍTICAS SOCIAIS NA ERA DO CAPITALISMO IMPRODUTIVO
O Lúdico, a cidade e a aprendizagem
Transcrição da apresentação:

Fardas cinzas, corpos negros. Igor Carvalho

Mapa da violência de 2016  coordenado pelo professor e sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz – diretor de pesquisa do Instituto Sangari e coordenador de área de Estudos sobre Violência da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO)  vítimas de armas de fogo  Das 44.861 vítimas - 94% Homens e 29.813 eram negros. 10 Anuário Brasileiro de Segurança Pública  Fórum Brasileiro de Segurança Pública  nov. 2016 (dados de 2015)  policiais civis e militares assassinaram 3.345 pessoas no Brasil  Aumento de 6,3% em relação ao ano anterior. Será que não há uma carga enorme de subnotificação em diversos estados?

Polícia militarizada, de combate ao inimigo, que é sempre exterminado ou confinado, que nunca é tratado como um cidadão comum. Polícia  uso da força brutal Parte da população ainda julga que matar é uma ação legítima da polícia. Atlas da Violência (IPEA, 2016)  2004-2014  diminui em 14,6% o número de homicídios de não negros e cresceu 18,2% a taxa de assassinatos de negros. “Existe uma ordem dentro da desordem” (p. 6). “O que leva a polícia a agir com mais violência nas periferias e de maneira mais civilizada nos bairros nobres é o racismo estrutural.” (p. 6)

Truculência ou violência  “turo pela culatra”  produção de mais crime e violência. Brasil  quarto país que mais encarcera  630 mil pessoas presas  53% são negros. 70% das mulheres presas  “Lei de drogas”. Desmilitarizar  polícia sem caráter militar / criar uma nova polícia, compatível com os valores democráticos / com atuação integrada com a comunidade e que defenda os Direitos Humanos. POLÍCIA  Proteção do Estado. Exemplo: guarda municipal. Treinamento dos agentes / Qual o papel da polícia? E do policial? “O trabalho de Segurança Pública é pensar a estrutura, não correr atrás do menino de 17 anos, produzindo uma guerra absurda no meio das ruas.” (p. 7)

Refundar as polícias. Entrevista com Luiz Eduardo Soares Mestre em antropologia, Doutor em Ciência política e pós doutor em Filosofia política.

“(…) é necessário refundar as polícias, pois não houve uma marca de ruptura da transição da ditadura para a democracia.” (p. 16). Violência  É algo cultural ou ideológico?  “Está automatizado, introjetado pela cultura, portanto, tem essa dimensão inconsciente, e ainda ee mais grave do que se fosse meramente ideológico, entende?” (p. 16). Relação entre violência e conservadorismo  Associacão à aceitação de violações desde que seja orientada para as classes subalternas. Policiamento comunitário  Relação polícia e comunidade Gpae – Grupo de policiamento em Áreas especiais  UPP  “Se criou uma espécie de Estado policial nas comunidades.” (p. 18)  Quais foram as favelas escolhidas?

TAREFA DE INVESTIGAR # POLICIAMENTO OSTENSIVO. Gestor local de segurança pensa, analisa  diagnóstico, diealogo com a comunidade  PLANEJAMENTO E AÇÕES INTERSETORIAIS. “Em uma sociedade individualista voltada para o lucro e para o benefício egoísta, vai suscitar em quem não pode ter acesso a bens de consumo uma atitude utilitária para se apropriar daqueles objetos que são valorizados, ou seja, convida a esse tipo violência.” (p. 21). Estado  violador de direitos.